Na região do Fundão, podemos visitar e explorar algumas das Aldeias Históricas de Portugal e ficarmos deslumbrados com esta região e com o encanto natural da Serra da Gardunha. Além disso, a sua centralidade permite-lhe visitar outras regiões, como a de Belmonte e a Covilhã. Mesmo assim, há muito que ver no Fundão, região que tem como símbolo a famosa cereja, que nasce entre as duas serras e que é muito apreciada por todos os que têm a oportunidade de a provar.
Um bom lugar para começar a sua visita é a aldeia de Castelo Novo, uma das doze aldeias históricas de Portugal. A aldeia encontra-se na Serra da Gardunha e tem um património arquitetónico único, ao qual se alia uma paisagem verdadeiramente apaixonante e verdejante, reconhecida por ser uma das mais bonitas da região. Nesta aldeia, tudo é harmonioso e envolvente, desde os sons da água que cai das fontes à presença do granito nas casas, praças e calçadas.
Em Castelo Novo, não pode deixar de conhecer a sua igreja matriz, o seu castelo e a praia fluvial. Também poderá visitar o Cabeço da Forca (composto por duas pedras grandes e buracos, onde os criminosos eram punidos pelos seus crimes) e a Lagariça (antigo lagar de vinho construído na época dos romanos).
Não podemos deixar de destacar também o Miradouro das Alminhas, que se encontra na subida para o centro da aldeia, e que lhe permite ter uma vista panorâmica sobre os arredores da localidade.
Outra aldeia que deve absolutamente visitar quando estiver no Fundão é Janeiro de Cima. Esta é uma aldeia de xisto, situada na margem esquerda do rio Zêzere, e rodeada por diversos terrenos agrícolas. Visitar Janeiro de Cima é embarcar numa viagem no tempo, até porque neste local são reinventadas várias tradições antigas e memórias ancestrais.
Janeiro de Cima está também situada numa região com uma grande beleza natural, e dispõe de uma série de atividades turísticas, especialmente na sua bonita praia fluvial. A aldeia é também muito conhecida pelas suas ruas estreitas e pátios floridos.
E é impossível visitar o Fundão sem passar por Alpedrinha. Encontra-se na encosta sul da Serra da Gardunha, a cerca de 500 metros de altitude. A aldeoa tem hoje pouco mais de mil habitantes, mas chegou a ter mais de 7 mil, nos seus tempos áureos. É conhecida pela “Sintra das Beiras” e é um daqueles locais imperdíveis no Centro de Portugal.
Quem visita Alpedrinha hoje, pode ter uma pequena ideia da sua importância no passado, já que esta foi sede de concelho até ao século XIX, o que ajuda a explicar a grande quantidade de solares e casas senhoriais que por aqui abundam, testemunho em pedra das famílias poderosas que por aqui passaram.
Imperdível é também a Serra da Gardunha, que tem uma das melhores paisagens e encantos do Fundão. Para além deste concelho, abrange também o concelho de Castelo Branco, a Quinta de Monte Leal e parte da freguesia de Castelejo. A paisagem desta Serra é muito marcada pela água, granito e xisto, e o local tem uma diversidade paisagística e biológica muito bem conservada.
Cada recanto da Serra conta com uma forte intervenção humana, especialmente nas áreas agrícolas, que se destinam aos cerejais, fonte da famosa Cereja do Fundão, que é um símbolo reconhecido a nível nacional e internacional deste magnífico concelho.
Para além de poder apreciar a natureza, terá muitas opções de lazer à sua disposição durante a sua visita ao Fundão, pelo que terá sempre o que fazer para desfrutar ao máximo das suas férias ou escapadinha.
Afinal, o Fundão é um pequeno paraíso, que é capaz de lhe proporcionar uma autêntica viagem no tempo e diversas experiências únicas, tendo por base a natureza, tão presente na região.
No fundo, acaba por ser um daqueles locais que nos surpreende pela positiva, devido à diversidade de opções, pela riqueza do património, pela sua gastronomia e pelas paisagens que apresenta, cativando-nos e mantendo-se na nossa memória durante muito tempo.