A região do Fundão é o sítio perfeito para visitar e explorar algumas das Aldeias Históricas de Portugal e perder-se no encanto da Serra da Gardunha. A sua centralidade faz com que seja possível visitar outras regiões como a de Belmonte e Covilhã. Para além disto, esta região tem como símbolo a famosa cereja do Fundão que nasce entre as duas serras e que quem a provou, aprova e ainda repete. Conheça agora o que o Fundão pode oferecer.
A Aldeia de Castelo Novo é uma das doze aldeias históricas de Portugal que recebeu este mesmo distintivo. Situa-se na Serra da Gardunha e dispõe de um património arquitetónico único e de uma paisagem apaixonante com tons verde e cinza e uma das vistas mais bonitas da região.
Tudo ali é envolvente e harmonioso, desde os sons das águas que caem das fontes até ao granito que ergue a aldeia, as praças e calçadas. Aqui pode-se visitar a igreja matriz, o castelo e a praia fluvial.
Para além disto, é possível visitar também o cabeço da forca que é composto por duas pedras grandes e buracos onde os criminosos eram punidos pelos seus crimes, e a lagariça que se trata de um antigo lagar de vinho construído na época dos romanos, e o miradouro das alminhas que se encontra na subida para o centro da aldeia.
Outra aldeia que detém o mesmo título é a Aldeia de Janeiro de Cima. É uma aldeia de xisto que se encontra na margem esquerda do Rio Zêzere, rodeada por vários terrenos agrícolas. Nesta aldeia, embarca-se numa viagem do tempo onde são reinventadas várias tradições antigas e memórias ancestrais.
Janeiro de Cima está localizado numa região com uma beleza natural que disponibiliza uma série de atividades turísticas, nomeadamente na bonita praia fluvial. É caraterizado pelas suas ruas estreitas e pátios floridos.
A Serra da Gardunha é aquela que detém uma das melhores paisagens e encantos do Fundão. Para além deste, abrange também o concelho de Castelo Branco, a Quinta de Monte Leal, e parte da freguesia de Castelejo. A água, o granito e o xisto marcam uma presença bastante grande nesta que é uma serra com uma diversidade paisagística e biológica conservada.
A paisagem desta serra revela uma forte intervenção humana, principalmente nas áreas agrícolas destacando os cerejais que são fonte da famosa cereja do Fundão que é um símbolo deste mesmo concelho.
Esta belíssima paisagem poderá ser aproveitada, pelos amantes de turismo de natureza, através dos alojamentos encontrados, principalmente, dentro de gigantes bolas brancas – “Natura Glamping”. O seu conceito passa não só pela ecologia, como também pelo glamour e inovação, tentando oferecer uma experiência única.
O ambiente envolvente transmite uma serenidade e paz inigualável e é o puro contacto com a natureza que desperta os sentidos dos visitantes daquela região. São possíveis realizar diversas atividades permanentes (indoor e outdoor) e eventos variados. As massagens de relaxamentos e a yoga são algumas das atividades realizadas, assim como as visitas programadas, algumas culturais e outras desportivas.
Fundão, uma região em Castelo Branco, é um pequeno paraíso capaz de proporcionar uma viagem no tempo ou até mesmo, experiências únicas tendo por base a natureza. E a verdade é que não há nada melhor do que descobrir as maravilhas que o nosso pequeno e grande país tem.