O Parque Natural do Alvão, em pleno Trás-os-Montes, é normalmente bem conhecido por todos os apaixonados por trekking. Por aqui não faltam oportunidades de embarcar numa nova aventura à descoberta de Portugal – é por isso que temos uma nova sugestão que não vai querer passar – a Cascata de Fisgas de Ermelo.
É uma das maiores cascatas em toda a Europa, com a sua nascente a mais de 800 metros de altura. É de uma dimensão e imponência desarmantes, caracterizada pelas várias fendas no solo (daí «Fisgas de Ermelo»), que significa que a água corre e cai por várias pequenas cascatas e em diferentes direções – ao invés de unicamente na vertical, como na maioria dos casos.
A sua origem está na contínua fracturação das rochas, ao longo dos anos, que acabou por gerar uma falha geológica significativa. A cascata pode ser observada em todo o seu esplendor desde o famoso Miradouro das Fisgas de Ermelo. A nível paisagístico, este fenómeno é responsável pela existência de várias lagoas e piscinas naturais ao longo do rio Olo, que formam o cenário perfeito para se deixar levar num dia de caminhadas, banhos e contacto absoluto com a natureza.
Se é fã de caminhadas e está sempre à procura do próximo desafio, considere o trilho PR3 – Fisgas de Ermelo. É o percurso de excelência se o que pretende é imergir verdadeiramente na natureza da serra e ficar a conhecer a fundo as paisagens desta região deslumbrante. No entanto, existe também uma opção mais rápida e de menor dificuldade, pelo que pode sempre visitar a cascata ainda que disponha de menos tempo.
Ermelo é uma pequena aldeia localizada na parte mais a sul do Parque Natural do Alvão. Conserva ainda vários elementos que denunciam a sua origem secular, em especial as típicas casinhas de xisto e lousa, que se destacam na paisagem rural e montanhosa.
É aqui, junto à Igreja Paroquial de Ermelo, que tem início o trilho que o levará até à cascata. É um trilho exigente fisicamente – não só pela distância (cerca de 14 km, percurso circular), mas também pelo desnível (cerca de 650 m no total). Sugerimos que reserve um dia inteiro para que possa aproveitar a caminhada sem pressas. Deve procurar também começar o trilho cedo.
É importante ter em conta que não é recomendável para crianças ou qualquer pessoa com limitações de mobilidade, e que deve preparar-se com roupa e calçado confortável, bem como bastante água para todo o caminho.
Mas não deixe que isto o demova! Este trilho, inaugurado em 2016, é um dos percursos de excelência da região, e promete levá-lo numa experiência imersiva pela beleza crua e selvagem da Serra do Alvão. Além disso, conte com algumas oportunidades de ir a banhos durante o caminho, aproveitando a água fresca das lagoas naturais para se refrescar.
Trata-se de um percurso oficial, e por isso, bem sinalizado e visível sempre ao longo do caminho – basta seguir as indicações no terreno e seguir com atenção. Comece junto ao pelourinho da Igreja de Ermelo e siga as indicações de início do percurso até chegar a uma pequena ponte que atravessa a ribeira da Fervença.
Em seguida, vai encontrar uma subida íngreme – é por aí! Um pouco mais adiante, antes de chegar à aldeia de Varzigueto, vai encontrar um caminho secundário que o levará até às Piocas de Cima. Vale a pena fazer um desvio para dar um mergulho nas águas frescas destas lagoas, provenientes de várias pequenas cascatas.
Uma vez de volta ao trilho principal, o percurso segue agora paralelo ao rio Olo (rio que passa também por Lamas de Olo, uma das aldeias mais bonitas da região). Aproveite as sombras das árvores para descansar e repor energia. Em breve chegará a Varzigueto.
Mais à frente, surge um acesso secundário que deve tomar se quiser visitar as Piocas de Baixo. Terá que andar mais um pouco, afastando-se do percurso inicial, mas se não se importar de adicionar esse desvio ao seu roteiro, garantimos que não se vai arrepender! Mais uma vez, encontrará uma piscina natural, de água cristalina, que convida a ir a banhos, relaxar e apreciar devidamente o sossego da serra.
De volta ao trilho, continue a seguir as indicações e chegará ao tão aguardado Miradouro das Fisgas de Ermelo. Deixe-se deslumbrar pela paisagem vertiginosa sobre a Serra do Alvão e com destaque para a grande cascata. Para o regresso, deve tornar a seguir os sinais do trilho PR3, que é circular. O caminho vai levá-lo a atravessar de novo o rio, desta vez pela ponte de madeira da Abelheira, e, após uma subida mais inclinada, retornará então ao ponto de partida.
Percurso alternativo (e mais fácil!)
Existe um percurso mais curto, com cerca de 5km no total (ida e volta), pelo qual pode optar caso prefira um caminho mais rápido e fácil. Basta estacionar o carro no parque de estacionamento das Piocas de Cima, junto à aldeia de Varzigueto e seguir pelo caminho de terra batida, que o levará até às lindas lagoas naturais das Piocas de Cima.
Passará também pelo miradouro Alto da Cabeça Grande, que oferece uma vista ampla e direta para a Cascata de Fisgas de Ermelo – uma paisagem inconfundível que não pode mesmo perder.