A ecovia do Vez é um trilho que tem 32 km de extensão, seguindo o percurso do rio Vez desde Sistelo, às portas do Gerês, até à sua foz no rio Lima, seguindo depois por mais uns quilómetros deste rio. A ecovia tem início no Sistelo e termina em Jolda de S. Paio, podendo o percurso ser feito ao contrário. A ecovia encontra-se dividida em três etapas, cada uma com as suas belezas e particularidades.
A Etapa 1 tem cerca de 12,5 km, partindo de Jolda S: Paio e terminando em Arcos de Valdevez. A Etapa 2 começa em Arcos de Valdevez e termina em Vilela, tendo cerca de 10.2 km.
Por fim, a Etapa 3 segue de Vilela a Sistelo e tem cerca de 9,8 km. Esta última etapa costuma ser chamada de passadiços do Sistelo e é considerada a mais bonita de todas, apesar de os passadiços apenas estarem presentes numa parte do percurso e de ser a etapa mais inclinada.
Ao longo do percurso, podemos ver pequenas cascatas (especialmente no inverno), rápidos no rio e as águas transparentes à medida que o Vez se torna maior e mais calmo.
Ao longo do caminho, terá também muitas oportunidades para mergulhar e nadar no rio. Irá passar por locais como a ponte medieval de Vilela e antigos moinhos, nadar em praias fluviais ou simplesmente maravilhar-se com a beleza da paisagem.
Para fazer o percurso, recomendamos que deixe o carro em Arcos de Valdevez e apanhar um táxi para o Sistelo. A partir daí, pode fazer as etapas 2 e 3, já que o percurso é sempre descendente ou plano. Pode depois deixar a etapa 1 para o dia seguinte.
É claro que pode sempre fazer uma etapa por dia, para apreciar a paisagem mais a fundo, ou fazer a ecovia do Vez num só dia, embora sejam muitas horas a caminhar. Se preferir ter apenas uma pequena amostra da ecovia, existe um caminho circular no Sistelo, com 3 ou 4 km, que desce cerca de 2 km da ecovia, atravessa o rio e volta pelo outro lado.
Quanto a dificuldades, as etapas 1 e 2 do percurso são praticamente planas e muito fáceis de se fazer, com a única dificuldade a ser a distância. A etapa 3 é um pouco mais difícil, devido à inclinação, mas não é excessivamente complicada.
No caso de querer fazer as 3 etapas num só dia, a história é outra, até porque são cerca de 32,5 km a caminhar. Portanto, a não ser que esteja habituado a trilhos longos, o melhor será fazer as etapas em diferentes dias.
A ecovia do Vez pode ser seguida por qualquer pessoa, mesmo crianças e idosos, desde que tenham a resistência necessária para fazer caminhadas longas. Como existem bastantes entradas no trilho, torna-se perfeito para famílias, que podem entrar e sair do percurso quando quiserem.
Não se esqueça de levar umas boas sapatilhas de caminhada, água e snacks, ou até mesmo uma refeição completa, caso vá fazer mais que uma etapa. Também pode ser útil levar fato de banho no verão, para parar e refrescar-se no rio.
Não se esqueça sempre de apanhar o lixo e levá-lo consigo até se poder desfazer dele no local conveniente. Respeite também todos os animais e plantas, e abstenha-se de colher espécies vegetais para levar consigo.
Tenha também atenção ao gado e respeite a propriedade privada. Tendo atenção aos sinais, conseguirá ter uma experiência incrível na ecovia do Vez, já que o percurso se encontra muito bem sinalizado.
Caso seja um amante de bicicletas, saiba que também é possível fazer este percurso dessa forma. As etapas 1 e 2 revelam-se bem agradáveis em bicicleta, mas as coisas complicam-se na etapa 3 e, quanto mais próximo do Sistelo, mais o solo vai ficando cheio de rochas e raízes de árvores. Portanto, tenha isso em conta quando estiver a planear a visita à ecovia do Vez de bicicleta.