Parecem fazer parte de um mundo encantado, inseridas num ambiente natural místico e secreto. A verdade é que poucas pessoas sabem da existência deste tipo de locais em Sintra, tão perto de Lisboa, o que torna estas cascatas um precioso segredo a descobrir por quem as visita.
Estes dois pontos distam menos de 10 km entre si, pelo que num só dia poderá facilmente visitar ambas as quedas de água. Qualquer uma delas está localizada a apenas 20 minutos de Sintra e são uma excelente sugestão de passeio em família ou com um grupo de amigos.
Apesar de não serem as únicas cascatas de Sintra, as cascatas de Fervenças e de Anços são, provavelmente, as mais conhecidas. Por isso mesmo, atraem um pouco mais de turistas do que as restantes. Neste artigo contamos-lhe como pode visitar a Cascata de Fervença e a Cascata de Anços, dois dos ex-libris naturais da serra de Sintra.
A Cascata de Fervença deve o seu nome à sua localização, na aldeia de Fervença, embora seja também conhecida por Cascata da Bajouca. Esta queda de água tem origem num ribeiro proveniente da Granja do Marquês, caindo depois por uma encosta vertiginosa em direção à Ribeira de Cabrela.
Infelizmente, estando situada muito próxima a uma pedreira, o acesso torna-se mais difícil e impacta a paisagem natural envolvente. Por esta mesma razão, a água neste local é imprópria para banhos. No entanto, a beleza da Cascata de Fervença é absolutamente imperdível e fala por si.
Caindo ao longo de vários «degraus», desdobra-se em várias quedas onde a água cai fina e transparente, proporcionando um espetáculo visual e auditivo único. O som da água escorrendo pelas pedras e precipitando-se para o pequeno lago que se forma no final, assim como as sombras das árvores e rochedos que a envolvem, tornam este lugar um verdadeiro tesouro escondido, do qual poucos têm conhecimento.
Para visitar a Casacata de Fervença, deve dirigir-se de carro até à Terrugem. Se vier de Lisboa, siga pela IC19 até à saída para a N9. Um pouco mais adiante verá um cruzamento para a Terrugem, e, uns metros à frente, o restaurante Baião. Pode estacionar por aqui porque a cascata situa-se muito próxima deste ponto.
Aqui encontrará uma seta a sinalizar o percurso, que segue por apenas 100 metros até à cascata, com início no final da Rua da Bajouca. Caso venha diretamente de Sintra, o mais fácil é seguir em direção a Pêro Pinheiro ou Montelavar – pela EN9 – até Fervença. Para chegar aqui basta passar pelo cruzamento de Campo Raso e na rotunda seguinte tomar a saída que vai para Vila Verde.
A Cascata de Anços é também conhecida por Cascata do Mourão, por ser alimentada pelo rio Mourão, um dos afluentes do rio Lisandro. Esta queda de água localiza-se entre as aldeias de Maceira e de Anços, embora mais próxima desta última.
Ao contrário da cascata de Fervença, esta precipita-se pela rocha por uma queda de água principal, mais forte, que converge no final com um lago maior. Insere-se também num meio natural mais bonito e bem conservado, apesar de ser ainda assim um local de visita mas não adequado a banhos.
De qualquer modo, não deixe de visitar este magnífico recanto do nosso país, que tem tanto para oferecer a nível de beleza e sossego. O percurso até aqui, sobre o qual lhe contamos tudo mais abaixo, é também digno de ser incluído no seu roteiro por Sintra, e vale a pena só por si.
As duas cascatas encontram-se à distância de aproximadamente 10 km entre si, pelo que uma vez visitada a Cascata de Fervença, consegue chegar ao início do trilho da Cascata de Anços em menos de 10 minutos, de carro.
Existe um percurso pedestre circular com menos de 1 km no total, que o leva até à Cascata de Anços, e que lhe permite imergir no cenário natural e contemplar as paisagens deslumbrantes do ambiente florestal em que esta se insere.
