De origem asiática, as hortênsias são plantas que chegaram à Europa há muitos séculos e que souberam adaptar-se perfeitamente ao Velho Continente.
Crescem em forma de videira e têm folhas e flores bastante grandes. Além disso, as flores são muito coloridas e possuem um aroma agradável. As mais comuns são de flor branca, seguidas por hortênsias de flor rosa. A menos comum é a hortênsia azul, com uma cor delicada e única, razão pela qual geralmente é a mais preciosa.
Aprenda como cuidar de uma hortênsia para que ela nasça e permaneça grande e saudável e, acima de tudo, com aquelas cores magníficas que tornam as hortênsias flores que qualquer pessoa gostaria de ter nos seus jardins.
Precauções a ter com as hortênsias
A hortênsia é uma planta muito especial devido às suas belas e grandes flores que crescem durante a primavera e só manterão todo o seu esplendor durante esta época do ano. Mas, para florescerem na primavera, devem ser tratadas e cuidadas ao longo de todo o ano. As hortênsias duram muitos anos em jardins se tiverem solos bem preparados e muito espaço.
Em vasos, duram cerca de quatro anos e, para que durem tanto tempo, é preferível tê-las nos terraços ou varandas, ao ar livre. Durante os meses mais quentes e com mais sol convém resguardar as suas hortênsias num local com sombra.
A melhor época para comprá-las, de acordo com especialistas em jardinagem, é no primeiro trimestre do ano, pouco antes do início da primavera. Para seleccionar uma hortênsia, verifique se as folhas e caules estão saudáveis e impecáveis.
Se quiser plantá-las em casa e tirá-las do vaso, lembre-se de que a qualidade do solo influencia muito a intensidade dos tons da hortênsia. E se quiser que a planta dê mais flores na primavera, é melhor podar no final do inverno, removendo apenas os galhos que deram flores e também os que estão danificados.
Como em todas as plantas, é conveniente trocar o vaso quando o anterior ficar pequeno e renovar o solo naquele momento, para que a hortênsia floresça com mais intensidade.
Dicas e truques para cuidar de hortênsias
O cuidado das hortênsias deve ser constante ao longo do tempo, para que elas nascam saudáveis e sejam sempre bonitas. Aqui estão algumas dicas sobre seus cuidados:
As hortênsias devem ser colocadas em locais claros e bem ventilados, de preferência ao ar livre, pois precisam de muita luz para que as folhas não fiquem amarelas. Mas nem todos os climas são válidos. Em climas mais quentes e com mais horas de sol é melhor colocá-las à sombra.
Como o calor não é bom para as hortênsias, é preciso procurar lugares frios que não ultrapassem os 20ºC. Se a temperatura for mais alta a hortênsia parará de florescer.
Esta planta precisa de muita humidade para que o seu crescimento seja adequado e floresça normalmente. Deve ser regada todos os dias com água quando estiver em flor, tendo sempre o cuidado de deixar drenar para não encharcar. Quando chove, aproxime-a da chuva. Esta planta gosta de se molhar.
Quando a planta está em flor deve adicionar fertilizante líquido para que as folhas e as flores sejam sempre grandes e bonitas.
A hortênsia cresce muito e por isso pode ser difícil transplantá-la para outro vaso. É melhor remover todos os galhos e caules que não são mais saudáveis, raspar o solo com a ajuda de um raspador até vermos as raízes e renovar o solo, mantendo o mesmo vaso. Elas vão durar os quatro anos que geralmente duram em perfeitas condições.
Se a planta da hortênsia estiver a crescer demais demais, o que você pode fazer é usar guias para segurar os galhos e mantê-las rectas.
Quando as folhas ficam amarelas é porque a água da irrigação tem muito cal. É melhor irrigar com água previamente descalcificada e usar urze-terra, à venda em lojas especializadas.
Para acabar com os pulgões que podem surgir nas hortênsias, use um anti-pulgão ou um inseticida normal.
As Hortênsias e as suas cores: a hortênsia azul
Quando vemos hortênsias em jardins e plantas, notamos que são rosa, brancas e azuis.
A hortênsia azul é a mais rara e preciosa, embora o seu cuidado não seja diferente dos cuidados de qualquer outra hortênsia. Você mesmo pode alterar a cor original das flores, plantando-as em um solo especial e mais alcalino ou regando-as com um produto chamado sulfato de alumínio.
Mas, para não complicar, é melhor pedir à florista um produto chamado “liquidificador de hortênsias” e adicioná-lo à água de irrigação. Mas deve fazê-lo apenas com as hortênsias de flores cor de rosa, pois as brancas não mudam de cor.
Também pode adicionar produtos ricos em enxofre ao solo da hortênsia, que fará diminuir o pH natural do solo que é onde as hortênsias azuis florescem melhor. De qualquer forma, deve ser paciente, pois este processo pode não ocorrer na primeira vez mas sim apenas alguns meses. Portanto, o segredo é ser persistente até que você tenha aquela bela e impressionante hortênsia azul.