A pequena e singela aldeia de Castelo Rodrigo é um daqueles locais que nos parece transportar para outro local e outra época. Tudo aqui se encontra preservado até ao mais pequeno detalhe, com os seus becos e ruelas a contar histórias da nossa história. Esta povoação faz hoje parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal, sendo uma das mais bonitas e peculiares do nosso país, e contando como uma longa história.
Tal como acontecia com outras aldeias da região, Castelo Rodrigo fazia parte de um antigo território chamado Ribacôa, que foi sempre muito disputado entre Portugal e Espanha.
A aldeia foi conquistada aos mouros pelo rei de Leão no final do século XIII, integrando território espanhol, e só mais tarde, no reinado de D. Dinis, é que foi incorporada em Portugal. Apesar disso, a ligação a Espanha parece não se ter perdido com o tempo, e foram diversos os episódios em que Castelo Rodrigo mostrou o seu partido pelo país vizinho durante diversas disputas.
A primeira foi a crise de sucessão de 1383-1385, quando a povoação apoiou D. Beatriz, que era a herdeira legítima do trono, mas casada com o rei de Castela. Como castigo por esse apoio, D. João I tomou a decisão de mandar inverter o escudo português no brasão de Castelo Rodrigo, caso único em todo o mundo e sem paralelo no nosso país.
Dessa forma, todo o povo da aldeia seria humilhado por diversas gerações e marcado como traidor do Reino. À época, quem visitasse Castelo Rodrigo poderia olhar para o brasão português virado ao contrário e ficar a saber o que fizeram os seus habitantes durante a crise dinástica.
Castelo Rodrigo voltaria a ser preponderante durante o domínio filipino, mostrando o seu apoio ao lado espanhol. Como recompensa, D. Filipe I agraciou o secretário da aldeia com o título de Conde e nomeou-o mais tarde Marquês e Vice-Rei de Portugal.
O governo do Marquês de Castelo Rodrigo foi bastante impopular, e a população, revoltada, incendiou o seu palácio, cujas ruínas ainda hoje podem ser vistas na aldeia, mais um dos vestígios da importância passada da povoação.
Toda esta importância histórica acabou por dar a Castelo Rodrigo diversos pontos de interesse, que hoje poderá visitar. Um passeio pelas suas ruas íngremes e sinuosas irá fazê-lo descobrir pequenos detalhes que merecem ser apreciados com calma e atenção.
Por entre casas de origem manuelina e até árabe, que nos encantam, encontrará atrações como o pelourinho, as igrejas, capelas, convento, a antiga cisterna de água e a torre do relógio.
Castelo Rodrigo encontra-se muito bem preservada, conservando ainda o seu aspeto medieval. O local encontra-se completamente rodeado de imponentes muralhas, o que lhe dá um ambiente que nos transporta para outros tempos, em que disputas territoriais eram uma constante nesta região.
Depois um passeio pela aldeia, não deixe de subir à Serra da Marofa, situada atrás da povoação, e a partir da qual poderá contemplar uma vasta área das antigas terras de Ribacôa.
Caso queira conhecer mais algumas Aldeias Históricas de Portugal, bem perto poderá encontrar Almeida, Castelo Mendo e Trancoso, que se encontram a uma curta distância de carro, e que contam também com muito a descobrir.
E depois do passeio, não deixe de parar em qualquer um dos bons restaurantes da região e descobrir alguns dos pratos típicos, tendo à sua disposição uma imensa variedade de bolos, fumeiros, queijos, compotas, azeites, vinhos e amêndoas.