A cidade de Chaves fica no Norte de Portugal, bem junto à fronteira com Espanha. Nos últimos anos começou a ganhar cada vez mais destaque como destino turístico, muito por causa de ser o início da famosa estrada nacional 2, que cruza o país de uma ponta à outra. Mas a cidade ainda permanece relativamente desconhecida pela maioria dos portugueses.
O centro histórico da cidade de Chaves é rico em história e cultura. Um dos principais pontos turísticos é o Castelo de Chaves, que está localizado na freguesia de Santa Maria Maior e defendia a fronteira com a Galiza. Outro lugar interessante é o Jardim das Freiras, um emblemático jardim no centro da cidade que foi reconvertido em espaço para iniciativas culturais.
As varandas do centro histórico de Chaves, especialmente na Rua Direita, são uma delícia para os olhos. Basta andar com calma e levantar a cabeça para descobrir preciosidades do tempo em que a cidade se encontrava cercada por muralhas. O aspeto medieval dos seus becos e ruelas convida a um passeio demorado e atento aos pequenos detalhes.
A importância histórica de Chaves para a formação de Portugal é inquestionável. A cidade encontrava-se na região que delimitava a norte a influência islâmica e foi palco de disputas entre cristãos e muçulmanos desde o início do século VIII. Mais tarde, foi considerada como um dos pontos mais estratégicos para a defesa do território português contra os espanhóis e, prova disso, são os 3 castelos e os 2 fortes que existem no concelho.
A história da cidade encontra-se intimamente ligada às suas termas. A existência de nascentes de água termal em Chaves foi seguramente uma das razões para que os romanos estabelecessem aqui um importante ponto de paragem na via XVII entre Braga – Astorga. A cidade evoluiu posteriormente para um município de pleno direito com o alusivo nome de Aquae Flaviae no ano 791.
As antigas instalações das termas romanas de Chaves foram descobertas nas escavações para a construção de um parque de estacionamento e agora abrem como museu para contar uma história de 2000 anos que ficou “congelada” no tempo após um sismo. Hoje, Chaves é uma referência incontornável da herança cultural ligada à romanização na Península Ibérica.
Existem muitos pontos turísticos interessantes na cidade de Chaves. Alguns dos principais incluem a Ponte Romana de Trajano, que é um dos maiores ícones turísticos da cidade e o monumento romano mais emblemático. Outro ponto turístico importante é o Castelo de Chaves e a sua Torre de Menagem.
Além disso, existem várias igrejas interessantes para visitar, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz de Santa Maria Maior. A Rua Direita também é um lugar imperdível com suas belas varandas. O Museu da Região Flaviense e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso também são ótimas opções para quem gosta de arte e história.
O grande destaque turístico da cidade é, sem dúvida, a Ponte Romana de Chaves, também conhecida como Ponte de Trajano. Atravessa o rio Tâmega unindo o centro da cidade e a outra margem. Foi construída entre os finais do século I e finais do século II d.C., durante a época do imperador romano Trajano.
Este monumento é uma fantástica obra romana que foi construída durante o processo de romanização da região. Está classificada como Monumento Nacional desde 1910. Foi sujeita a várias obras de recuperação e encontra-se em ótimo estado de conservação. Até há poucos anos, era possível cruzá-la de automóvel mas hoje em dia é apenas pedonal.
Obviamente, não pode despedir-se da cidade sem provar uma das suas mais famosas iguarias, o pastel de Chaves. É um produto de pastelaria com Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia desde 27 de maio de 2015.
A história do Pastel de Chaves remonta a 1862, quando uma vendedora percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma estranha e cuja quantidade não era suficiente para saciar os flavienses. Hoje em dia, o Pastel de Chaves é feito de forma artesanal ao longo de todo o processo e conta com as melhores matérias-primas adquiridas localmente. Pode ser comprado em qualquer pastelaria flaviense.
Existem muitos hotéis excelentes em Chaves. Alguns dos mais populares incluem o Vidago Palace Hotel, que foi considerado o melhor destino de Spa de Luxo em todo o país, e o Hotel Casino Chaves, que possui jacuzzi, campos de ténis no exterior e piscina interior. Outros hotéis bem avaliados incluem o Forte de São Francisco Hotel e o Hotel Aquae Flaviae – Premium Chaves.