Em Portugal é possível encontrar diversas aldeias encantadoras, cada uma com as suas caraterísticas e história. Na zona da Serra da Estrela, um local de beleza incrível, podemos encontrar diversas Aldeias de Montanha, que apresentam uma grande riqueza e que proporcionam uma experiência imperdível aos visitantes. Uma dessas aldeias chama-se Fernão Joanes e é um local com caraterísticas muito próprias, que encantam os visitantes.
A aldeia beirã de Fernão Joanes encontra-se em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a cerca de 30 minutos da Guarda. Tem uma população residente de cerca de 250 habitantes, sendo que a maioria apresenta já uma certa idade.
O seu nome invulgar surgiu a partir de um pequeno núcleo de casas de uma quinta que se encontrava na tutela de um senhorio, provavelmente em finais do século XII/XIII. Esse homem teria o nome de Fernão Joanes ou de Fernão João, ficando o seu nome para nome também da aldeia.
Esta é uma terra de pastores, onde as ovelhas são tratadas como rainhas e chegam até a vestir de gala em dias de festa. A sua população era economicamente dependente da pastorícia e da indústria dos lanifícios, e, a dada altura, existiam mais de 4000 ovelhas na aldeia.
Os habitantes da aldeia levam a tarefa de cuidar dos seus rebanhos muito a sério e, portanto, em maio, os pastores conduzem os seus rebanhos, todos lavados e decorados com fitas e borlas de lã coloridas, até à capela de Nossa Senhora do Soito, para assegurar a bênção para mais um ano de trabalho.
Apesar das pequenas dimensões desta aldeia, existe aqui muito para ver. Para começar, esta é a única aldeia no país exclusivamente destinada aos animais e, para o celebrar, desde 2002 que existe a Festa da Transumância, evento dedicado aos pastores da freguesia e aos seus respetivos animais. Mas as coisas a ver não ficam por aqui.
Por exemplo, os amantes de caminhadas podem seguir o Trilho das Canadas, que se inicia junto ao museu da tecelagem da aldeia de Meios e que percorre os trilhos usados pelos pastores durante a transumância. O percurso segue em direção às Eiras, sendo possível observar a paisagem e diferentes espécies de aves. Poderá também apreciar o núcleo antigo de Alvoco da Serra, o museu de Arte Sacra, uma ponte medieval, os Cortes e canadas, os moinhos de água, o forno comunitário e, finalmente, a Eira.
Outro local de grande interesse é a Igreja de São João Batista, dentro da qual existem vários altares, sendo que se destaca o altar das almas, graças à sua magnífica pintura. Poderá igualmente visitar o parque de lazer de Nossa Senhora do Soito, que se encontra na periferia da capela com o mesmo nome.
Aqui se encontram diversas zonas verdes, um grande parque de merendas, um polidesportivo, um campo de futebol, balneários e camaratas com capacidade para 30 pessoas. Poderá realizar diversas atividades no local, como escalada, slide e rappel. Mesmo ao lado da ermida de Nossa Senhora do Soito, irá encontrar uma necrópole medieval, com um conjunto de sepulturas que remonta aos séculos X-XII.
Duas outras coisas se destacam em Fernão Joanes. Para começar, a sua gastronomia de qualidade, na qual estão presentes produtos como a alheira, a farinheira, o chouriço, a morcela e a bucheira. A zona recebe também bem os apreciadores de queijo, existindo requeijão, queijo fresco e o famoso queijo da Serra da Estrela.
Nos pratos em si, destacamos o ensopado de borrego à pastor, o cabrito assado à moda da Serra e o caldo da castanha pilada. Nos doces, poderá provar o arroz doce com leite de ovelha, a bola doce, as filhós, o doce de abóbora com requeijão ou os biscoitos da Senhora do Soito.
Para além da gastronomia, outro grande destaque é o motocross, sendo que a tradição deste desporto na aldeia conta já com cerca de duas décadas. Desde essa altura que se faziam provas de caráter amador na região, e desde 2014 que aqui se realiza uma etapa do Campeonato da Europa de Motocross e do Nacional de Motocross.
Para o campeonato europeu, toda a aldeia se associa, sendo que os diferentes habitantes se voluntariam em peso para ajudar na organização, com as funções a serem distribuídas para que todos possam contribuir. Portanto, se é um fã de motocross, vai adorar o local!
Seja qual for a vertente que o leve a querer visitar Fernão Joanes, a verdade é que esta aldeia nos deixa encantados de todas as formas, pelo que esta será uma daquelas visitas que recordará durante muito tempo.