Há dias em que queremos comer algo que seja nutritivo e tenha muita cor e sabor, mas em que não temos vontade de passar muito tempo a cozinhar. A tentação de mandar vir comida nessas alturas é grande, mas a verdade é que existem receitas como esta de filetes de pescada no forno com limão, que não dão trabalho e são perfeitas nessas ocasiões.
No caso deste prato, não precisa de muitos ingredientes e apenas tem de colocar tudo numa assadeira. Depois, o calor do forno trata do resto, permitindo-lhe ir descansar ou fazer outras coisas enquanto o seu jantar é preparado. Depois, basta servir com um acompanhamento da sua escolha, e desfrutar da refeição.
Verá que estes filetes de pescada no forno com limão se vão tornar numa presença frequente na sua casa, mesmo nas ocasiões em que tem convidados e os quer deliciar com um prato leve e cheio de sabor. Se ficou com vontade de experimentar, reúna os ingredientes e faça este prato já para a sua próxima refeição!
Ingredientes:
- 4 filetes de pescada
- 100 ml de azeite
- Sumo de um limão
- 2 limões
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- Q.b. de sal, orégãos e pimenta
Preparação:
- Aqueça o seu forno a 180ºC.
- Coloque a pescada numa assadeira, regada com um fio de azeite.
- Coloque por cima a cebola em meias-luas, e os limões em rodelas.
- Tempere com sal, pimenta, orégãos, o sumo de limão e o alho laminado.
- Deixe marinar por cerca de 20 minutos.
- Leve ao forno quente por cerca de 40 minutos, até a pescada dourar.
- Sirva bem quente.
Dicas:
- Pode deixar marinar o peixe durante mais tempo, para que ganhe ainda mais sabor. Por exemplo, se sabe que o dia vai ser complicado, pode deixar o prato já pronto a ir ao forno durante a hora de almoço. Assim, o peixe ganha sabor ao longo do dia e, ao chegar a casa, apenas tem de ligar o forno e assar a pescada.
- Pode juntar outros ingredientes a este prato, como pimentos em tiras ou rodelas de tomate.
- Use ervas aromáticas para realçar o sabor da pescada. Ervas como orégãos e manjericão secos são uma boa escolha, mas pode usar também cebolinho ou salsa. Em alternativa, polvilhe a pescada saída do forno com ervas frescas da sua preferência, para mais cor e sabor.
- Se quiser, pode colocar umas batatas em rodelas junto da pescada, para que cozinhem ao mesmo tempo. Desse modo, terá uma refeição ainda mais completa sem ter de ter muito mais trabalho.
- O tempo de forno dependerá do seu aparelho. Portanto, recomendamos que acompanhe a preparação deste prato. Poderá retirar a pescada do forno quando estiver cozida, mas ainda húmida. Não a deixe demasiado tempo no forno, para que não fique seca.