O Natal é uma época especial, que nos convida a celebrar a vida, a família, a amizade e a solidariedade. É também uma época de saborear as delícias gastronómicas que fazem parte da nossa cultura e da nossa identidade.
Os coscorões são um dos doces mais tradicionais e populares do Natal português. São fritos de massa fina e crocante, polvilhados com açúcar e canela, que se comem quentes ou frios, e que se encontram em quase todas as mesas natalícias do país.
Ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo
- 50 g de manteiga derretida
- 50 g de banha derretida
- 2 ovos
- Raspa e sumo de uma laranja
- 2 colheres de sopa de aguardente
- 2 colheres de sopa de vinho do Porto
- Uma pitada de sal
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Preparação:
- Numa tigela grande, deite a farinha e abra uma cova no meio.
- Dentro da cova, ponha a manteiga, a banha, os ovos, a raspa e o sumo de laranja, a aguardente, o vinho do Porto e o sal.
- Com as mãos ou com uma colher de pau, vá misturando tudo muito bem, até formar uma massa que se despegue da tigela. Se a massa estiver muito seca, junte um pouco de água morna. Se estiver muito mole, junte um pouco mais de farinha.
- Polvilhe uma superfície lisa com farinha e deite a massa em cima. Amasse-a durante uns 10 minutos, até ficar macia e elástica.
- Faça uma bola com a massa e ponha-a de novo na tigela. Tape com um pano e deixe levedar num sítio quente e sem correntes de ar, durante cerca de uma hora.
- Passado esse tempo, divida a massa em pedaços mais pequenos e estenda cada um deles com o rolo da massa, até ficarem muito fininhos.
- Corte a massa em retângulos ou quadrados, e faça dois golpes no meio de cada um, para formar os coscorões. Também pode cortar a massa noutras formas, como triângulos, losangos ou círculos, conforme a sua vontade.
- Aqueça bem o óleo numa frigideira funda, em lume médio-alto.
- Frite os coscorões, poucos de cada vez, virando-os com uma escumadeira, até ficarem dourados e estaladiços.
- Retire-os com a escumadeira e deixe-os escorrer sobre papel absorvente, para tirar o excesso de gordura.
- Polvilhe os coscorões com açúcar e canela a gosto, e sirva-os quentes ou frios.
- Também pode guardá-los num recipiente fechado, por alguns dias, mas o melhor é comê-los no próprio dia, para que não percam a crocância.