Todos os anos, com a chegada do Natal, chega também a época de relembrar as tradições das nossas avós nesta época festiva. Uma das tradições mais simbólicas (e que nos traz mais memórias) é o hábito que preencher a mesa de Consoada com doces de Natal.
Estas sobremesas são, muitas vezes, autênticos segredos de família, cujas receitas são transmitidas de geração em geração. Se procura inspiração para presentear a sua família, descubra estes típicos e tradicionais doces de Natal portugueses.
1. Sonhos de Natal do Chefe Silva
Esta é a receita de sonhos de Natal de um dos mais famosos cozinheiros portugueses. Toda a tradição com um toque de calda de laranja e canela que o irá surpreender e que será um sucesso na sua mesa de Consoada. Uma sobremesa que vai querer repetir vezes sem conta.
2. Rabanadas de leite
Existem mil e uma formas de fazer rabanadas, todas elas deliciosas e muito fáceis de fazer. Associadas à época natalícia, a verdade é que as rabanadas podem ser feitas em qualquer altura do ano em qualquer das suas saborosas versões. Hoje, a receita que aqui lhe deixamos é de rabanadas de leite, económicas, rápidas e com muito sabor.
Prepare os ingredientes, siga as instruções que aqui lhe deixamos e surpreenda a sua família com esta versão das rabanadas de leite. Verá que todos vão adorar e querer repetir a experiência.
3. Sonhos de abóbora fofinhos
Os doces de Natal sabem a memórias à volta das saias da avó, sabem a tradição, sabem ao cheiro da lenha que arde na lareira enquanto a mãe andas às voltas do fogão. São recordações que nos fazem regressar à nossa infância e sentir que os doces feitos pela avó sabiam sempre melhor do que aqueles que nós próprios fazemos. Os sonhos de abóbora são um exemplo perfeito desses doces de Natal.
Haverá algo que nos saiba tanto a infância como uns sonhos de abóbora fofos? Talvez regados com uma calda de laranja, mel ou vinho do Porto. As opções são muitas. Mas o mais importante… é recordar. Aprenda a fazer sonhos de abóbora fofinhos.
4. Tronco de Natal
Se tivéssemos que escolher uma receita o mais semelhante possível à original, esta seria a escolhida. Uma forma muito simples e básica de cozinhar esta sobremesa que depois pode ser enriquecida com aquilo que mais importa: a decoração tipicamente natalícia destes bolos.
A melhor parte de preparar um tronco de Natal é precisamente essa: decorar. É a decoração que torna este bolo especialmente apetitoso e adequado para a mesa de Natal.
5. Filhoses estendidas
Para quem deseja todo o sabor da tradição na sua mesa de Natal, esta é uma das melhores receitas que pode fazer. As filhoses estendidas são típicas do Alentejo mas a sua fama espalhou-se um pouco por todo o país.
Há quem lhes chame coscorões, embora a receita não seja exatamente igual. O certo é que, juntamente com as rabanadas, os sonhos de Natal ou a aletria, este é um daqueles doces com presença obrigatória na noite de Consoada. Aprenda a fazer filhoses estendidas.
6. Sonhos de cenoura fofinhos
Com a chegada do Natal, chega também a tradição de juntar a família em redor da mesa. Não faltam o polvo e o bacalhau e não podem faltar também os doces de Natal. Entre os doces mais populares estão os sonhos de cenoura.
São simples e fáceis de fazer e fazem-nos recuar no tempo, proporcionando memórias de infância que julgávamos esquecidas. Se quer manter as tradições na sua família, reúna os ingredientes e aprenda a fazer estes deliciosos sonhos de cenoura fofinhos.
7. Coscorões
Os coscorões terão sido trazidos pelos Cruzados para Portugal durante a Idade Média. Séculos mais tarde, tornaram-se num dos doces que não podem faltar na mesa de Natal (embora também possam ser consumidos noutras alturas). Há quem os confunda com um tipo específico de filhós, as filhoses estendidas, mas não são bem a mesma coisa, apesar das semelhanças.
Existem diversas formas de os preparar e as receitas podem variar consoante a região do país. Se está à procura da receita mais tradicional, esta é a indicada para si. Aprenda a fazer coscorões à moda antiga.
8. Rabanadas com calda de mel
Um prato que não pode faltar numa boa mesa portuguesa na época de Natal são as rabanadas, nas suas mais diversas versões. Na receita que aqui lhe deixamos hoje, as rabanadas são conjugadas com uma deliciosa calda de mel, realçando assim todos os sabores e criando uma sobremesa ainda mais especial. O resultado é tão bom que temos a certeza que vai fazer a receita várias vezes ao longo do ano!
