De vez em quando é necessário fugir da rotina ou, simplesmente, ter um tempo de paz, sossego e serenidade apenas com a sua cara metade ou com os seus amigos. Por isso mesmo, uma escapadinha, mesmo que sejam apenas alguns dias, pode muito bem ser a solução para recuperar energias. E o Parque Nacional Peneda Gerês possui muitos locais ideais para este tipo de passeio.
São locais onde é possível ter uma escapadinha a dois ou com amigos em aldeias repletas de tradição e com muitas atividades para fazer. E se for adepto de férias na Natureza e ao ar livre, o Parque Nacional Peneda Gerês oferece a possibilidade de realizar ótimos passeios com o seu par enquanto fica alojado numa belíssima casa rústica e romântica, com lareira, de preferência.
Para que não lhe faltem opções, preparamos para si uma lista com alguns dos melhores destinos desta região. Descubra algumas das melhores escapadinhas de fim de semana do Parque Nacional Peneda Gerês.
1. Branda da Aveleira
A Branda da Aveleira, localizada às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, é um daqueles casos que mostra que a resiliência das pessoas não tem limites. Utilizada durante séculos como residência temporária, este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. Mas renasceu das cinzas e agora espera pela sua visita.
Hoje, a Branda da Aveleira possui um conjunto de casas destinadas ao turismo rural. Foram cuidadosamente recuperadas, mantendo a traça original. Tudo foi reconstruído de modo a manter viva a essência da aldeia e proporcionando o conforto que se exige nos dias de hoje.
2. Pitões das Júnias
Localizada na parte transmontana do Parque Nacional da Peneda Gerês, Pitões das Júnias é uma das aldeias típicas e tradicionais desta região. É também uma das mais famosas e visitadas. E não é por acaso!
É famosa pelo seu fumeiro e pela sua gastronomia e por isso vale bem a pena almoçar em qualquer um dos restaurantes que aqui existem. Depois do almoço, caminhe pelas ruas estreitas da aldeia e descubra os seus recantos e pequenos detalhes.
Se estiver com forças para mais, pode visitar as ruínas do Mosteiro de Pitões das Júnias. O local é mágico e é fácil perder algumas horas a imaginar como seria a vida dos monges que aqui viveram durante séculos. Aventure-se também pelos passadiços até chegar ao miradouro com vistas para a cascata de Pitões das Júnias. A vista vale bem a pena o esforço!
3. Soajo
É uma das surpresas mais agradáveis do Gerês. Esta aldeia típica tem sido recuperada a um bom ritmo nos últimos anos. São cada vez mais as pessoas que recuperam as casas que possuem nesta aldeia e as transformam em segunda habitação ou turismo rural.
A aldeia do Soajo é conhecida também pelos seus espigueiros, tal como o Lindoso. Mas não se fique apenas por aí: aventure-se pelo seu interior e descubra uma aldeia de ruas e ruelas estreitas e sinuosas, ladeadas por casas antigas de granito. O passeio é sublime.
Destacam-se também a sua pequena praça central, o Largo do Eiró, com o seu peculiar pelourinho. E nas redondezas pode encontrar o quase secreto Poço Negro, local onde pode desfrutar de um banho refrescante nos dias quentes de Verão.
4. Sistelo
Conhecida pelo “Tibete Português”, o Sistelo é uma das mais recentes descobertas no Parque Nacional Peneda Gerês. A aldeia, famosa pelos seus socalcos verdejantes, pela sua relação com a água e pelo estilo de vida rural dos seus habitantes viu o número de turistas aumentar exponencialmente depois de implementados os passadiços do Sistelo.
Este percurso, devidamente sinalizado, é um dos grandes motivos para visitar esta região mas não é o único: a gastronomia, a natureza, as tradições e o modo de vida rural da aldeia do Sistelo cativam qualquer aventureiro.
5. Aldeia de Pontes
Desabitada há mais de 15 anos mas nunca esquecida… A Aldeia de Pontes é uma aldeia Inverneira de Castro Laboreiro. Significa isto que alguns dos moradores passavam aqui o Inverno porque esta aldeia teria melhores condições para alimentar o gado durante esta época. Pontes está agora a ser totalmente recuperada para turismo rural. O projeto é recente mas já começa a atrair cada vez mais turistas que procuram paz, sossego e comunhão com a natureza envolvente.
A partir da Aldeia de Pontes saem 7 trilhos pedestres que pode utilizar para explorar a região. A grande maioria destes percursos pedestres são pequenos e de dificuldade fácil. Permitem descobrir uma região repleta de rios de água límpida, pontes medievais, pequenas cascatas e lagoas quase secretas. A não perder!
6. Castro Laboreiro
Um castelo que nos recorda as batalhas antigas que aqui se travaram, pontes e igrejas medievais, fornos e moinhos comunitários… tudo em Castro Laboreiro respira história e tradição. Esta é, sem dúvida, uma das aldeias mais bonitas do Gerês.
Grande parte das suas casas foi recuperada para turismo rural. É ainda possível visitar o museu etnográfico e o núcleo megalítico. Mas o melhor de tudo talvez seja observar o dia-a-dia das pessoas, conhecer os hábitos e tradições deste povo e descobrir mais sobre a sua cultura.
Na floresta circundante, além da exuberante floresta de carvalhos e medronheiros, é possível avistar javalis, veados e lontras. Uma das melhores formas de explorar a região é realizar o trilho castrejo. São 17 quilómetros mas acredite: vale bem a pena.