A pequena e bela localidade de Casal Novo encontra-se no concelho da Lousã e faz parte da rede das Aldeias de Xisto. É uma das mais pequenas aldeias da Serra da Lousã, constituindo-se apenas por uma rua principal, atravessada por 2 ou 3 ruelas, e pelas suas eiras, onde os habitantes semeavam legumes e cereais.
Mas, apesar do seu tamanho, Casal Novo é considerada uma das mais bonitas aldeias de xisto da serra, muito graças à vegetação que a envolve e às magníficas vistas que daqui tem, que incluem o magnífico castelo da Lousã.
Em tempos antigos, Casal era o nome que se dava a um pequeno aglomerado de casas e, portanto, a povoação terá ganho o nome de Casal Novo por ser mais recente do que as aldeias vizinhas. Os seus primeiros habitantes chegaram aqui por volta do século XVIII, numa altura em que esta era uma aldeia sazonal, em que a população apenas ali residia nos meses da primavera e do verão, na melhor altura para semear os campos.
Com o tempo, os donos das casas passaram a viver permanentemente na aldeia, tornando-se este uma aldeia comunitária, devido ao seu marcado isolamento. Tal como aconteceu em todas as outras aldeias da Serra da Lousã, Casal Novo foi também assolada pela onda de emigração dos anos 60 e 70 do século XX.
O seu declínio foi inevitável, com as casas a começarem a transformar-se em ruínas à medida que a população partia. Felizmente, a aldeia ganhou, entretanto, um novo fôlego, com muitas das casas a serem recuperadas e transformadas em habitações de turismo rural.
Casal Novo visita-se rápido, até porque tem pouco património. Os únicos locais públicos são a fonte e o tanque, mas vale a pena perder algumas horas a deambular pelas suas ruelas, apreciando as casas e ruas de xisto, e cada pequeno detalhe que lhe vai permitir imaginar como seria o dia-a-dia das pessoas que aqui viviam.
Depois de conhecer a aldeia, não deixe de conhecer os seus arredores, seguindo por um dos dois trilhos oficiais que por aqui passam. A Rota das Aldeias de Xisto tem 6 km de distância e dificuldade moderada, enquanto a Rota dos Serranos tem pouco mais de 6 km e é considerada um percurso mais difícil.
Caso prefira, pode também realizar um trilho de BTT, com dificuldade fácil e que liga a aldeia à Lousã. Segue ao longo de 9 km de distância, que lhe vão permitir vislumbrar alguns dos locais mais bonitos da Serra. Não se esqueça que o percurso é linear, pelo que terá que voltar para trás também de bicicleta.
Caso não seja fã de caminhadas ou de BTT, pode sempre explorar as redondezas de carro, até porque existem muitos locais a descobrir a uma curta distância. Bem perto, encontra a aldeia do Talasnal, que é uma das maiores da região e talvez uma das mais icónicas aldeias de xisto.
Poderá também visitar Chiqueiro e Vaqueirinho, assim como Candal, Catarredor, Cerdeira e Gondramaz, cada uma com o seu próprio encanto e grande beleza.
Nos últimos anos, foram acrescentadas outras atrações à lista de opções. O grande destaque é o Baloiço do Trevim, mas ao longo da Serra poderá também encontrar molduras, letras gigantes e sofás panorâmicos, que cativam todos os visitantes e lhe vão permitir apreciar a beleza natural desta região de diversos pontos diferentes.
Como pode ver, existe muito a fazer e a descobrir em Casal Novo e nos seus arredores, pelo que se recomenda uma visita demorada. Quando partir, irá perceber que acabou de descobrir um lado do país autêntico e genuíno, que espera por si de braços abertos e que não deixa de nos surpreender pela sua simplicidade e enorme diversidade. Um país real, que nos fica na memória por muito tempo e nos cativa, chamando-nos a uma nova visita sempre que podemos.