A grande maioria das pessoas chega à Serra da Estrela em busca de um pouco de neve, sem imaginar que a região tem muito mais para oferecer. Há muito tempo que esta região deixou de ser apenas um destino de Inverno e se transformou num local onde é possível encontrar algo adequado para cada tipo de turista.
A verdade é que aqui se encontram locais mágicos e carismáticos, como aldeias de montanha típicas, cascatas maravilhosas, bosques centenários, vales glaciares e passadiços que lhe permitem descobrir toda estas maravilhas e apreciar de perto a exuberante natureza.
Portanto, se tiver a oportunidade de visitar a Serra da Estrela, não deixa de descobrir estes locais que aqui lhe sugerimos. Vai ver que será uma visita que lhe ficará na memória.
1. Poço do Inferno

Este ex-libris da Serra encontra-se a 1100 metros de altitude, na ribeira de Leandres, estando totalmente rodeada por natureza, o que lhe dá uma grande beleza paisagística.
O Poço do Inferno tem 10 metros de altura e pode ser visitada em qualquer altura do ano. No inverno, são várias as vezes em que a água congela, criando um encanto ainda maior.
2. Passadiços do Mondego

Estes passadiços encontram-se numa área reconhecida pela UNESCO como Geopark. Trata-se de um percurso de 12 km que se desenvolve ao longo do rio Mondego, passando por locais de beleza sublime.
Para além de encontrar pontes suspensas e paisagens de cortar a respiração, irá passar por aldeias típicas, como Videmonte e Trinta, assim como pela barragem do Caldeirão. Os Passadiços do Mondego são já considerados como um dos mais bonitos de Portugal.
3. Linhares da Beira

Linhares da Beira é uma aldeia medieval, fundada no século XII, e que ainda hoje tem bem patente o seu património arquitetónico rico, com destaque para o castelo com vista para o Mondego.
Aqui, as tradições ainda se mantêm vivas no dia-a-dia dos habitantes, como se pode ver pelas senhoras a lavar as roupas nas águas do rio. É também famosa pelas suas competições internacionais de parapente.
4. Poço da Broca de Barriosa

Aqui se encontra uma muito conhecida cascata, assim como uma praia fluvial que merece uma visita. Todo o conjunto se situa na ribeira de Alvoco, na aldeia de Barriosa.
O local é rico em biodiversidade e aqui pode encontrar animais como lontras, guarda-rios, garças e melros-peixeiros. O poço encontra-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela.
5. Cortes do Meio

A pequena aldeia de Cortes do Meio é conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”, até porque são 12 as piscinas naturais que aqui podemos encontrar.
Apesar de as cascatas serem mais exuberantes no início da primavera, é no verão que elas são mais procuradas pelos banhistas, que aqui se refrescam do calor que se faz sentir.
6. Alvoco da Serra

Alvoco da Serra encontra-se a 680 metros de altitude, estando rodeada de socalcos que foram construídas para moldar a paisagem às necessidades humanas e aumentar o espaço de cultivo.
É conhecida como “aldeia granito”, até porque esta rocha domina a paisagem, desde as montanhas às casas, ruas e fontes. Não pode deixar de visitar a casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
7. Vide

A aldeia de Vide faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mundos diferentes que se refletem na perfeição nas suas casas e ruas, onde o xisto convive lado a lado com o granito.
Apesar de nos anos 50 do século XX a população ter começado a pintar as casas de branco, nos últimos anos diversas casas foram recuperadas mantendo a sua traça original em xisto.