Sempre que chega a Páscoa, seja também a época de fazer os famosos folares. As receitas variam muito consoante a região. Se no norte de Portugal eles são sobretudo feitos com carne (sendo os mais famosos o de Chaves e o de Valpaços), no resto do país eles são doces.
E não variam apenas de região para região: variam também de família para família. Regra geral, todas as famílias têm os seus pequenos truques e segredos na hora de cozinhar o apreciado folar da Páscoa.
Tempo de eleição para reunir a família, a Páscoa não seria a mesma sem o seu típico folar. Se ainda não decidiu qual fazer este ano, tem aqui uma lista de folares típicos de norte a sul do país. Só tem que escolher uma das receitas e deitar mãos à obra!
1. Folar de Chaves
Quem prova folar de Chaves, não se esquece mais da experiência, já que este é um folar de sabores bastante equilibrados e tradicionais, que mostram o que a região tem de melhor. E se pensa que fazer folar em sua casa é difícil, não se preocupe!
A verdade é que a receita é muito fácil de se seguir e os ingredientes não são nada complicados de se obter. Apenas tem de reunir tudo aquilo que precisa e deitar mãos à obra, com calma. Por isso, siga as nossas indicações e faça o seu folar de Chaves em sua casa. Diga-nos o que achou do resultado!
2. Folar de Olhão
O folar de Olhão é típico da cidade que lhe dá o nome, sendo feito desde há gerações imemoriais. É uma iguaria típica da época de Páscoa, mas que nos deixa saudades durante o ano inteiro…e por isso, é sempre bom ter a receita e recriarmos as vezes que quisermos este folar.
Anote a receita que aqui lhe deixamos e delicie-se – e não se preocupe, porque é muito fácil de se fazer em casa. Vai fazer folar de Olhão em casa? Veja aqui o passo a passo e depois diga-nos se gostou do resultado!
3. Folhar Alentejano
O folar alentejano é uma visão tradicional nas mesas de páscoa com os melhores produtos portugueses, e como tal não pode faltar na sua mesa. A visão deste folar desperta em nós memórias de Páscoas passadas e ajuda a criar novas memórias felizes em torno da mesa pascoal.
Se o quer recriar em sua casa, não precisa de ter receio: a receita é surpreendentemente fácil de se fazer, com ingredientes simples e tradicionais que garantem o melhor sabor. Por isso, siga as nossas indicações e faça o seu Folar Alentejano em sua casa. Depois de experimentar, diga-nos se gostou do resultado!
4. Folar de Valpaços
Podemos ter a tendência de pensar que fazer um folar é algo de difícil e muito complexo, mas a verdade é que as receitas não são complicadas e podem facilmente ser recriados em casa. O folar de Valpaços não é exceção.
O segredo do sucesso da receita está no facto de o folar levedar duas vezes e, claro, nos ingredientes de qualidade que usa, como enchidos da região e um azeite do melhor que há. Se quer fazer folar de Valpaços em casa, siga as nossas indicações e prepare-se para saborear esta delícia única!
5. Folar Algarvio
O folar algarvio é um doce tradicional de Páscoa do sul português, sendo que não há mesa algarvia que não tenha o presente. Se quer experimentar esta versão de folar, ou apenas reavivar memórias de infância, experimente recriar a receita em sua casa.
E não se preocupe, porque não é nada difícil de fazer. Com apenas alguns ingredientes, conseguirá fazer um folar de comer e chorar por mais. Por isso, siga as nossas indicações e faça o seu Folar Algarvio em sua casa. Depois, diga-nos o que achou do resultado!
6. Folar de carne
Quando se pensa em Páscoa, pensa-se em folar. Dependendo da região, este folar pode ser mais doce ou mais salgado. Se no resto do país quem ganha é o folar doce (como o folar de Olhão e o folar Alentejano), no Norte as preferências recaem sobre o folar salgado (como o folar de Chaves ou o folar de Valpaços, em Trás-os-Montes), seguindo-se ainda hoje receitas tradicionais desta iguaria que são de comer e chorar por mais.
Para um folar salgado, as carnes de qualidade são essenciais, já que são elas que vão dar o sabor característico ao folar e torná-lo ainda mais rico e reconfortante. Por isso, se quer fazer um folar de carne em sua casa, siga a nossa receita simples e prática. Depois de provar, diga-nos se gostou do resultado!
7. Folar doce
O folar é praticamente sinónimo de Páscoa no nosso país, apesar de todas as diferentes formas de o fazer que existem. No Norte de Portugal, privilegia-se o folar salgado (como o Folar de Chaves ou o Folar de Valpaços, por exemplo), e no resto do país, é o folar doce que reina.
Se está à procura de recriar o folar doce da sua infância (ou se está mais habituado à versão salgada e quer experimentar esta versão do folar), deixamos-lhe aqui a receita, muito simples de se seguir e com resultados de comer e de chorar por mais. Faça o seu folar doce em casa seguindo as nossas indicações. Verá que é muito simples, e que o esforço vale bem a pena!
8. Folar da Páscoa
Comer folar na altura da Páscoa é um dado quase adquirido para a maioria das famílias na altura da Páscoa… ou até noutras alturas do ano, quando a vontade por comer esta iguaria tradicional aperta mais e quando temos a receita.
Ao contrário do que pode parecer, fazer folar em casa não é muito difícil, e, o pouco trabalho que dá vale bem a pena quando provamos o resultado e nos vem um sorriso aos lábios devido ao sabor incrível que sentimos. Quer fazer a tradicional receita de folar de Páscoa em sua casa? Veja aquilo de que precisa, siga a receita e diga-nos o que achou!
9. Folar Transmontano
Quem houve falar do folar lembra-se imediatamente da páscoa e das iguarias a esta associadas. O folar transmontano é uma receita de aroma bastante tradicional e que acrescenta sabor à sua mesa, graças aos enchidos de estilo tradicional e à massa fofa, leve e saborosa desta iguaria única.
Se quer recriar o tradicional folar de Trás-os-Montes em sua casa, saiba que o preparo é bastante simples! Por isso, siga as nossas indicações e faça o seu Folar Transmontano em casa. Temos a certeza de que vai adorar o resultado!
10. Folar de Vale de Ílhavo
De fabrico artesanal, os folares de Vale de Ílhavo há muito que são um dos produtos de referência em tempo de Páscoa. Um folar doce, de vários tamanhos e com ovos cozidos por cima como manda a tradição desta época festiva.
De um sabor doce aveludado que o distingue de qualquer outro, muitas famílias não o dispensam na sua mesa. Se quer aventurar-se a preparar o Folar de Vale de Ílhavo, venha conhecer esta receita tradicional