O Porto é um local com muito para ver, até porque é uma cidade rica em história, cultura e beleza. A Invicta conta com monumentos famosos, como a Torre dos Clérigos, a Sé Catedral e a Livraria Lello, mas tem também preciosidades que poucos conhecem, como é o caso da Capela dos Pestanas, de que lhe vamos falar neste artigo.
Também chamada de Capela do Divino Coração de Jesus, a Capela dos Pestanas é uma capela privada com um estilo neogótico, que se encontra na Rua do Almada, perto da Praça da República.
A capela foi mandada construir por José Joaquim Guimarães Pestana da Silva, um protetor das artes e publicista, em finais do século XIX. O projeto de arquitetura tem autoria de José de Macedo Araújo Júnior, e as estátuas exteriores, que representam São José e São Joaquim, têm a autoria de António Soares dos Reis.
Assim, não é de admirar que esta magnífica capela seja considerada um dos exemplares mais impressionantes do neogótico em Portugal, destacando-se pela sua originalidade e riqueza.
O interior é decorado com vitrais, esmaltes, bronzes e pinturas que imitam tapeçarias, retirando inspiração na capela de Sainte-Chapelle, de Paris. O altar-mor é proveniente da Casa Wilmotte de Lieja, e recebeu em 1885 a medalha de ouro na Exposição Universal de Antuérpia.
A capela encontrava-se anexada ao Palacete dos Pestanas, embora a disposição original tenha mudado ligeiramente, graças à construção de um prédio que diminuiu os limites da propriedade.
Durante muitos anos, o Palacete dos Pestanas foi usado como sede do Governo Civil e, desde 2021, funciona como o novo espaço do Registo do Porto, acolhendo serviços como a Conservatória do Registo Civil, a Conservatória do Registo Automóvel e o Departamento de Identificação Civil do Porto
Esta capela acabou por ser classificada como Imóvel de Interesse Público em 1996, pela Direção-Geral do Património Cultural. Apesar disso, ainda se trata de um espaço privado, propriedade da família Pestana de Vasconcelos, pelo que não existem muitas possibilidades de visita a este espaço.
Apesar disso, existem algumas formas de tentar conhecer esta maravilhosa capela por dentro. Uma das formas é participar nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em setembro e que incluem visitas guiadas a diversos monumentos do Porto, como a Capela dos Pestanas.
Também pode tentar contactar diretamente a família Pestana de Vasconcelos e solicitar uma visita provada, mediante disponibilidade e condições.
Mas, caso não consiga visitar este espaço por dentro, não se preocupe, porque pode sempre admirar a sua imponente fachada e esculturas no exterior. A Capela dos Pestanas encontra-se igualmente numa zona central do Porto, e, bem perto, pode encontrar outros pontos de interesse, como o Mercado do Bolhão, a Avenida dos Aliados e a Estação de São Bento.
Portanto, pode sempre complementar a sua visita com outras atividades que lhe permitirão conhecer melhor o coração da cidade do Porto e muitos monumentos e locais interessantes.
Assim, vale a pena parar para admirar esta magnífica capela e apreciar com tempo todos os seus detalhes, mesmo que não consiga ter acesso ao interior. Afinal, este é um templo único no nosso país, por dentro e por fora.