Numa colina voltada a Sul, na Serra da Lousã, encontra a aldeia de xisto do Candal, considerada como uma das aldeias serranas mais desenvolvidas e das mais visitadas, podendo por aqui encontrar visitantes de todo o país. Trata-se de um local onde se pode fazer uma autêntica viagem no tempo numa das mais bonitas aldeias de Portugal.
A pequena aldeia, refrescada pela Ribeira do Candal, mostra aos visitantes a tradição das casas em xisto, da fonte, do lavadouro público e a capela, testemunhos da realidade serrana e rural. A melhor forma de a conhecer é passear pelos seus becos e ruelas. Esteja atento a cada detalhe, a cada pormenor e vá conversando com quem aqui vive.
Não faltam por aqui opções de alojamento e locais onde pode confortar o estômago, provando alguma da deliciosa comida típica. Encontra também na aldeia um miradouro, que lhe dá acesso a uma vista deslumbrante sobre o vale e que o fará esquecer do quotidiano acelerado, convidando-o a desfrutar da natureza e de momentos de tranquilidade pura, que se tornam cada vez mais raros nos nossos dias.
Não deixe de subir ao Alto de Trevim, com 1200 m de altitude, a partir de cujo topo consegue ver, em dias limpos, lugares mágicos como a Serra da Estrela, o Oceano Atlântico, a Serra da Gardunha e Marvão, já no Alentejo.
Para chegar aqui, pode fazer o percurso em BTT, que se inicia junto ao Parque Carlos Reis, e que sobe suavemente ao longo de 20 km de curvas e contracurvas, que recortam a vegetação e passam junto de ribeiras e de imponentes torres eólicas. Não deixe de visitar o Baloiço do Trevim, um artefato em madeira que se situa a 1200 m de altitude.
Se gosta de caminhadas, recomendamos a Rota da Levada, que se inicia no castelo da Lousã (ou, em sentido oposto, na aldeia da Cerdeira), e que passa pela ribeira de São João e pela aldeia do Candal, onde pode aproveitar para provar a água fresca de uma fonte que foi construída em 1941.
Ao longo do percurso pode ver carvalhos, sobreiros e pinheiro-bravo, diversas linhas de água e, com sorte, espécies como corsos, javalis e veados. Em dias quentes, faça uma pausa na ribeira de São João, e mergulhe na praia fluvial da Senhora da Piedade, refúgio natural perfeito para descansar e merendar quando estiver na região.
E se quer saber mais sobre a região em si e sobre a aldeia, não deixe de visitar a Loja Aldeias do Xisto do Candal, que é gerida por artesãos locais, e onde pode encontrar experiências ainda mais genuínas.
Aqui pode provar diversas delícias regionais, comprar produtos de qualidade selecionada e participar em atividades originais, como passeios com história, workshops de construção de miniaturas de casas de xisto e dos contos da aldeia.
Pode também aprender a fazer pão e a dançar e cantar com as gentes da Serra, naqueles que são momentos muito bem passados e que lhe ficarão para sempre na memória. Para além de passar um momento inesquecível, terá também a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura e as tradições deste povo tão acolhedor.
Se pretende conhecer um pouco mais da região e dos arredores do Candal, sempre pode visitar outras aldeias de xisto que se encontram bem próximas: Talasnal, Gondramaz, Vaqueirinho, Catarredor, Cerdeira, Casal Novo, Aigra Nova, Aigra Velha e Pena. A lista é infindável e as opções são muitas.
Por isso, comece a planear a sua visita à região e, mais concretamente, à aldeia do Candal, para ficar a conhecer de perto este local rico em tradição, que se orgulha de quem foi e de quem é, e que a todos acolhe de braços abertos e com um sorriso no rosto.
E no final da sua visita à aldeia de xisto do Candal, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.
que beleza ,Adoro