A Cascata do Pincho encontra-se a pouco mais de 20 km de Viana do Castelo, na magnífica Serra d’Arga, uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, devido às suas verdejantes paisagens, aos seus valores naturais e ao seu património cultural. Nesta serra, podemos encontrar áreas de uma rara beleza e enorme diversidade florística, que encantam todos os visitantes.
Anteriormente um segredo bem guardado, a Cascata do Pincho conta com uma localização privilegiada e é conhecida por ser a mais exuberante das quedas de água do rio Âncora, assim como uma das mais bonitas do Minho e até mesmo do norte de Portugal.
O som das suas águas pode ser ouvido a metros de distância, e os tons esverdeados da sua lagoa convidam a mergulhos na época mais quente do ano. No fundo, este é um pequeno pedaço de paraíso. Aliás, são várias as pessoas que visitam este local durante o verão, por ser um espaço muito agradável e convidativo.
Apesar de muitas pessoas optarem por ir de carro, sugerimos-lhe que faça uma caminhada até este local paradisíaco, até porque a cascata se encontra integrada no belo percurso pedestre PR5 VCT -Trilho do Pincho, também conhecido por Trilho das Sete Lagoas da Serra d’Arga. Este é um percurso circular, que tem 10 km e que inicia e termina no Largo do Souto, em Montaria. O trilho tem um grau de dificuldade moderado, mas é bastante acessível e encontra-se muito bem sinalizado.
Ao longo do caminho poderá encontrar diversos pontos de interesse para além da Cascata do Pincho, como o antigo Viveiro Florestal, a Porta do Sítio da Serra d’Arga, os Moinhos da Costa, a Igreja Paroquial, o Calvário da Montaria e os incríveis Poço Negro e Poço do Manadelo, que lhe permitem dar uns mergulhos nas épocas de maior calor.
Qualquer altura do ano é boa para visitar a Cascata do Pincho, mas, se o seu objetivo é ir a banhos, a melhor altura será sempre o final da primavera e o verão. Apesar disso, deve ter em atenção que, durante os fins-de-semana de verão e durante todo o mês de agosto, é muito provável que a cascada se encontre com muitas pessoas, pelo que, se preferir uma estadia mais tranquila, o melhor será visitar o local durante os dias de semana.
Se não faz questão de ir banhos. o melhor mesmo é marcar a sua visita para a primeira metade da primavera, idealmente num dia de sol, o que lhe permitirá não só livrar-se das multidões, como também observar a Cascata do Pincho em todo o seu esplendor.
Caso pretenda fazer a visita no inverno e percorrer o trilho, recomendamos que tenha cuidado, especialmente se o dia estiver chuvoso, uma vez que o caminho conta com bastantes pedras, que se podem tornar muito escorregadias, sendo que o perigo de queda é real. Portanto, siga sempre com cuidado.
Caso pretenda passar uns dias na zona da Serra d’Arga, de preferência perto da Cascata do Pincho, existem diversas opções de alojamento para todos os gostos. A 8 km da cascata, encontrará a Quintinha d’Arga, que tem 10 quartos com casa de banho privativa e vista sobre o jardim, piscina e montanha.
Outra excelente opção é o Cerquido Village & Spa, alojamento que se encontra em pleno cenário verdejante da serra, e que está equipado com casas e bungalows com diferentes tipologias, assim como com um terraço com vista para as montanhas e uma excelente piscina de leito infinito.
Por fim, a 3 km da cascata, pode encontrar a Serra de Arga Mountain House, uma casa de férias isolada totalmente equipada para 4 pessoas, onde os hóspedes poderão beneficiar de um terraço e de diversas atividades, como passeios a cavalo ou windsurf.
Como pode ver, são muitas as razões para percorrer o trilho que o leva até à Cascata do Pincho, autêntico paraíso na terra que cativa todos os que por lá passam, e lhes fica na memória por muito tempo.