A fascinante cascata da Portela do Homem, cercada por rochas graníticas que foram polidas pela erosão, formam uma piscina natural cristalina e com uma cor verde-azulada muito convidativa, cativando todos os que por lá passam. Este local é ideal para uns bons banhos e mergulhos durante os meses de calor, sendo muito procurada nessa época.
Esta cascata encontra-se na Mata da Albergaria, um dos principais bosques que fazem parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, estando presente no caminho até à Portela do Homem.
O local encontra-se no concelho de Terras de Bouro, mais especificamente em Caldas do Gerês, e forma-se pelo cair das águas do rio Homem sobre um penedo de rocha granítica, que vai dar origem a esta fantástica lagoa com águas límpidas. A cascata da Portela do Homem é uma das mais conhecidas do Gerês, graças à sua localização, encontrando-se a apenas 2 km da Portela do Homem, junto à ponte ali existente.
A cascata é também um local de atração para os mais corajosos, já que a sua extensão e profundidade permitem saltar dos penedos que se encontram à sua volta, chegando a uma altura de 10 metros.
O percurso para chegar até esta cascata deve ser percorrido com calma, de modo a apreciar melhor as maravilhas naturais que o Gerês tem para lhe oferecer. A cascata em si não tem o apoio de bares ou restaurantes, pelo que, se se quiser passar umas horas no local, não se esqueça de levar o lanche e umas bebidas, assim como um saco para recolher o seu lixo. Outros itens a não esquecer, dependendo da época do ano, são o chapéu, o protetor solar, o traje de banho, a toalha e calçado para trekking.
Para chegar até a cascata, siga a indicação até à Portela do Homem, atravesse a ponte à sua direita e irá encontrar este local, embora não seja permitido estacionar ali.
Portanto, percorra todo o caminho até à Portela do Homem, estacione aí e depois faça o caminho inverso a pé. Tenha cuidado quando descer os penedos até a lagoa da cascata, porque estes se podem tornar bastante escorregadios. O ideal é levar um calçado que tenha uma boa adesão ao solo.
Qualquer altura do ano é boa para visitar o Gerês, que proporcionará sempre excelentes caminhadas, por entre os trilhos que seguem através de paisagens belíssimas. Mas, se quiser aproveitar os banhos de rio, os melhores meses para visitar esta região são maio, junho, julho, agosto e setembro, especialmente nos dias mais ensolarados.
A cascata da Portela do Homem é também uma das atrações mais visitadas do Gerês e, portanto, se não gosta de ambientes lotados, deverá evitar a visita durante as férias escolares, fins de semana ou feriados prolongados.
Apesar dos visitantes, existem sempre alturas em que poderá desfrutar plenamente desta cascata, longe de confusões. Assim, pode sempre tentar visitar o local de manhã cedo, altura em que tem mais probabilidade de encontrar poucas pessoas na cascata da Portela do Homem, e que lhe vai permitir desfrutar ao máximo deste paraíso natural.
Já que está por estes lados, aproveite também para fazer uma visita à belíssima Mata da Albergaria. É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
A Mata da Albergaria é também testemunha da sinuosa história da conservação da natureza em Portugal. Para além de aqui encontrar um dos carvalhais mais antigos e bem preservados do território nacional, foi aqui também o último reduto do urso-pardo no nosso país, antes de este se refugiar em definitivo para lá da fronteira, nas Astúrias, onde a paisagem inclemente lhe ofereceu um último refúgio.
No entanto, graças aos esforços de conservação do meio ambiente, tanto em Portugal como em Espanha, o urso pardo pode voltar de novo ao Gerês. Em 2019 foi confirmado o avistamento de um exemplar desta espécie no Parque Nacional da Peneda Gerês e existem fortes possibilidades de outras incursões de ursos pardo vindos de Espanha.