Apesar de ser uma das mais desconhecidas aldeias históricas de Portugal, é também uma das mais pitorescas e ricas em património. Castelo Mendo, no concelho de Almeida, é uma aldeia tipicamente medieval, que se encontra bem na fronteira com Espanha e é testemunho de uma luta pela defesa do território nacional.
Mas Castelo Mendo não nasceu para defender o território português dos espanhóis, tendo sido criada muito antes, existindo vestígios da presença dos romanos por estes lados. Mesmo assim, ganhou uma importância especial durante a Reconquista Cristã, servindo de bastião contra os ataques muçulmanos.
Mais tarde, foi uma base para o povoamento da região, numa altura em que o nosso país se expandia para sul, servindo também como ponto de defesa principal das terras de Ribacôa, que eram tão disputadas por Portugal e Espanha. A importância de Castelo Mendo acabou por ser reconhecida por D. Sancho II, que lhe concedeu foral.
A aldeia de Castelo Mendo é constituída por dois núcleos amuralhados, chamados Cidadela e Barbacã. Dentro da cidadela, podemos encontrar o burgo velho, que foi formado após o local ter recebido o foral. As lutas constantes levaram a que D. Dinis mandasse reforçar as suas muralhas, que chegaram a ter 8 torres, embora estas fossem parcialmente destruídas pelo terramoto de 1755.
Os habitantes ficavam na sua maioria no interior das muralhas, onde se sentiam mais protegidos, embora fosse fora das muralhas que ficassem os campos agrícolas, as fontes de água e o chafariz. Por vezes, também celebravam algumas festividades católicas fora do perímetro amuralhado.
Com a pacificação entre portugueses e espanhóis e com o domínio definitiva das Terras de Ribacôa, a localidade perdeu muita da sua importância estratégica e, aos poucos, os habitantes foram partindo.
Assim, esta aldeia, que chegou a ser sede de concelho, ficou com menos influência na região. Apesar de tudo, ainda lhe resta um imenso património, por entre o seu castelo, várias igrejas e fontes de água, e o antigo Domus Municipalis, assim como muitas casas manuelinas e filipinas.
Como não podia deixar de ser, deverá também provar a gastronomia da aldeia, famosa por ser condimentada com serpol, uma espécie de tomilho que nasce nesta zona, e que condimenta tudo, desde o arroz às carnes assadas e guisadas. Como sobremesa, não deixe de experimentar o arroz doce, as papas de carolo e o pão de ló enfeitado.
Se quiser alargar o seu roteiro, não lhe faltam opções nos arredores de Castelo Mendo. Bem perto, encontra a aldeia histórica de Almeida, que conta com uma das mais fascinantes construções defensivas do nosso país. Mais para sul, encontra a aldeia histórica de Sortelha, das mais bonitas e bem conservadas de Portugal.
Mesmo ao lado, fica o Sabugal, que tem um belíssimo castelo e um centro histórico com inúmeros pontos de interesse. Outra localidade interessante a visitar é Trancoso, que, apesar de ter o estatuto de cidade, faz parte da rede de aldeias históricas de Portugal, muito em parte devido à herança judaica que é visível em diversos pontos da cidade.
Assim, terá muito para ver e descobrir numa visita a Castelo Mendo e aos seus arredores, por entre natureza, história e monumentos de grande interesse. Esta é uma daquelas viagens que lhe vai ficar na memória, pelos bons tempos que aqui vai passar, que lhe vão permitir descansar e, ao mesmo tempo, ter um contacto mais próximo com o que de mais genuíno tem Portugal.
No fim da sua visita a Castelo Mendo, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.