Anote os ingredientes e todos os passos para fazer estas rabanadas em calda de mel. Em pouco tempo, poderá deliciar-se com todos os sabores desta sobremesa.
9. Bilharacos de Natal
Há quem diga que são uma espécie de mistura entre sonhos de Natal e filhoses. Mas o certo é os bilharacos são algo completamente diferente. São um doce de Natal típico da região de Aveiro e são confecionados com abóbora.
Apesar de pouco conhecidos no resto do país, a tradição de consumir este doce durante a época festiva mantém-se forte. As receitas, essas, são passadas de geração em geração, de avós para mães, de mães para filhas. Aprenda a fazer bilharacos!
10. Azevias de grão
Há quem diga que chegaram até nós através dos romanos. Hoje, as azevias são um dos doces típicos de Natal da região do Alentejo (e onde haja alentejanos, claro). Podem ser feitas com diversos recheios mais as mais típicas e tradicionais são as azevias de grão.
Trata-se de um doce que, a ser bem feito e seguindo a receita clássica e original, dá imenso trabalho e exige pelo menos 2 dias (o recheio deve repousar de uma dia para o outro e a massa deve ser deixada a levedar durante algumas horas). Se está com paciência ou se quer apenas seguir a receita que a sua avó fazia com tanto carinho… está no sítio certo! 🙂 Aprenda a fazer azevias de grão!
11. Rabanadas com molho de vinho do Porto e frutos secos
As rabanadas são já uma instituição na culinária portuguesa, devido à sua facilidade de preparo, economia de ingredientes e sabor único. Mas se está à procura de uma receita em que se levem as rabanadas a todo um novo nível, sem no entanto aumentarem as complicações no preparo e no tipo de ingredientes usados, esta receita é a solução.
Se ficou com curiosidade e quer experimentar algo diferente, prepare estas rabanadas com molho de vinho do Porto e frutos secos. Temos a certeza que vai adorar o resultado.
12. Formigos
A sua origem remonta ao tempo em que os romanos se instalaram na Península Ibérica. Hoje, os formigos (também conhecidos por mexidos) são um doce de Natal típico do Minho e de Trás-os-Montes (e, com menos expressão, na Beira Litoral). Surgiram como uma forma de aproveitar o pão não consumido e rápido ganharam adeptos.P
Existem algumas variações na forma de o preparar. Na sua versão mais rica, a versão do Minho, são feitos com a adição de uvas passas e frutos secos. No entanto, a receita que aqui lhe apresentamos é a mais simples. Aprenda a fazer uns deliciosos formigos de Natal.
13. Filhoses da Beira Baixa
Filhós ou filhoses? A discussão pode ser eterna mas sobre uma coisa ninguém discorda: têm que estar nas nossas mesas de Natal. 🙂 Existem muitas formas diferentes de as preparar. As receitas variam de região para região e mesmo de família para família.
Estas são as filhoses da Beira Baixa e a receita é quase um segredo das nossas avós. No final, depois de feitas, podem ser polvilhadas com açúcar e canela ou mergulhadas numa calda. Você decide! Aprenda a fazer umas deliciosas filhós da Beira Baixa.
14. Rabanadas Poveiras
As rabanadas são um doce tradicional muito apreciado no Natal, mas não existe apenas uma receita para as fazer. Pelo contrário, cada região do nosso país tem diferentes receitas de rabanadas, e cada família as prepara à sua própria maneira, com resultados sempre de comer e chorar por mais.
Hoje, deixamos-lhe aqui a receita de rabanadas poveiras, típicas da zona de Póvoa do Varzim, e que são muito fáceis de recriar em sua casa. Reúna os ingredientes e deite mãos à obra.
15. Arroz doce cremoso
Existem diversas formas de fazer arroz doce, com resultados ligeiramente diferentes entre si em termos de sabor e de cremosidade da sobremesa. A receita que aqui lhe deixamos hoje é muito fácil de seguir, não usa muitos ingredientes e resulta numa sobremesa muito cremosa e que faz as delícias de quem a prova.
Quer seja para um jantar em família ou para quando tem convidados, este arroz doce cremoso é a sobremesa perfeita. Por isso, siga a receita que aqui lhe deixamos e surpreenda com os seus dotes culinários.
16. Filhós de canudo do Algarve
A receita tradicional da Filhos de canudo do Algarve, tem este nome em homenagem aos tempos em que eram estendidas com um canudo para apresentarem esta forma tão original e característica desta zona. Uma receita de filhós tipicamente algarvia. O sabor da tradição e da história na sua mesa!
