Os coscorões terão sido trazidos pelos Cruzados para Portugal durante a Idade Média. Séculos mais tarde, tornaram-se num dos doces que não podem faltar na mesa de Natal (embora também possam ser consumidos noutras alturas). Há quem os confunda com um tipo específico de filhós, as filhoses estendidas, mas não são bem a mesma coisa, apesar das semelhanças.
Existem diversas formas de os preparar e as receitas podem variar consoante a região do país. Se está à procura da receita mais tradicional, esta é a indicada para si. Aprenda a fazer coscorões à moda antiga.
Coscorões
Ingredientes
- 500 gr de farinha de trigo
- q laranja (raspa e sumo)
- 50 gr de açúcar
- 3 ovos
- 12 gr de fermento de padeiro
- 1 colher de sopa de banha de porco
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 pitada de sal
- 1 cálice de aguardente ou vinho do porto (conforme o gosto)
Preparação
- Envolva a farinha com o açúcar, o sumo e a raspa da laranja, os dois ovos, a manteiga derretida, uma pitada de sal, o fermento e o vinho do porto.
- Amasse até a massa se despegar das mãos.
- Coloque a massa em lugar reservado a levedar pelo menos uma hora.
- Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha e vá estendendo porções de massa com aproximadamente dois milímetros de espessura.
- Corte retângulos com com uns 10 cm de comprimento e 3 a 4 cm de largura .
- Faça dois ou três cortes no sentido do comprimento e leve a fritar em óleo bem quente.
- Passe por uma mistura de açúcar e canela.
Dicas
- Salientamos que quanto mais fina ficar a massa na hora de esticar com o rolo, mais estaladiços ficarão os coscorões.
- Apesar de a grande maioria os polvilhar com açúcar e canela, talvez fiquem mais saborosos quando são polvilhados apenas com açúcar em pó.
- Pode optar por eliminar a aguardente e o vinho do Porto da receita de coscorões. Ou também pode utilizá-los em simultâneo. Depende apenas do seu gosto pessoal.