Antes de mais nada, convém esclarecer: o que é um castelo medieval? A explicação é muito simples: trata-se de um castelo que foi contruído durante a Idade Média, ou seja, desde o século V ao século XV. Isto significa que existem castelos medievais em Portugal? Bem… tendo em conta este critério, podemos afirmar que quase todos os castelos portugueses são medievais.
Quando olhamos para um castelo medieval, com as suas alamedas e altas torres, parece que viajamos no tempo, para uma era de batalhas, linhagens antigas e lendas. Autênticas fortalezas construídas em locais com vistas esplêndidas, estes castelos são perfeitos para improvisar uma viagem medieval pelo nosso país.
Alguns estão em bom estado de conservação e podem ser visitados. Outros foram transformados em museus ou hotéis onde pode pernoitar. E outros foram completamente deixados ao abandono. Descubra alguns dos mais bonitos castelos medievais portugueses.
1. Castelo de São Jorge
Este emblemático castelo da capital é um puro pedaço de história. Contam as crónicas que, quando as tropas de D. Afonso Henriques conquistaram a fortaleza, em meados do séc. XII, o fizeram com a ajuda dos Templários, que dedicaram o seu triunfo a São Jorge, mártir cristão. Desde essa altura que o castelo resiste com esse nome, sobrevivendo a terramotos e a diversas catástrofes, mantendo-se firme no bairro de Alfama, com as suas espetaculares vistas para a nossa capital.
2. Castelo de Monsaraz
O castelo de Monsaraz define a paisagem da região, com as suas muralhas que defenderam a vila de ataques e invasões, desde o século XII. Para chegar ao castelo, terá de deixar o carro fora das muralhas, nos parques. Suba a rua José Fernandes Caeiro e chegará ao castelo, junto à praça de touros e antiga praça de armas. Para desfrutar de uma das melhores vistas do Alentejo, suba a muralha e delicie-se.
3. Castelo dos Mouros
Quando pensamos em Sintra, costumamos pensar no Palácio da Pena, mas o Castelo dos Mouros não deixa de ser emblemático. Como o nome indica, a fortaleza foi construída por mouros no séc. VIII, erguendo-se no cume de uma vertiginosa montanha. Hoje, encontra-se em ruínas, com as suas muralhas a resistirem ainda ao declínio e com as suas ameias a revelarem-se o perfeito miradouro para a Serra de Sintra e toda a envolvente.
4. Castelo de Almourol
Este castelo está protegido de duas formas pois, para além das tradicionais muralhas, foi construído numa pequena ilha do Tejo, onde se encontra há séculos. Foi construído a apenas cinco quilómetros de Vila Nova da Barquinha pelo Grão-Mestre Templário, que mandou edificar diversos pontos de defesa ao longo das margens do Tejo para impedir ataques de mouros e castelhanos. Recomendamos que aprecie o panorama do castelo a partir de um barco. É um dos mais famosos castelos medievais em Portugal.
5. Castelo de Óbidos
A apenas 75 quilómetros de Lisboa, em Óbidos, encontra de tudo, desde livrarias espetaculares, a chocolates, vinho, e um fabuloso castelo. Do alto das suas muralhas pode contemplar a envolvente, como os telhados em cascata, o contraste das telhas com as fachadas brancas e com o verde dos jardins e, mais além, as vinhas e campos. A cidade é também conhecida como “Vila das Rainhas”, já que era muitas vezes oferecida como prenda de casamento às soberanas.
6. Castelo de Tomar
Este é outro exemplo de um castelo templário português, com uma surpresa dentro: o Convento de Cristo, criando-se assim um complexo monumental que é Património da Humanidade. A construção deste bastião dos Cavaleiros do Templo iniciou-se em 1160, e, hoje, podemos encontrar no seu interior detalhes que vão do românico ao barroco, passando pelo manuelino, numa visita que nos transporta até à época dourada dos monges cavaleiros que construíram o conjunto.
7. Castelo de Guimarães
Não podíamos fazer esta lista de castelos medievais portugueses sem mencionar o castelo de Guimarães, onde ocorreu, em 1128, a batalha de S. Mamede, de onde saiu vencedor o primeiro rei português, D. Afonso Henriques.
O castelo era originalmente de terra e madeira, embora hoje conte com sete torres bem sólidas, e ostenta uma placa nas suas muralhas, onde se diz com orgulho que “aqui nasceu Portugal”. Para além da visita ao castelo, não deixe de visitar o Palácio dos Duques de Bragança, o centro histórico (Património da Humanidade) e de provar a gastronomia local.
8. Castelo de Beja
O castelo medieval, que hoje podemos observar, foi mandado erigir por D. Dinis, em finais do século XIII, sobre umas fundações romanas. O castelo em planta pentagonal está flanqueado por seis torres, incluindo a Torre de Menagem, considerada uma das mais belas do nosso país. Do topo desta torre de 42 metros de altura, consegue apreciar uma vista magnífica sobre a cidade.
9. Castelo de Marvão
No ponto mais alto da Serra de São Mamede, em pleno parque natural, encontra este castelo imponente. A fortaleza foi conquistada por D. Dinis aos mouros, no século XIII, e teve um papel de relevo nos conflitos que se seguiram, entre portugueses e espanhóis. Do alto da montanha, o castelo oferece uma vista única sobre o território que o rodeia. Se for fazer uma visita, não se esqueça de visitar também as ruínas da Ammaia, um dos mais importantes vestígios da época romana no Alentejo.
10. Castelo de Estremoz
Apesar de se achar que já aqui havia uma fortificação romana, sabe-se que o castelo foi construído no século XII, tendo passado de mão sucessivamente entre cristãos e muçulmanos, até ao reinado de D. Sancho II. Nesta altura, este rei decidiu aqui levar a cabo obras de reconstrução, e, mais tarde, D. Dinis manda edificar o Paço Real.
O local tem grande relevo na nossa história, já que aqui se terá feito o milagre das rosas pela Rainha Santa Isabel (tendo sido neste castelo que ela faleceu em 1336). Mas estes não são os únicos momentos históricos do local: D. Nuno Álvares Pereira tomou o castelo como seu quartel-general; D. João I e D. Afonso V aqui reuniram cortes; e foi nesta fortaleza, em 1497, que D. Manuel entregou o comando da esquadra que chegaria à Índia a Vasco da Gama.
11. Castelo de Noudar
O castelo de Noudar está situado entre a ribeira da Múrtega e o rio Ardila, num local escolhido pela sua defesa natural, pelo fácil acesso e pela possibilidade de aproveitamento de água de excelente qualidade da Fonte da Figueira, a 250 metros para este do castelo, situada no chamado cerro da Forca. Fica localizado em pleno Parque de Natureza de Noudar.
O castelo foi construído em 1307, no reinado de D. Dinis. Por perto, existem boas terras para a agricultura, e extensos montados para o pastoreio do gado. Esta fortaleza desempenhou um papel importante na defesa da fronteira com Castela, em inícios do século XIV.
12. Castelo de Bragança
Uma fortificação primitiva no local poderá ter sido mandada construir por D. Afonso Henriques, pertencendo esta região ao seu cunhado, Fernão Mendes, a fortificação foi melhorada por D. Sancho I, que concedeu foral à povoação em 1187.
Com a crise de 1383-1385, aberta pela questão da sucessão de D. Fernando, o alcaide de Bragança oscilou entre o lado português e o castelhano, o que obrigou à intervenção de D. Nuno Álvares Pereira, o que o levou a ser reconhecido por D. João I. É ainda no reinado deste que as defesas do castelo são melhoradas e se constrói a imponente Torre de Menagem.