As caldeiradas são pratos típicos de Portugal que ficam prontas rapidamente e que podem ser feitas usando os mais diversos ingredientes, conseguindo-se uma refeição cheia de sabor sem muito trabalho. Um excelente exemplo disso mesmo é esta receita de caldeirada de borrego, que faz as delícias de quem a prova.
Não vai precisar de muitos ingredientes para conseguir resultados com um toque tradicional que cai sempre bem e que é uma verdadeira comida de conforto para o nosso paladar. Portanto, esta é uma daquelas refeições perfeitas para o meio da semana, em que queremos algo um pouco mais farto, mas que não seja complicado.
Se ficou com vontade de provar esta maravilhosa caldeirada de borrego, apenas tem de seguir as nossas indicações e, depois, desfrutar dos sabores. Assim que provar os resultados, temos a certeza de que vai gostar tanto, que vai querer repetir muitas mais vezes. E quem sabe até esta caldeirada se torne presença frequente na sua mesa!
Ingredientes:
- 1,2 kg de borrego com osso
- 1,5 dl de vinho branco
- 4 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 dl de azeite
- 2 cebolas médias
- 1/2 chouriço de carne
- 1 pimento vermelho
- 1 kg de batatas
- Q.b. de sal, pimenta e salsa
Preparação:
- Corte o borrego em pedaços e coloque-o num recipiente.
- Por cima, coloque metade dos alhos, previamente laminados, o louro, o vinho, e sal e pimenta a seu gosto.
- Deixe a carne marinar durante pelo menos meia hora.
- Num tacho, coloque o azeite e deixe-o aquecer.
- Acrescente o borrego, escorrido da marinada, e deixe que este estufe.
- Assim que o borrego estiver quase pronto, junte-lhe os restantes alhos laminados, a cebola e o chouriço em rodelas, o pimento em tiras, e as batatas em rodelas.
- Caso seja necessário, retifique os temperos e junte mais vinho branco.
- Deixe que os ingredientes cozam.
- Desligue o fogão e decore a caldeirada com salsa picada.
Dicas:
- Para que a carne ganhe o máximo de sabor, deixe-a marinar de um dia para o outro. Quanto mais tempo a carne estiver a marinar, mais sabor irá ganhar, o que se vai refletir nos resultados que vai obter.
- Pode adicionar outros sabores à sua caldeirada, como tomate picado, cenouras em pedaços pequenos, ou outros legumes de que goste e tenha por casa.
- Tente que todos os ingredientes sejam cortados de forma uniforme, para que possam cozer ao mesmo tempo. Isto é especialmente importante no caso das batatas, já que são o legume que mais tempo demora a cozer.
- Mantenha o tacho tapado para acelerar a cozedura do borrego e manter todos os sabores no tacho.
- Se não quiser juntar vinho branco ao tacho, pode adicionar água e um pouco de polpa de tomate. Para ainda mais sabor, use caldo de carne.
- Caso não tenha salsa, pode usar coentros em sua substituição, ou optar por outras ervas aromáticas, como orégãos ou poejo.