O centro de Portugal é talvez a região com mais passadiços e cascatas de encantar e que podem ser visitadas em segurança. Nos últimos anos, a febre dos passadiços levou à construção de muitos caminhos do género, com alguns deles a conduzirem a grandes e belíssimas cascatas.
São formas únicas de explorar a natureza envolvente. Possibilitam a descoberta de zonas outrora inacessíveis através de uma caminhada agradável que, com alguma sorte, pode terminar numa cascata onde se pode refrescar nos dias quentes de Verão.
Através de passadiços ou trilhos pelo meio da floresta, meta-se a caminho e parta à descoberta de um país que não conhece. Deixamos-lhe algumas sugestões para o ajudar a planear o roteiro algumas dos melhores do Centro de Portugal.
1. Passadiços do Paiva
São os passadiços mais conhecidos e premiados de Portugal, atraindo milhares de visitantes todos os anos. O percurso liga as praias fluviais de Areinho e Espiunca, e tem extensão total de 8,7 km, acompanhando o rio Paiva no Geopark de Arouca.
A sua dificuldade é um pouco mais elevada graças às subidas e descidas acentuadas. Aqui poderá encontrar também a maior ponte pedonal suspensa do mundo. Se quiser percorrê-los deve fazer a reserva com antecedência e seguir as regras básicas de segurança.
2. Cascata da Fraga da Pena
Esta idílica cascata, onde a água abre espaço entre a rocha e a vegetação, tem uma altura de mais de 20 metros. O local permanece intocado, sendo bom sítio para se maravilhar com a flora e fauna locais.
Não podemos deixar de destacar alguns antigos exemplares de carvalho-alvarinho, de castanheiro, de medronheiro e de trovisco. Esta cascata encontra-se na área protegida da Serra do Açor, em plena Mata da Margaraça.
3. Passadiços do Gresso
Tem apenas 1,5 km, mas a sua beleza não deixa ninguém indiferente. Este percurso circular começa em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, e acompanha o percurso do rio Gresso, que tem nascente na Serra do Arestal.
Ao longo do caminho, passará por 4 pontes e algumas escadas em madeira, assim como por diversas cascatas e quedas de água. A maioria do percurso é feita à sombra das árvores da montanha.
4. Cascata da Cabreia
Esta fotogénica cascata encontra-se inserida num parque de lazer, onde as límpidas águas do rio Mau caem de uma altura de 25 metros, em Sever do Vouga. O local está também rodeado de vegetação luxuriante.
Existe a possibilidade de tomar um refrescante banho e, à volta, encontra diversas mesas para fazer um piquenique e outras estruturas de apoio. Para completar a visita, pode fazer um percurso pedestre até às Minas do Braçal.
5. Passadiços da Ribeira de Quelhas
Antigamente, para descobrir as suas cascatas e lagoas naturais, era necessário fazer uma caminhada que era bastante difícil e exigente. Tudo isto se tornou muito mais fácil com a chegada destes passadiços, que têm atraído bastantes visitantes à região.
Não se esqueça de levar consigo bastante água, calçado confortável e protetor solar, para garantir que descobre a ribeira de Quelhas com todo o conforto. Afinal de contas, este é um dos locais mais bonitos e secretos da Serra da Lousã.
6. Poço do Inferno
Este ponto alto, com 1100 metros, encontra-se na ribeira de Leandres, estando rodeado pela mãe-natureza que é a causa de toda aquela beleza paisagística. É dos locais mais mágicos de toda a serra da Estrela.
A linha de água da cascata do Poço do Inferno mantém contato com o granito presente nas rochas, e são várias as vezes no inverno em que a água congela, criando ainda mais encantos neste paraíso natural com 10 metros de altura.
7. Passadiços do Penedo Furado
São um dos mais pequenos da lista, mas em nada ficam a dever aos outros no que diz respeito à beleza e paisagem circundante. O percurso tem apenas 700 metros (1400 metros com ida e volta), e através dele é possível chegar à deslumbrante cascata do Penedo Furado.
Existe aqui uma surpresa: quando chegar à cascata, suba os degraus na rocha, e vai encontrar mais uma cascata com uma lagoa, onde pode mergulhar nos dias mais quentes do verão.
8. Cascata do Penedo Furado
Esta cascata deslumbra sobretudo pela sua envolvência, pela sua magnífica lagoa de águas cristalinas e pelo caminho que leva até ela. Portanto, apesar de não ter a grandiosidade de outras cascatas desta lista, merece bem ser destacada pela sua beleza.
O caminho é feito através dos passadiços do Penedo Furado, que têm apenas 1.4 km de ida e volta, e que valem cada metro do percurso.