Tem início na aldeia de Anços, e está bem sinalizado, pelo que após caminhar cerca de 400 metros, encontrará a queda de água sem problema. Sendo um percurso fácil e muito curto, é um ótimo programa em família, e uma divertida aventura para os mais pequenos.
Tal como já mencionámos, não é possível ir a banhos na Cascata de Anços, mas se o tempo o permitir, pode encontrar um cantinho agradável à sombra das árvores e aproveitar para fazer um piquenique!
Recomendações:
Época: a visita a estas cascatas (em especial à Cascata de Anços), é geralmente recomendada nos meses de primavera ou outono. Isto deve-se ao facto de, muitas vezes, nos meses mais quentes o caudal do ribeiro secar, correndo o risco de visitar este local e não encontrar água. Ao mesmo tempo, como não é possível ir a mergulhos, os meses ligeiramente mais frescos tornam o passeio mais agradável e menos penoso.
Ambiente: infelizmente, poderá reparar que em alguns locais existe lixo deitado ao chão, poluindo estes ecossistemas. Nunca é demais relembrar que é responsabilidade de todos nós cuidar deste ambientes e do património natural do nosso país.
Dica: leve sempre consigo um saquinho para o lixo – nunca se sabe quando pode ser necessário, e facilita o processo de guardar e transportar os detritos até que encontre um local apropriado para o deitar fora.
Explorar as redondezas:
A Cascata de Fervença e a Cascata de Anços inserem-se numa zona do país absolutamente privilegiada, quer a nível natural como cultural. Aproveite a sua visita para ficar a conhecer melhor a região de Sintra, seguindo algumas das sugestões que lhe deixamos agora.
Explore as praias da zona de Colares e, caso esteja bom tempo, divirta-se em família ou amigos entre mergulhos. As praias desta região são bem conhecidas como algumas das mais bonitas do país, pelo que se ainda não conhece alguma delas, não hesite em adicionar mais uma paragem ao seu roteiro por Sintra! Estas são algumas das mais emblemáticas:
- Praia das Maçãs
- Praia das Azenhas do Mar
- Praia da Aguda
- Praia do Magoito
Qualquer uma delas é acessível de carro e não demorará mais de 30 minutos a chegar (desde Fervença).
Se o tempo não estiver bom para ir a banhos, não se preocupe! Aproveite então para ir conhecer o Museu do Ar – Sintra. Este museu, criado pela Força Aérea Portuguesa, fica em Pêro Pinheiro, a apenas 1,5km de Fervença (cerca de 3 minutos de carro).
Conta com uma coleção impressionante de exemplares que descrevem a história da aviação em Portugal, incluindo exposição de aviões, avionetas e helicópteros – prometendo um ótimo momento didático em família ou para qualquer pessoa com interesse no mundo do transporte e defesa aérea. A entrada custa apenas 3€ por adulto, 1€ para estudantes e menores, e é grátis para crianças com menos de 6 anos.
As cascatas de Fervença e de Anços são apenas dois exemplos do que Sintra tem para oferecer no que toca a paisagens naturais fora do comum. Caso tenha interesse em prolongar a sua estadia de forma a ficar a conhecê-las (quase) todas, preparámos uma pequena lista de outras quedas de água e miradouros que não ficam longe e que vale muito a pena ficar a conhecer.
- Cascata de Beckford-Monserrate: cascata artificial localizada nos imperdíveis Jardins do Palácio de Monserrate
- Cascata dos Pisões: situada junto à Quinta da Regaleira, uma visita obrigatória para quem visita Sintra
- Miradouro da Correnteza: oferece uma paisagem magnífica e muito procurada sobre a região
- Miradouro da Cruz Alta: fica no interior do Parque da Pena, a apenas 4km do centro de Sintra, e proporciona uma paisagem panorâmica de cortar a respiração sobre toda a serra.