O Centro de Portugal é todo um país dentro do nosso país, devido à sua extraordinária diversidade, podendo-nos deparar com aldeias tradicionais, praias selvagens, neve, e uma paisagem extraordinária e imperdível. Esta incrível diversidade é, sem dúvida, um dos grandes motivos para visitar esta região numa escapadinha de fim de semana ou até mais prolongada.
Para além de toda a diversidade paisagística e cultural, o Centro de Portugal é também rico em património arquitectónico. São, aliás, vários os monumentos considerados Património Mundial pela UNESCO que se encontram no centro do país. E a cereja no topo do bolo: a sua riquíssima gastronomia, onde se incluem os doces conventuais.
A sua enorme riqueza tornam-na numa região muito apelativa para se passar férias ou até mesmo para uma escapadinha. E se são esses os seus planos, nada como inspirar-se um pouco com a nossa lista. Descubra alguns dos melhores locais para uma escapadinha no Centro de Portugal.
1. Coimbra
Falar de Coimbra é falar de fado, de estudantes, de bairros históricos e da tradição. Esta cidade foi capital do nosso país até 1255, tendo deixado raízes profundas na nossa história. Não pode deixar de conhecer a Universidade de Coimbra e de caminhar pelo Jardim Botânico, que tem cerca de 13,5 hectares de pura natureza a descobrir.
2. Tomar
É a chamada “cidade dos Templários”, estando a sua história ligada à desta Ordem no nosso país. Aqui se encontram monumentos únicos como o Castelo dos Templários, um edifício militar do século XII que é Património Mundial da Unesco. Não pode deixar de conhecer o Convento de Cristo, verdadeira amálgama de diversos estilos arquitetónicos, com destaque para o renascentista, gótico e românico.
3. Alcobaça
Se está de passagem por Alcobaça, visite o Jardim do Amor e suba até ao Castelo para ter uma vista desafogada. Mas não há como não destacar o Mosteiro de Alcobaça entre as muitas maravilhas que por aqui encontra. Este mosteiro foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, sendo Património da Humanidade da UNESCO desde 1989. É aqui que se encontram os túmulos de Pedro e Inês.
4. Sortelha
É das mais antigas aldeias históricas, e é também a que se encontra a maior altitude (760 metros). É também das aldeias mais bem preservadas de Portugal. As ruas e vielas de Sortelha encontram-se cercadas por um círculo defensivo, vigiado pelas muralhas do castelo do século XIII. Não deixe de visitar este monumento e conhecer alguns dos maiores túmulos medievais de toda a Península Ibérica.
5. Piódão
É outra das mais bonitas aldeias de Portugal e dificilmente encontra no país outra como ela. Piódão está classificada como Aldeia Histórica mas é também uma aldeia de xisto. Pertence ao concelho de Arganil e fica na encosta da Serra do Açor. Chegar até ao Piódão implica vaguear pelas estradas sinuosas da serra, mas a visita vale bem a pena. As suas casas de xisto dispostas ao longo da encosta da serra conferem-lhe a alcunha de “aldeia presépio”.
6. Monsanto
É conhecida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal” desde 1938, título que empunha com orgulho. As ruas e casas da aldeia histórica de Monsanto foram construídas a partir das falésias rochosas e das grandes pedras em granito que a rodeiam. Rica em história, ainda hoje se realiza o Festival das Cruzes, a cada 3 de maio, que celebra a resistência da aldeia a um cerco feito pelos romanos, no século II a.C. Não deixe de visitar o castelo e aí apreciar a bela paisagem envolvente.
7. Leiria
Encontra-se bem no centro do nosso país, e conta com um vasto património. Procure conhecer o castelo, a Igreja de São Pedro (do século XII), as ruas do centro histórico e a Rota d’O Crime do Padre Amaro, com ilustrações de Sílvia Patrício, com diversas obras em memória de Eça de Queiroz. Não deixe também de passear pelas margens do rio Lis.
8. Óbidos
A sua muralha é um cartão-postal desta belíssima vila, dispensando apresentações. Até 1834, era conhecida como “presente das rainhas”, já que fez parte do dote de muitas delas. É considerada uma vila literária, com a UNESCO a conceder-lhe inclusivamente essa distinção em 2015, já que muitos espaços degradados foram reabilitados e transformados em livrarias.
9. Candal
Aquela que é uma das aldeias de serra mais visitadas está situada numa colina virada a sul da serra da Lousã, na estrada nacional que liga Lousã a Castanheira de Pera. As ruas da aldeia de Candal são íngremes e conduzem a um belíssimo miradouro, com magnífica vista sobre o vale. Pode encontrar várias atividades a fazer na aldeia ou na região envolvente. Não deixe de visitar a Loja das Aldeias do Xisto.
10. Linhares da Beira
A aldeia medieval de Linhares da Beira, fundada no século XII, apresenta ainda hoje um património arquitetónico muito rico, com destaque para o castelo, com vista para o Mondego. Nesta aldeia, as tradições ainda se mantêm vivas e fazem parte da vida dos habitantes, com os poucos estabelecimentos comerciais a serem passados de pais para filhos e com as senhoras e levarem a roupa suja até às margens do rio.
11. Berlengas
São um destino popular, mas não perderam a sua beleza selvagem e tranquila. O arquipélago conta apenas com um hotel e um parque de campismo numa das ilhas (a única que é habitada), estando o resto bem preservado, num verdadeiro paraíso natural feito de pequenas praias que se destacam entre a água cristalina e as arribas.
12. Covilhã
Falando do Centro de Portugal, não podemos deixar de referir a Serra da Estrela e, claro, a Covilhã, um dos melhores locais de onde pode partir à descoberta da Serra. Aqui encontra 9 rotas para ficar a conhecer a cidade mais a fundo, como os roteiros das judiarias e da lã. Visite também a Igreja de Santa Maria e maravilhe-se com os seus azulejos azuis e brancos.
13. Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo é o local perfeito para dias de descanso e tranquilidade, com uma vista maravilhosa e com um património único e histórico, do qual destacamos o castelo. Associada à aldeia, está uma lenda, que diz que São Francisco de Assis por aqui pernoitou, recarregando energias antes de regressar à estrada e completar a sua peregrinação até Santiago de Compostela.
14. Castelo Novo
A aldeia medieval de Castelo Novo, com ruas estreitas e labirínticas, é linda e transporta os visitantes para outros tempos. O seu castelo tem mais de 800 anos, existindo inclusive relatos que admitem que a idade da aldeia é bem mais antiga. Abençoada pela Serra da Gardunha, que empresta alma a uma aldeia, já de si cheia de identidade e interesses, em plena raia beirã, Castelo Novo é em si mesma um convite para desfrutar. Cresceu em torno das suas muralhas, que vão definindo uma estrutura magnífica.
15. Almeida
O período da sua fundação remonta ao Paleolítico, uma época em que os povos lusitanos ocuparam a região oeste da Península Ibérica, alguns séculos antes da fundação do Reino de Portugal. Almeida encontra-se no distrito da Guarda, bem próxima da fronteira com Espanha, e está cercada pela muralha hexagonal que foi erguida no século XVII, que lhe dá a sua aparência única e que ainda conserva importantes peças de arquitetura militar de Portugal.
Óbidos na região oeste e próximo de Lisboa é a mais bonita e mundialmente famosa pelas suas muralhas e castelo envolvendo toda a vila medieval.