O Douro é conhecido pelas suas vinhas e pelos seus socalcos, sendo uma região rica em história e com uma grande beleza natural, onde pode encontrar muitas atividades para fazer. Por aqui não faltam também hotéis, que pode visitar em qualquer altura do ano, e que o convidam a descobrir mais sobre os vinhos que aqui são produzidos e sobre a história de cada local.
Muitos dos melhores hotéis do Douro possuem atividades destinadas aos apreciadores do Vinho do Porto. Essas atividades podem ir desde simples provas até participar ativamente numa vindima tradicional. Outros hotéis também também possuem restaurantes que oferecem pratos típicos da região duriense e museus que permitem conhecer a história das famílias que as fundaram.
Alojar-se num destes hotéis é uma das melhores formas de conhecer a região banhada pelo rio Douro e de descobrir todas as tradições associadas ao vinho e à vinha. Descubra alguns dos melhores hotéis do Douro para ficar alojado durante uma escapadinha romântica.
1. Six Senses Douro Valley
Este fantástico hotel está localizado na margem sul do rio Douro, no concelho de Lamego. A herdade onde está incluído tem 8 hectares e conta com 57 alojamentos, 3 restaurantes, uma adega com excelentes colheitas produzidas no vale e um impressionante Six Senses Spa, considerado um dos melhores do país.
O hotel destaca-se ainda pelo seu enorme casarão histórico, um dos mais imponentes e importantes da região do vale do rio Douro. Nos últimos anos, o Six Senses Douro valley soube transformar-se numa das grandes referências turísticas da região.
2. Quinta do Vallado
A Quinta do Vallado, construída em 1716, está localizada a cerca de 10 minutos de carro da cidade da Régua. Este hotel possui 5 quartos numa casa senhorial original do século XVIII e mais 8 numa unidade mais moderna e completamente construída em xisto, a rocha típica do Douro.
Os quartos da casa senhorial estão mobilados de acordo com o estilo do século XVIII, com móveis antigos e outros objetos tradicionais daquela época, enquanto que os 8 quartos do novo hotel são mais modernos e minimalistas. Além disso, é possível desfrutar de belos jardins, ótimos vinhos, vistas incríveis, uma piscina ao ar livre e um terraço que cerca o hotel.
3. Casa de Gouvães
É o sítio ideal para umas merecidas férias em família ou com o grupo de amigos. A villa, de aluguer privado, oferece uma vista panorâmica incomparável sobre o vale do Douro, perfeita para recarregar energias. Foi reconstruída no séc. XIX, e conta agora com três quartos duplos, sala de estar com lareira e espaço exterior com piscina.
4. Quinta do Medronheiro
Antigamente era uma exploração agrícola e pecuária, até que, em 2001, foi comprada pela família Oliveira, que empreendeu o desafio de a restaurar de uma ponta à outra. Hoje, conta com doze quartos, duas suítes e até um T1, ideal para famílias.
Oferecem uma imperdível prova de vinhos e lanche com produtos regionais, para grupos de pelo menos 8 pessoas (20€/pax). Além disso, pode simplesmente explorar a natureza nos 37 hectares que compõem a quinta, e onde também vivem vários animais como ovelhas e cavalos.
5. Quinta Nova
A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, localizada perto do Pinhão, é composta por 120 hectares. Apesar de muito antiga, a quinta foi cuidadosamente preservada. O solar do século XVIII é agora um fantástico hotel, possuindo uma capela de estilo barroco datada de 1795 e também uma adega de 1764.
Para além das características únicas que a quinta oferece, existem ainda 11 quartos, um restaurante, um bar e uma piscina exterior rodeada por um fantástico jardim. É ainda possível participar em provas de vinho e visitas à adega, mas a sua principal atração é o seu fantástico museu do vinho onde poderá conhecer a história deste local.
6. Quinta da Pacheca
Esta é uma das mais antigas quintas do Douro, sendo anterior até à criação da Região Demarcada, em 1756. Aqui pode fazer diversas atividades, entre as visitas à quinta, provas de vinhos e passeios pela região.
Também pode passar aqui a noite e, se quiser experimentar algo de diferente, reserve um quarto no interior de uma pipa gigante, tendo as vinhas a seus pés. Na época de vindimas, existem programas especiais, mas qualquer altura do ano é perfeita para visitar esta quinta.
7. Quinta de La Rosa
A cerca de 1 km do Pinhão, encontra, junto ao rio, a quinta de La Rosa, uma propriedade da família Bergqvist que faz da hospitalidade o seu lema. Pode percorrer a pé o trilho que leva ao Vale do Inferno, que é a estrela maior dos seus vinhedos, e fazer uma tão apreciada prova de vinhos, incluída na sua visita. Dependendo da época do ano, pode também participar nas atividades relacionadas com as vinhas, como a poda.