Na Serra da Estrela, podemos encontrar paisagens e locais maravilhosos, que surpreendem mesmo os viajantes mais exigentes. Um desses locais mágicos é o Covão da Ametade, local onde o tempo parece parar e nos sentimos numa comunhão perfeita com a natureza envolvente. Apesar de ser cada vez mais procurado pelos turistas que visitam a Serra da Estrela, o Covão da Ametade ainda não é um local tão massificado como outros da região.
Esta é uma depressão mal drenada que se encontra num covão glaciar, onde o rio Zêzere ganha a sua forma. Este rio nasce um pouco mais a jusante, mas é nesta zona que começa a alargar e a ganhar o seu leito.
Para além do rio, a vegetação circundante, que é maioritariamente composta por bétulas, ajuda a trazer um ambiente ainda mais inspirador e apelativo ao local. Na primavera e verão, a paisagem encontra-se totalmente pintada de verde, e, no outono, impera o amarelo e o vermelho.
No inverno, a neve cai e as bétulas perdem as suas folhas, criando um ambiente mágico, com uma pequena ponte de madeira que cruza o rio a sobressair no meio de toda a brancura da neve. Embora se encontre a quase 1500 metros de altitude, poderá visitar o Covão da Ametade em praticamente todas as épocas do ano, exceto nalguns dias de inverno, em que as fortes nevadas obrigam ao corte das estradas.
Para lá chegar, poderá seguir alguns trilhos e percursos pedestres, como a Rota do Glaciar e a Rota do Maciço Central, ambas de dificuldade elevada. Seja qual for o caminho escolhido, a paisagem que é vista a partir do Covão da Ametade vale muito a pena o esforço.
Esta paisagem encontra-se dominada por 3 grandes formações rochosas, que são típicas da Serra da Estrela: o Cântaro Raso, o Cântaro Gordo e o Cântaro Magro.
Uma vez chegado ao Covão da Ametade, pode acampar ou simplesmente fazer um piquenique em família. O local é também muito procurado para passeios românticos, por fotógrafos em busca de paisagens fotogénicas, ou por caminhantes e montanhistas. O sítio conta com algumas estruturas de apoio, que ajudam a tornar a permanência dos visitantes um pouco mais confortável.
A partir do Covão da Ametade, poderá também visitar outros locais emblemáticos da Serra da Estrela, como Unhais da Serra, Cortes do Meio ou Loriga, que se encontram a poucos minutos de distância.
Outro grande destaque é o Vale Glaciar do Zêzere, que se inicia logo após este local, e que é um dos maiores vales do género na Europa. A melhor forma de o explorar é seguindo a Rota das Faias, especialmente caso visite a zona durante o outono.
Relativamente perto também pode visitar Manteigas e Covilhã, que são os locais perfeitos para repousar e desfrutar da excelente gastronomia da região, conhecida pelas carnes e fumeiro, assim como pelo famoso Queijo da Serra, que é feito há centenas de anos de forma tradicional nesta zona do nosso país.
Não é de estranhar que o Covão da Ametade seja considerado o coração da Serra da Estrela, sendo aqui que nasce um dos mais importantes rios do nosso país, o Zêzere.
A partir daqui, poderá também observar ou visitar alguns dos locais mais emblemáticos da Serra, como as suas interessantes formações rochosas, as suas tradicionais aldeias ou as suas refrescantes praias fluviais, tão convidativas nos dias de calor.
Além disso, é um dos melhores locais no nosso país para praticar escalada e alpinismo, sendo também uma das melhores zonas para partir à descoberta da Serra da Estrela, até porque são vários os trilhos que por aqui passam.
Portanto, não deixe de visitar o Covão da Ametade assim que tiver oportunidade, porque esta vai ser uma daquelas visitas que o vai deixar encantado, tal é a beleza deste magnífico local. Temos a certeza de que vai querer repetir a visita muitas mais vezes, sozinho ou acompanhado, em todas as estações do ano.