O Algarve é conhecido sobretudo por ser um destino de praias, que se enchem no verão devido aos turistas que procuram um bom local para estender as toalhas. As suas praias são famosas em todo o mundo e, talvez por isso mesmo, comecem já a ficar um pouco cheias demais.
Mas a verdade é que esta região tem muito mais para mostrar, incluindo aldeias típicas, cascatas e passadiços que podem tornar as suas férias muito mais interessantes e que lhe permitirão conhecer um pouco melhor o verdadeiro Algarve, longe dos locais mais turísticos.
Assim, se está no Algarve e está à procura de ideias de locais para visitar quando se cansar das praias, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. São passadiços, cascatas e aldeias típicas que lhe vão permitir a descoberta do melhor que esta região tem para oferecer.
1. Cascata de Alte
Esta cascata, também conhecida como Queda do Vigário, despenha-se a pique de 24 metros de altura, terminando num grande lago que se assemelha a um alguidar.
Diz-se que esta é uma queda de água artificial, que foi construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra, para conduzir as águas do ribeiro para o Tanque Grande, por forma a regar o Pomar do Morgado.
2. Pedralva
A aldeia de Pedralva chegou a ter mais de 100 habitantes, que foram partindo aos poucos, tendo aqui resistido apenas 9, que viviam em casas degradadas ou com poucas condições.
Após um longo processo, as casas todas da aldeia foram compradas e recuperadas para turismo rural, tendo-se mantido o espírito original desta localidade tipicamente algarvia.
3. Passadiços do Alvor
É o maior passadiço do Algarve, tem de 6 km de extensão e liga a praia dos Três Irmãos à ria de Alvor, passando pelo estuário da ria e pelas dunas sem causar danos na natureza.
Ao longo do percurso, verá praia, lagoa, zona de canais e sapal e diversas espécies de aves. O percurso dos passadiços é de fácil dificuldade e permite também o acesso à praia.
4. Cascata do Pego do Inferno
A cerca de 7 km de Tavira encontra-se uma das mais famosas quedas de água da ribeira da Asseca, um dos cursos de água mais importantes da região. A cascata termina numa lagoa redonda, que se encontra rodeada de uma refrescante zona arborizada.
Para chegar à cascata, terá de descer uma escadaria de madeira, que segue por cerca de 300 ou 400 metros até ao Pego.
5. Alte
Esta encantadora aldeia algarvia, pertencente ao concelho de Loulé, encontra-se um pouco longe do mar e do caos urbanístico do litoral algarvio, conservando as suas açoteias (chaminés tradicionais) e as ruas pavimentadas em calçada portuguesa.
Portanto, se quer descobrir o lado mais típico e tradicional do Algarve, esta é uma excelente opção para o fazer. Poderá descobrir o lado mais genuíno caminhando pelas ruas sinuosas de Alte e apreciando as suas coloridas casas típicas.
6. Passadiços do Carvoeiro
Têm início na capela de Nossa Senhora da Encarnação, de onde pode contemplar a belíssima praia do Carvoeiro. Todo o caminho é feito para que possa desfrutar das famosas arribas da costa algarvia.
O percurso tem o seu fim no fabuloso Algar Seco, um dos maiores atrativos da região. Recomendamos que faça também O Trilho dos 7 Vales Suspensos, a apenas 4 km do Carvoeiro.
7. Querença
A pequena aldeia típica algarvia de Querença parece resistir com todas as suas forças contra o turismo de massas que caracteriza esta região, conservando ainda um ambiente pacato e tradicional.
Querença tem uma relação forte com a água, algo bem patente na Paisagem Protegida da Fonte da Benémola, local onde a água corre todo o ano, ao contrário do que acontece noutros locais da região.