Já ouviu falar do Cais Palafítico da Carrasqueira? Esta obra-prima arquitetónica foi construída entre as décadas de 50 e 60 do século passado, recorrendo a estacas de madeira com uma aparência irregular e frágil. A forma engenhosa como foi construído deslumbra quem visita este local que fica bem perto da Comporta, no Alentejo.
Hoje, tem o objetivo de servir de embarcadouro aos vários barcos de pesca que por aqui param, bem como servir de percurso de caminhada aos diversos visitantes. Aliás, este é um dos locais mais visitados do concelho, já que é possível observar não só as embarcações, como diversas aves do estuário do Sado.
Toda esta estrutura foi construída com o objetivo de permitir um fácil acesso dos pescadores aos seus barcos, e para isso, recorreu-se a uma arquitetura com uma aparência mais antiga e peculiar, embora muito interessante e muito mais resistente do que pode parecer à primeira vista.
Esta aparente fragilidade e o facto de estar num local de grande beleza natural fez com que este cais se tornasse um dos pontos mais visitados do concelho, com muitas pessoas a procurarem a experiência de ver o nascer ou o pôr do sol no cais.
Toda a experiência de visitar o Cais Palafítico é serena e tranquila, com a envolvente a trazer-nos uma sensação de calma e de pertença. Para isto, muito contribuiu o ambiente marítimo e as diversas aves que aqui têm o seu habitat. A visita é permitida durante todo o ano, apesar de o local ser mais concorrido nos meses de verão, altura em que a zona tem mais visitantes.
O Cais Palafítico encontra-se em Alcácer do Sal, na Carrasqueira, na Reserva Natural do Estuário do Sado. O local encontra-se a cerca de 20 km da região de Tróia, e a cerca de 3 km da Comporta.
O caminho para chegar até ao local encontra-se muito bem sinalizado, pelo que não terá problemas em encontrar este pequeno paraíso natural que encanta todos os que o visitam. Portanto, deixe-se envolver na atmosfera única do local e observe bem o que o rodeia, sem pressas. Vai ver que esta visita será um ponto alto das suas férias.
Visitar o Cais Palafítico da Carrasqueira pode ser uma experiência particularmente entusiasmante também para os apreciados de fotografia. Este é um local que possui as condições ideais para desfrutar deste passatempo, criando um cenário único onde qualquer ângulo é bom para fazer uma foto memorável.
A zona está bem servida de restaurantes, bares e hotéis, tanto na aldeia da Carrasqueira como nas povoações dos arredores. E claro, não poderíamos esquecer as fabulosas praias da Comporta, um local que tem atraído a atenção de nacionais e estrangeiros nos últimos anos.
São muitos os quilómetros de praias de qualidade que se estendem desde Sines até Tróia, naquela que é uma das faixas de areal mais longas do mundo e onde existem ainda sítios quase intocados e secretos. Há muito espaço para estender a sua toalha sem se preocupar com as multidões.
Outro local que merece uma visita nos arredores do Cais Palafítico da Carrasqueira são as ruínas romanas de Tróia. Com mais de dois mil anos de história, é o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano.
Foi construído para aproveitar a riqueza de peixe do Atlântico e a qualidade do sal das margens do Sado. O local, ocupado até ao século VI, é Monumento Nacional desde 1910. O sítio arqueológico está aberto a visitas e é possível compreender a importância económica que este local teve no império romano e na Península Ibérica.
E se quiser desfrutar de um ambiente com mais pessoas e serviços, pode sempre dar um salto até Alcácer do Sal ou apanhar o ferry até Setúbal. Qualquer uma destas cidades possui inúmeros pontos de interesse, sendo que a partir de Setúbal pode ainda chegar ao Parque Natural da Arrábida e desfrutar das suas praias.