17. Broas castelares
Percorrer Portugal de norte a sul é encontrar uma variedade infindável de doces típicos de Natal. Cada região (e até mesmo cada família) tem os seus próprios doces de eleição e uma forma característica de os preparar.
As broas castelares são um dos exemplos de uma sobremesa de Natal que pode não ser muito conhecida em algumas regiões de Portugal, especialmente aquelas que não têm tradição no consumo de batata doce. Mesmo assim, continuam a ser feitas por algumas famílias com base em receitas passadas de geração em geração. Aprenda a fazer broas castelares.
18. Bolo Rei
Sabia que o Bolo-Rei já tem perto de 2 mil anos? Bom, pelo menos na origem… Diz a história que teriam sido os três réis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar a dar origem ao famoso Bolo-Rei, simbolizando os presentes que os magos levaram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: o ouro, a mirra e o incenso.
19. Rabanadas no forno com creme de ovo
Cada vez mais pessoas se rendem às rabanadas de forno, já que lhe permitem fazer este tradicional doce sem usar óleo de fritar, que, quando consumido em excesso, não é a melhor opção alimentar. Com as rabanadas de forno, esse problema acabou! Na receita que aqui lhe deixamos hoje, as tradicionais rabanadas são combinadas com creme de ovos para resultados ainda mais incríveis e saborosos.
Se está com vontade de comer umas rabanadas diferentes, prepare hoje estas rabanadas de forno com creme de ovos e surpreenda quem ama com esta delícia.
20. Bolo Rainha
Qualquer semelhança entre o Bolo Rainha e o Bolo Rei não é pura coincidência! 🙂 Para quem gosta de tudo no Bolo Rei exceto as frutas cristalizadas, o Bolo Rainha é a solução. Os ingredientes são os mesmos mas sem as tais ditas frutas. Ah, e já agora… também não traz brinde ou fava. 🙂
A receita original vem da França mas, nos últimos anos, este doce de Natal foi adotado pelos portugueses que agora já não prescindem dele na mesa de Consoada. Aprenda a fazer um delicioso Bolo Rainha.
21. Filhoses de cenoura
Se olhar para a imagem irá pensar: “isto não são filhoses, são sonhos”! Certo? 🙂 Não é bem assim… neste caso, a diferença entre filhoses e sonhos está nos detalhes da confeção da receita. O nome final depende da forma como são feitos.
As filhoses de cenoura são um dos doces típicos de Natal que não podem faltar na mesa de Consoada. Juntamente com a aletria ou as rabanadas, por exemplo, fazem as delícias de miúdos e graúdos. Aprenda a receita!
22. Tronco de Natal com recheio de trufa
O tronco de Natal teve a sua origem na França, país especialista em doces de chocolate, e rápido a sua fama se espalhou por toda a Europa. Hoje, é uma das presenças habituais nos doces que se consomem nesta época festiva.
O seu objetivo é ter uma Natal o mais requintado possível? Gosta de inovar e surpreender a sua família e os seus amigos com os seus dotes culinários. Então esta é a receita que procura. O recheio de trufa de chocolate torna esta sobremesa em algo que ninguém à volta da mesa irá esquecer tão cedo.
23. Bolo Rei de chocolate
Não há bolo mais famoso e mais apreciado no Natal do que este. Ou melhor… não é propriamente este porque, na realidade, a receita original não leva chocolate. 🙂 No entanto, como os gulosos também têm direito a pecar durante o Natal, nada como um Bolo Rei de Chocolate para lhes fazer a vontade.
A receita é simples de fazer e garante um bolo rei fofinho com um toque de frutos secos crocantes e com as pepitas de chocolate que se desfazem na boca. Consegue resistir? Reúna os ingredientes e aprenda a fazer um delicioso Bolo Rei de chocolate.
24. Rabanadas com calda de laranja
Calda de laranja é muito usada em sobremesas tradicionais no nosso país, especialmente em bolos. Mas e se lhe dissermos que pode regar rabanadas com esta calda e assim obter resultados ainda mais incríveis? Se ficou com a curiosidade aguçada, não se preocupe: a receita é muito fácil de seguir, sem grandes complicações, e os ingredientes que usa não são complicados.
Deite mãos à obra hoje mesmo e experimente a nossa receita de rabanadas com calda de laranja. Depois de provar, não vai querer outra coisa e irá certamente repetir a receita muitas vezes.
25. Aletria tradicional
Este é mais uma daquelas sobremesas de Natal que estão sempre presentes de norte a sul de Portugal. A aletria é um doce que é feito quase apenas nesta época natalícia. A receita base é muito simples mas pode ser alterada adicionando alguns ingredientes, consoante o gosto pessoal. Isso sim… a decoração é sempre com canela em pó.