A espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata) é uma planta herbácea, suculenta e perene, originária de África, que se adapta bem a diversos climas e condições de cultivo. Possui folhas longas, grossas e em forma de espada, com cores que variam do verde escuro ao amarelo.
Neste artigo, vai aprender como plantar e cuidar da espada-de-são-jorge, quais são os seus benefícios e como usá-la na decoração. Também vai conhecer alguns tipos de espada-de-são-jorge. Vamos lá?
A espada-de-são-jorge é uma planta fácil de plantar e de manter. Pode ser cultivada tanto em vasos como em canteiros, dentro ou fora de casa. Veja o que precisa para plantar a sua:
- Um vaso ou um canteiro com boa drenagem. Pode usar argila expandida, pedras ou cacos de cerâmica no fundo do recipiente para facilitar o escoamento da água.
- Um substrato leve e fértil. Pode usar uma mistura de terra vegetal, areia e húmus de minhoca ou compostagem orgânica.
- Uma muda ou uma folha de espada-de-são-jorge. Pode comprar uma muda pronta num viveiro ou loja especializada, ou fazer a sua própria a partir de uma folha cortada da planta mãe. Neste caso, deixe a folha secar por alguns dias antes de plantá-la.
- Uma tesoura ou uma faca afiada e limpa. Vai precisar destes utensílios para cortar a folha ou separar a muda da planta mãe.
Para plantar a sua espada-de-são-jorge, siga os seguintes passos:
- Escolha um local com iluminação indireta ou meia sombra para colocar o seu vaso ou canteiro. A espada-de-são-jorge não gosta de sol direto, pois pode queimar as suas folhas.
- Preencha o fundo do vaso ou canteiro com o material drenante, formando uma camada de cerca de 5 cm.
- Coloque uma camada de substrato por cima do material drenante, deixando um espaço livre para acomodar a muda ou a folha.
- Faça um buraco no centro do substrato com os dedos ou com uma pá pequena.
- Coloque a muda ou a folha no buraco, com cuidado para não danificar as raízes ou o caule.
- Cubra as raízes ou o caule com mais substrato, pressionando ligeiramente para firmar a planta.
- Regue bem a planta, sem encharcar o substrato.
Pronto! Agora já tem a sua espada-de-são-jorge plantada. Lembre-se de regá-la regularmente, mas sem excesso, pois ela é sensível ao apodrecimento das raízes. Uma vez por semana é suficiente, mas verifique sempre se o substrato está seco antes de regar novamente.
Como cuidar da espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é uma planta resistente e que não exige muitos cuidados.
No entanto, alguns cuidados básicos podem garantir que ela cresça saudável e bonita. Veja quais são eles:
- Adube a sua planta periodicamente. Pode usar um adubo orgânico, como torta de mamona ou farinha de ossos, ou um adubo químico, como NPK 10-10-10, seguindo as instruções do fabricante. O ideal é adubar a sua planta a cada três ou quatro meses, preferencialmente na primavera ou no verão, que são as estações de maior crescimento.
- Pode a sua planta quando necessário. Pode podar a sua espada-de-são-jorge para remover as folhas secas, amareladas ou danificadas, ou para controlar o seu tamanho e formato. Use uma tesoura ou uma faca afiada e limpa para fazer os cortes, e descarte as partes podadas no lixo orgânico ou numa composteira.
- Limpe as folhas da sua planta regularmente. Pode usar um pano húmido ou uma esponja macia para remover a poeira e os resíduos que se acumulam nas folhas da sua espada-de-são-jorge. Este processo irá deixar a sua planta mais bonita e saudável, pois vai permitir que ela respire melhor e absorva mais luz.
- Proteja a sua planta de pragas e doenças. A espada-de-são-jorge é uma planta resistente, mas pode ser atacada por alguns insetos, como cochonilhas, pulgões e ácaros. Se notar a presença dessas pragas na sua planta, pode usar um inseticida natural, como óleo de neem ou sabão de coco, para combatê-las. Aplique o produto nas folhas afetadas com um borrifador, seguindo as instruções do fabricante. Repita o processo até eliminar as pragas. Se a sua planta apresentar sinais de doenças, como manchas, fungos ou apodrecimento, pode usar um fungicida natural, como bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã, para tratá-la. Aplique o produto nas partes doentes com um pincel ou um cotonete, seguindo as instruções do fabricante. Repita o processo até curar a doença.
Como usar a espada-de-são-jorge na decoração
A espada-de-são-jorge é uma planta que se destaca pela sua beleza e elegância. Pode ser usada na decoração de diversos ambientes, tanto internos como externos. Veja algumas dicas de como usar a espada-de-são-jorge na decoração:
- Escolha um vaso que combine com o seu estilo e o seu ambiente. Pode usar um vaso de cerâmica, de plástico, de metal ou de madeira, de acordo com o seu gosto e o seu orçamento. Também pode pintar ou decorar o seu vaso com fitas, tecidos, pedras ou outros materiais.
- Combine-a com outras plantas. Pode criar um arranjo com outras plantas que tenham cores, formas ou texturas diferentes da espada-de-são-jorge, criando um contraste interessante. Por exemplo, pode combinar a espada-de-são-jorge com cactos, suculentas, bromélias ou orquídeas.
- Coloque-a em locais estratégicos. Pode usar a espada-de-são-jorge para delimitar espaços, criar pontos focais ou trazer vida para cantos vazios. Por exemplo, pode colocá-la na entrada da sua casa ou do seu escritório, para atrair boas energias e proteger contra as más; na sala de estar ou de jantar, para criar um clima acolhedor e sofisticado; no quarto ou no banheiro, para purificar o ar e relaxar; na varanda ou no jardim, para trazer mais verde e frescura.
Tipos de espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge é uma planta que possui diversas variedades, que se diferenciam pelas cores, tamanhos e formatos das suas folhas. Veja alguns tipos de espada-de-são-jorge que pode encontrar:
- Espada-de-são-jorge verde: é o tipo mais comum e tradicional da planta. Possui folhas verdes escuras com riscas transversais mais claras.
- Espada-de-santa-bárbara: é uma variedade que possui folhas verdes com bordas amarelas.
- Espada-de-são-jorge variegada: possui folhas verdes com manchas brancas ou amarelas. É uma planta mais delicada e que precisa de mais luz do que as outras.
- Espada-de-são-jorge anã: possui folhas menores e mais finas do que as outras. É ideal para vasos pequenos ou arranjos florais.
- Espada-de-são-jorge cilíndrica: possui folhas cilíndricas e pontiagudas, que se assemelham a agulhas. É uma planta rara e exótica, que chama a atenção pela sua forma.