Se há terra onde o encantamento e o mistério se entrelaçam de uma forma única, essa terra é Dornes, que nos dá uma inesquecível lição de história e de natureza. A localidade encontra-se numa península, rodeada pelas águas do Zêzere, e é um local repleto de cultura e tradições religiosas, sendo considerada uma das mais belas e mais bem preservadas vilas do nosso país.
Dornes está enquadrada por uma moldura paisagística única, por entre o rio e as serras, e são muitas as paisagens que o convidam a momentos de reflexão e de observação da natureza e das espécies animais que aqui habitam.
Terá ainda a possibilidade de fazer agradáveis passeios a pé e de barco, banhar-se no rio ou desfrutar de diversas atividades aquáticas. Assim, não admira que este seja um local cada vez mais procurado para escapadinhas.
A Península Encantada, como também é conhecida, conta com um monumento único no nosso país, a Torre Templária de Dornes, uma torre defensiva pentagonal que se destaca das demais construções. Esta torre surpreende-nos pela sua forma invulgar, com as suas cinco faces a tornarem-na num exemplar raríssimo da arquitetura militar dos tempos da Reconquista.
Foi edificada por Gualdim Pais como sendo parte da defesa da linha do Tejo, tendo sido construída sobre a base de uma antiga torre romana, edificada para assegurar a segurança da exploração do ouro que ali se fazia.
Mas existe muito mais para ver, até porque Dornes possui um legado histórico invejável. Comece por percorrer as ruelas empedradas da povoação, apreciando as suas casas de xisto. De seguida, siga caminho até um dos pontos mais visitados da localidade, o Templo de Nossa Senhora do Pranto.
De exterior branco e simples, esta igreja surpreende-nos pela riqueza do seu interior e pelo magnífico órgão de tubos. Este é um templo bastante frequentado, especialmente em alguns momentos do ano, como nas peregrinações. De destacar também o seu púlpito renascentista, datado de 1544, que é formado por cinco fiadas de rosetas e que tem ao centro a Cruz de Cristo.
No que toca ao património cultural, no cimo da localidade, junto à estrada, encontrará um barco de três tábuas, que é um testemunho de uma arte em vias de extinção, a construção das embarcações, que outrora animavam o rio Zêzere neste ponto.
Caso visite Dornes nos meses mais quentes, vale também a pena ir até à praia fluvial e à cascata do Penedo Furado, onde encontrará paisagens magníficas, num cenário natural único e que nos convida ao descanso e à contemplação da natureza.
Como pode ver, não faltam bons motivos para visitar a magnífica localidade de Dornes, que conta com um vasto património e com paisagens de grande e rara beleza.
Para animar ainda mais o seu passeio, a localidade conta com alguns restaurantes, onde poderá provar diversos pratos da gastronomia local, que conta com iguarias como o peixe do rio frito, o lagostim do rio ou a carne de porco com amêijoa do rio. Já no que toca às sobremesas, o mel encontra-se muito presente nos doces regionais.
Portanto, comece a planear a sua próxima escapadinha até Dornes, porque verá que existe muito a descobrir nesta magnífica e histórica localidade. Vai ser uma daquelas visitas que lhe vai ficar na memória por muito tempo, pela riqueza de toda a experiência e pelo excelente acolhimento de quem aqui vive.
No final da sua visita a Dornes, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Para além de comprar um produto de qualidade, está também a ajudar a economia local e a permitir que os habitantes desta aldeia possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.