Juntamente com o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros é uma das atrações mais visitadas da belíssima vila de Sintra. Este castelo, cercado por uma floresta verdejante e respetivo parque, é um local perfeito para muitas atividades, que vão desde caminhadas a percursos de orientação, passando por desportos de lazer um pouco mais radicais, e permitindo-lhe também observar a região de Sintra a partir de uma perspetiva única.
O local foi construído no século X como um forte militar e local estratégico para os mouros do norte de África, que lhes permitia defender Sintra e toda a zona de Lisboa, tendo-se tornado uma das fortalezas mais importantes do nosso país. Ao longo do tempo, o edifício foi sofrendo profundas remodelações, mas, por alturas do terramoto de 1755, o local ficou praticamente em ruínas, mantendo-se assim durante muitos anos.
No século XIX, o rei D. Fernando II restaurou a maior parte do castelo, mantendo-o como uma ruína antiga, já que o rei gostava do seu enquadramento no Parque da Pena e do seu posicionamento relativo em relação ao Palácio da Pena.
Face à sua imponência, o castelo acabou por ser declarado Monumento Nacional, e faz parte da Paisagem Cultural de Sintra, que se tornou Património Mundial da UNESCO em 1995. O local tem sido alvo de uma extensa investigação arqueológica, destacando-se dados importantes a nível do islamismo e do cristianismo. Existe até um Centro Histórico de Interpretação, que exibe diversas exposições dos achados encontrados nas escavações arqueológicas realizadas no castelo.
Nele, poderá conhecer melhor a história dos povos que por aqui passaram, desde o Neolítico até à Idade Média, através de inúmeros achados arqueológicos e diversas ferramentas interativas.
Não existem interiores ou salas palacianas para visitar neste castelo, existindo outras opções de palácios em Sintra que cumprem bem esse propósito, como o seu vizinho Palácio da Pena. Mas esta fortificação, constituída por dois grandes anéis de muralhas, que se enrolam ao longo das rochas no topo da Serra, não deixa de ser imponente e bela, assim como extraordinariamente cativante.
Não deixa de ser interessante imaginar como terá sido feita a construção do castelo, situado no topo de uma montanha e em terrenos acidentados, sem recurso aos equipamentos tecnológicos que hoje conhecemos.
Igualmente interessante é imaginar toda a atividade histórica que aqui se passou, e, por isso, recomendamos-lhe que explore o local com tempo, embora sempre em segurança, já que a maioria das paredes do castelo não possui proteções. Os degraus são também irregulares e com muitos declives íngremes, pelo que deverá caminhar com cuidado.
Dessa forma, poderá admirar de uma forma mais segura este magnífico Monumento Nacional, assim como as vistas panorâmicas que dele tem, que lhe permitem observar uma paisagem deslumbrante.
A partir do castelo, poderá ver florestas, parques, e a incrível arquitetura de Sintra, de uma perspetiva única. Não é de admirar, portanto, que o Castelo dos Mouros se revele como uma atração imperdível na vila de Sintra, com a sua originalidade em termos históricos e arquitetónicos, especialmente no meio de tantos palácios e palacetes, a lembrar os visitantes de que Sintra é muito mais do que uma encantadora vila com parques e casas reais.
Uma das melhores formas de chegar até ao Castelo dos Mouros e, ao mesmo tempo, descobrir um pouco mais sobre a história e a paisagem de Sintra, é percorrendo o trilho que se desenvolve a partir da Vila Sassetti. Foi recuperado recentemente e permite-lhe obter uma visão diferente e enriquecedora desta região.
Caso pretenda conhecer um pouco mais sobre Sintra e os seus palácios, nada como visitar algumas das muitas e famosas atrações turísticas desta vila. Recentemente (e bem perto do Castelo dos Mouros), abriu ao público o Palácio Biester, construído no século XIX e com um pequeno jardim botânico que vale a pena conhecer.
Obviamente, não poderia também faltar uma visita à Quinta da Regaleira, ao Convento dos Capuchos, ao Palácio da Pena ou ao Palácio de Monserrate, só para citar alguns exemplos. Sintra é uma vila digna de um conto de fadas e existem muitos locais para visitar. O Castelo dos Mouros é apenas o início de um passeio deslumbrante.
Como explicar que os “mouros” muçulmanos não tenham construido casteols na Africa do Norte, os unicos que existem em Marocos foram construidos peos portugueses?
Não existe nenhum toponimo em Marocos que comece pelo radical “mor”. Todos os que existen morvan e Morbihan em França, Moravia etc encontram-se na Europa. quem eram os mouros afinal?