Situa-se no Centro de Portugal, a trinta minutos de Viseu e a hora e meia do Porto. Castro Daire abre portas a uma viagem que nos corta a respiração a cada vista surpreendente que concilia o vale e a serra, o rio e o planalto. Localizada em cima de um cume, a vila é enquadrada num verdadeiro quadro paisagístico, onde o verde da vegetação é predominante.
Ruralidade e natureza são as palavras chaves que caraterizam a vila de Castro Daire. No entanto, esta terra milenar convida quem por ali passa a visitar e conhecer o património histórico, assim como os costumes e tradições das aldeias tradicionais.
1. Melhor altura para visitar
Qualquer altura do ano é boa para visitar esta vila que é um destino agradável nas quatro estações do ano. No entanto, existem eventos culturais e atividades na natureza ao longo do ano, adequados aos diversos gostos e interesses… desde festas a romarias e feiras a festividades, Castro Daire tem marcos durante qualquer época.
2. Locais a visitar em Castro Daire
Há terras que são dignas de serem visitadas. Castro Daire é uma delas. A vila tem vários pontos de interesse históricos e paisagísticos… eis alguns destes recantos.
Detentora de um dos mais belos altares do estilo barroco em Viseu, a Igreja Matriz de Castro Daire situa-se na parte mais antiga da vila. As origens remontam ao período medieval, mas a fachada principal apresenta caraterísticas neoclássicas com linhas arquitetónicas mais simples. Já o interior é constituído por vários altares com talha dourada. Esta igreja é classificada como imóvel de interesse público desde 1993.
Entre o património geológico e natural, destaca-se o Penedo do Nuno, a Cascata da Pombeira, o Penedo Pudim e o Taffoni de Faifa. Quase todo o património é envolvido pelo rio Paiva e oferece oportunidades de lazer e relaxamento. A vila possui uma biodiversidade notável: abrange uma área significativa da serra de Montemuro e do Rio Paiva, exibindo assim paisagens montanhosas de uma beleza inquestionável.
O Centro Histórico de Castro Daire é a zona mais antiga da vila onde se pode apreciar uma série de pontos de interesse, entre os quais se destacam o Solar dos Aguilares, o miradouro da Misericórdia, o Pelourinho de Castro Daire e a Casa dos Condes de Ferreira. Também se destacam as chamadas “Casas de Brasileiros” que são edifícios reconstruídos por emigrantes abastados regressados do Brasil.
É um bom exemplar da arquitetura barroca: a Capela das Carrancas, que é caraterizada pela sua plena simetria. Trata-se de um templo que foi construído no final do século XVIII para servir de capela na Casa da Cerca. Além da escadaria no alçado principal, no exterior pode-se ainda deparar também com a Fonte das Carrancas.
3. Trilhos pedestres
São vários os caminhos de Castro Daire que se pode percorrer para conhecer melhor a vila e em conjunto, a contemplar.
Trata-se de um percurso curto com elevado interesse paisagístico e ambiental. O Trilho dos Moinhos é um percurso circular com quase sete quilómetros que tem como ponto de partida e chegada o largo junto à estrada nacional 225. Ao longo do percurso, é possível desfrutar das quedas de água situadas no ribeiro de Mós e ainda da cascata da Tojosa.
O Trilho do Paiva é um percurso circular com um grau de dificuldade fácil ao longo de quase sete quilómetros de extensão. Tem como ponto de partida e chegada o largo da Igreja Paroquial de Reriz. Os pontos de interesse é o Parque de Merendas, a Igreja da Ermida, a Ponte do Brasileiro e as Casas brasonadas.
O Trilho das Levadas é um percurso circular que tem como ponto de partida e chegada o Parque de Merendas. Conta com um grau de dificuldade média ao longo de onze quilómetros de extensão, aproximadamente.
É um dos mais belos trilhos, uma vez que quem o percorre passa pela serra e pelo rio, sendo privilegiado com uma fantástica paisagem. São vários os pontos de interesse, tais como o Moinho da Ribeira, a Mina do Porto Seixo, a Cascata do Toqueiro, a Igreja Paroquial de Granja, entre outros.
A paisagem é um dos pontos fortes do Trilho da Pombeira que é um percurso circular de pequena rota com dez quilómetros. O nível de dificuldade é moderado, mas é um percurso que vale a pena para aqueles que gostam de ser surpreendidos pelos encantos da natureza. O ponto de partida e de chegada é junto à Igreja da Nossa Senhora dos Remédios em Lamelas.
Durante o trilho, são vários os pontos que são considerados de interesse: a Cascata da Pombeira, os Moinhos da Pombeira, o miradouro, a barragem e a Igreja Matriz de Lamelas.
4. Atividades
A terra de Castro Daire é bastante procurada para a prática de desportos, proporcionando desafios àqueles que mais gostam de adrenalina. O posicionamento geográfico do território promove a aventura que pode ser vivida através do MTM – Team. O paintball, a caminhada aquática, o bungee jumping, o rafting em canoas, entre outros, são algumas das atividades possíveis de ser desfrutadas em plena natureza.
Na altura do Verão, a Praia Fluvial da Folgosa é quase que uma paragem obrigatória. Oferece a quem visita, o verdadeiro significado de tranquilidade… as águas da praia são calmas e mesmo sendo em pleno leito do Rio Paiva, são conhecidas por serem das menos poluídas da Europa; esta praia foi distinguida pela QUERCUS como “qualidade de ouro” em 2022.
5. Onde comer e dormir
Situada nas margens do Rio Paiva, a Quinta da Rebaçosa é um pequeno paraíso onde predomina a harmonia e apresenta residências de pedra isoladas. Com vistas para o rio e para a piscina, os quartos são revestidos com madeira que proporciona um ambiente rústico e acolhedor. Todos eles são devidamente equipados com uma casa de banho privativa e com o máximo de conforto possível.
Pertence à Associação Etnográfica e Social de Montemuro; o restaurante “Cozinha Típica do Mezio” é composto por duas salas onde é possível saborear os pratos típicos da região. O restaurante tem participado em vários festivais gastronómicos e atualmente, tem como especialidades o cabrito assado no forno de lenha e o arroz de feijão com salpicão.
É de salientar a fantástica vista para a serra do restaurante “O Músico”. Com uma decoração rústica, este restaurante é distinguido pela sua elegância e luz natural que entra para o interior do espaço. No restaurante, é possível apreciar diversos pratos da comida típica portuguesa e alguns tradicionais da região.
Perante os diversos pontos maravilhosos de Castro Daire, esta é uma vila que merece ser visitada, seja qual for a altura do ano. Desde a zona mais histórica até às aldeias rústicas onde a natureza predomina, esta terra no Centro de Portugal tem tudo para agradar quem por ali passa.