No centro de Portugal, a 30 minutos de Viseu e hora e meia do Porto, podemos encontrar a vila de Castro Daire, situada em cima de um cume e enquadrada por uma paisagem de cortar a respiração, que concilia o vale, a serra, o rio e o planalto, e onde o verde da vegetação tem um grande destaque. Mas para além da grande beleza paisagística, esta milenar terra conta com um riquíssimo património histórico, assim como com os costumes e tradições das aldeias tradicionais.
Qualquer altura do ano é boa para visitar este belíssimo destino, mas também é verdade que existem certas alturas ainda mais apelativas, em que se promovem eventos culturais e atividades na natureza para todos os gostos e interesses.
Felizmente, por entre romarias, feiras e festividades, Castro Daire tem marcos significativos durante qualquer época, pelo que, ao planear a sua visita, poderá estar atento a esses eventos e planear tudo de acordo com eles. Seja qual for a época em que decida visitar a vila, não poderá perder os seus diversos pontos de interesse históricos e paisagísticos.
Um ponto a não perder é a Igreja Matriz de Castro Daire, situada na parte mais antiga da vila, e que conta com um dos mais belos altares de estilo barroco em Viseu. As origens da igreja remontam ao período medieval, embora a fachada principal tenha caraterísticas neoclássicas. Por sua vez, o interior é constituído por vários altares em talha dourada. A igreja é um Imóvel de Interesse Público desde 1993.
Ainda no centro histórico de Castro Daire, podemos encontrar diversos pontos de interesse, como o Solar dos Aguilares, o miradouro da Misericórdia, o Pelourinho de Castro Daire e a Casa dos Condes de Ferreira, assim como a Capela das Carrancas, construída no final do século XVIII. Outro ponto de interesse são as chamadas “Casas de Brasileiros”, edifícios reconstruídos por emigrantes abastados regressados do Brasil.
Por entre o património natural, não podemos deixar de destacar o Penedo do Nuno, a cascata da Pombeira, o Penedo Pudim e o Taffoni de Faifa. Praticamente todas as paisagens da vila se encontram enquadradas pelo rio Paiva, e oferecem oportunidades de lazer e relaxamento, até porque Castro Daire abrange uma área significativa da Serra de Montemuro e do rio Paiva.
Para conhecer ainda melhor a localidade e natureza envolvente, são diversos os trilhos que poderá percorrer. Uma boa sugestão é o Trilho dos Moinhos, percurso circular com quase 7 km, que se inicia e termina junto à Estrada Nacional 225. Ao longo do caminho, poderá desfrutar das quedas de água da ribeira de Mós e conhecer a cascata da Tojosa. Mas as opções de percursos não ficam por aqui.
O Trilho do Paiva tem quase 7 km de extensão e é um percurso circular de dificuldade fácil. O caminho inicia-se e termina no largo da Igreja Paroquial de Reriz, e tem como pontos de interesse o parque de merendas, a Igreja da Ermida, a Ponte do Brasileiro e as Casas brasonadas.
Por sua vez, se procura algo de dificuldade média, pode sempre percorrer o Trilho das Levadas, percurso circular com 11 km de extensão, e que tem como ponto de partida e chegada o parque de merendas.
Este é considerado um dos mais belos trilhos da região, passando pela serra e pelo rio, e contando com diversos pontos de interesse, o moinho da Ribeira, a mina do Porto Seixo, a cascata do Toqueiro e a Igreja Paroquial de Granja, entre outros.
E mantendo-nos na temática da paisagem, pode sempre percorrer o Trilho da Pombeira, percurso circular com 10 km e nível de dificuldade moderado, que surpreende a todos pelos seus encantos naturais.
O seu ponto de partida e chegada é junto à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamelas, e, ao longo do trilho, poderá encontrar diversos pontos de interesse, como a cascata da Pombeira, os moinhos da Pombeira, o miradouro, a barragem, e a Igreja Matriz de Lamelas.
Mas nem só de caminhadas se faz Castro Daire. O local é muito procurado para a prática de desporto, desafiando aqueles que mais gostam de adrenalina. Aqui poderá fazer atividades como paintball, caminhada aquática, bungee jumping e rafting em canoas, entre outros desafios que lhe permitirão desfrutar da natureza.
Durante o verão, a praia fluvial da Folgosa é também uma paragem obrigatória, oferecendo a tranquilidade a todos os visitantes após um dia de exploração das maravilhas da região. As suas águas são conhecidas por serem das menos poluídas da Europa, tendo obtido o galardão Qualidade de Ouro da Quercus, em 2022.
E para complementar a sua visita da melhor forma, não pode mesmo perder as maravilhas gastronómicas da região, que podem ser apreciadas nos diversos restaurantes típicos da zona, como o cabrito assado no forno de lenha e o arroz de feijão com salpicão.
Portanto, como pode ver, não faltam motivos para visitar Castro Daire. Comece a planear a sua visita, porque temos a certeza de que vai adorar cada momento!