Favaios faz parte do concelho de Alijó e é conhecida por ser uma das aldeias mais típicas de todo o Douro Vinhateiro, sendo impossível dissociar o belíssimo rio da cultura e hábitos dos habitantes desta localidade. Favaios é muito conhecida pelo seu moscatel, que se tornou tão famoso que é impossível dissociar este licor do nome da aldeia. E se está a pensar fazer uma visita a esta localidade, saiba que existe muito para ver e descobrir.
Para começar, e como não poderia deixar de ser, existem diversas casas senhoriais e brasonadas em Favaios, um testemunho da importância agrícola e vinícola desta região. Muitas das casas encontram-se abertas ao público e oferecem provas de vinho, que se revelam experiências imperdíveis.
A origem desta aldeia vem do tempo dos romanos, sendo ainda possível visitar o resto das muralhas e do castelo, datadas dessa época. Por outro lado, não podemos deixar de destacar a Igreja Matriz e diversas capelas, que foram construídas entre os séculos XVII e XIX. E se pretende compreender a cultura do povo que mora nesta aldeia, não pode deixar de visitar o Museu do Pão e do Vinho.
A cultura e personalidade aguerrida da população está bem patente na histórica batalha pela produção do Moscatel de Favaios, que é o produto mais famoso da localidade. Nos anos 30 do século passado, a Casa do Douro, entidade que gere os assuntos ligados à produção de vinho na região, decidiu tentar dar um golpe final na produção de moscatel.
Assim, estipularam que a aguardente utilizada para a produção de moscatel apenas podia ser proveniente de vinhas situadas a menos de 500 metros de altitude. A sua intenção, no fundo, era forçar os habitantes de Favaios, cujas vinhas se encontravam a mais de 600 metros de altitude, a deixar de produzir moscatel e passarem a produzir vinho do Porto.
Essa intenção, contudo, não se realizou, porque os produtores de Favaios se revoltaram contra a Casa do Douro e fundaram a sua própria cooperativa. Essa cooperativa iniciou-se com apenas 100 pequenos produtores, mas o tempo deu-lhes razão. Hoje, conta com mais de 600 produtores, e o seu licor é consumido e reconhecido em todo o país.
Foi dessa forma que, numa pequena aldeia vinhateira, se criou um licor que faz frente em fama e qualidade àquele que é o mais famoso vinho português, produzido nas restantes aldeias da região: o vinho do Porto. Esta história mostra também que é possível que um pequeno punhado de aldeões teimosos vençam os grandes barões do Douro no seu jogo.
Uma vez feito uma visita demorada à belíssima aldeia de Favaios, não deixe de conhecer os seus arredores. Para começar, contemple as magníficas paisagens a partir de um dos vários miradouros da região. Os mais próximos são o miradouro do Ujo, o miradouro de São Lourenço e o miradouro de Casais do Douro.
Bem perto, encontrará o Pinhão, que é uma das mais emblemáticas vilas do Douro, famosa pela sua magnificamente decorada estação de comboios. Nos seus arredores, pode também visitar diversas quintas, onde poderá fazer provas de vinho.
Poderá também visitar outras magníficas aldeias do Douro Vinhateiro, com destaque para Provesende, que está a apenas 30 minutos de distância. Não podemos também deixar de destacar São Martinho de Anta, terra natal do escritor Miguel Torga, local de belíssimas paisagens onde poderá visitar um museu dedicado a este escritor, assim como a sua casa.
Como pode ver, existe muito a descobrir em Favaios e nos seus arredores. Por entre história, gastronomia e cultura, encontra na região tudo o que precisa para uns dias de descanso muito agradáveis e que vai querer repetir.
No final da sua visita a Favaios, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.