Se está à procura de uma viagem rápida de fim de semana, locais onde o tempo passa devagarinho, não se preocupe, que nós damos uma ajuda. Na nossa lista, deixamos-lhe sugestões de aldeias e vilas a visitar na época do Natal em Portugal, com sugestões no Norte, Centro e Alentejo, para que possa escolher a opção que mais lhe convém e agrada.
Em muitas destas aldeias existem animações e atividades durante o Natal, tornando-as uma ótima ideia para uma escapadinha em família, com crianças, que certamente irão adorar a experiência. Todas elas proporcionam um ambiente rústico e tradicional, que enche a alma e o coração durante esta época festiva.
Por isso mesmo, sem tem 2 ou 3 dias disponíveis e quer recarregar baterias enquanto proporciona bons momentos para toda a sua família, descubra connosco 10 fantásticas escapadinhas de Natal em Portugal.
1. Branda da Aveleira (Melgaço)
Branda da Aveleira destaca-se pelo lago que recebe os visitantes, e pelos trilhos pedestres que atraem muitos caminhantes, bem como pelo casario de pedra, envolvido pela natureza e por campos de cultivo. Da Estrada Municipal 503, consegue já avistar ao longe as casas, e, mesmo à porta da aldeia, encontra o miradouro, que destaca o grande dinamizador de Branda da Aveleira, José Maria Rodrigues.
A partir do miradouro, descerá em direção à aldeia, passando pelo pequeno santuário da Senhora da Guia e pelo restaurante O Brandeiro, antes de entrar nesta aldeia simplesmente mágica.
2. Figueira (Proença-a-Nova)
A aldeia de Figueira surpreende pela grande densidade do seu aglomerado urbano. É o local ideal para passear em família, já que o percurso é circular e plano, e os habitantes são muito afáveis e gostam de receber os visitantes e mostrar-lhes a aldeia e os arredores.
Faça um passeio a pé pelas ruas de Figueira e parta à descoberta do forno comunitário, que ainda hoje funciona. Irá também encontrar várias hortas, quintais e capoeiras, e não será de surpreender se encontrar galinhas à solta nas vielas entre as casas.
3. Marvão
Esta vila fortificada, com raízes alentejanas, convida-nos a fazer passeios em família e a tirar fotografias um pouco por toda a parte, já que encontra diversos pontos de interesse histórico nas suas ruas. Para além da sua história, a paisagem envolvente é também de cortar a respiração, e convida ao descanso e à contemplação.
Encontra na zona várias possibilidades de alojamento, para que possa desfrutar de uma escapadinha com toda a tranquilidade e conforto, quer seja a dois ou em família. Os hotéis são de qualidade e gastronomia que neles se serve é de comer e chorar por mais.
4. Monsanto (Idanha-a-Nova)
Esta aldeia muito bem conservada sobressai no cimo de uma encosta, com as casas a imporem-se contra os penedos de granito, mostrando assim a força de vontade dos habitantes ao longo das gerações. Graças à sua posição privilegiada, Monsanto foi um local de grande interesse e relevância durante as guerras peninsulares.
Fruto dessa herança militar, encontra, à entrada de Monsanto, o Largo do Baluarte, onde pode encontrar alguns canhões históricos, e a partir do qual conseguirá apreciar devidamente a paisagem daquela que é considerada a “aldeia mais portuguesa de Portugal”.
5. Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)
Esta vila fortificada medieval está situada no topo de uma colina, e oferece-nos paisagens incríveis sobre a planície alentejana e o Lago do Alqueva. A vista exterior de Monsaraz é de cortar a respiração, mas olhando para o interior, também se vai encantar com as casas caiadas de branco, muitas com flores e trepadeiras à porta.
O seu belíssimo centro histórico convida a passeios tranquilos, através de cenários perfeitos para tirar fotografias e imergir-se completamente numa aura puramente alentejana, onde a beleza da simplicidade espreita a cada esquina.
6. Montesinho (Bragança)
Montesinho é uma aldeia serrana, tipicamente transmontana, cujo aglomerado urbano é constituído por casas em pedra granítica e telhados em lousa. Montesinho é muito procurada pelos apreciadores de turismo de montanha, e tem também várias opções de turismo rural. Não pode deixar de visitar o Núcleo Interpretativo, para assim conhecer melhor a aldeia e as suas tradições, e começar a sua exploração do Parque Natural de Montesinho da melhor forma.
7. Piódão (Arganil)
É conhecida como “aldeia presépio” pela forma como o conjunto de casas se aninha na Serra do Açor, e pelas vielas e arruamentos que fazem lembrar um presépio tradicional. A viagem para a aldeia é feita de curvas e contracurvas, mas vale muito a pena.
Para visitar Piódão, terá que subir degrau a degrau aldeia acima, maravilhando-se a casa passo com algo novo na paisagem ou nas casas. Percorra todas as ruas, e repare na curiosidade de que quase todas as janelas e portas das casas de xisto do Piódão se encontram pintadas de azul vivo.
8. Pitões das Júnias (Montalegre)
Pitões das Júnias é a aldeia mais alta das Terras de Barroso, e uma atração muito popular do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Antes de chegar à aldeia, desvie em direção ao cemitério, no Largo do Anjo da Guarda, e deixe-se deslumbrar com a vista panorâmica que daí tem sobre Pitões das Júnias e o maciço rochoso que lhe serve de cenário de fundo.
Durante a sua estadia na aldeia, procure fazer a caminhada até ao mosteiro de Santa Maria das Júnias, e procure visitar também Montalegre e o seu castelo. A gastronomia da região, com os seus pratos típicos à base de carne, é outro dos grandes motivos para se perder pelo Barroso.
9. Quintandona (Penafiel)
Quintandona encontra-se bem perto do Porto, e é uma aldeia impecavelmente preservada, que tem ainda uma forte componente recreativa e cultural. Encontra também por aqui diversos alojamentos de turismo rural, que foram recentemente recuperados, mas que mantiveram a traça rústica das casas em xisto, lousa e granito. Durante a sua visita à aldeia, não pode deixar de fazer o percurso até ao Monte da Pegadinha.
10. Sistelo (Arcos de Valdevez)
Esta aldeia está inserida na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, e é conhecida pelos seus socalcos, sendo daí que lhe vem também a designação de “Tibete português”, algo injusto para Sistelo, que possui a sua própria beleza. Siga a pé por entre as casas, espigueiros e os lavadouros, até chegar ao Miradouro dos Socalcos, onde pode contemplar a beleza da aldeia de forma mais completa.
Na estrada nacional, encontra também um Parque de Merendas, onde tem vistas desafogadas sobre este cenário. Na aldeia em si, encontra diverso património a ser visitado, mas destacamos o castelo de Sistelo.