VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

Ilha dos Amores: uma ilha deserta e paradisíaca em pleno Douro

A Ilha dos Amores, no Douro, está repleta de mistérios, histórias e lendas para contar. Mas é também famosa pela sua beleza. Descubra mais sobre este paraíso.

VxMag by VxMag
Mai 26, 2021
in Viagens
0
Ilha dos Amores

Ilha dos Amores

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025
Castelo de Vide

Castelo de Vide: o Alentejo em todo o seu esplendor

Abr 10, 2025

Certamente já deve ter ouvido falar da Ilha dos Amores, mas sempre relacionada a Camões e ao seu poema Os Lusíadas. Mas a verdade é que existe uma Ilha dos Amores, no Douro, terra de mistérios e lendas, que ainda é pouco conhecida. A ilha é pequena, mas cheia de encanto e com uma paisagem intocada.

Pensa-se que a semelhança do nome com a Ilha dos Amores de Camões trata-se de uma mera coincidência. O que é certo é que o local é igualmente maravilhoso e parece quase ter sido criado a partir da imaginação de um poeta!

A ilha formou-se graças à subida do nível das águas, há centenas de anos atrás. Esta porção de terra tem cerca de 29 metros de altitude e 1400m2. Também conhecida como Ilha do Castelo, o local tem vista privilegiada para o cruzamento dos rios Douro e Paiva, congregando os distritos do Porto, Viseu e Aveiro. No local existem ruínas de uma antiga estrutura militar da Idade Média, o que poderá fazer supor que esta ilha foi importante na defesa desta região.

Ilha dos Amores
Ilha dos Amores

Estas ruínas seriam as de um castelo, construído no século XII. Aliás, pensa-se que seja por isso que o nome oficial da Ilha dos Amores é “Ilha do Castelo” e também tenha sido essa a origem no nome do concelho onde fica a ilha: Castelo de Paiva. Existem ainda vestígios de uma ermida dedicada a São Pedro.

Na margem norte do Rio Douro, bem perto da Ilha dos Amores, fica a praia fluvial de Bitetos, em Marco de Canaveses. Na margem sul do rio, ainda mais perto, fica também a praia fluvial do Castelo. Ambas são ótimas alternativas para poder desfrutar de uns banhos no Douro e, ao mesmo tempo, aventurar-se de barco até à Ilha dos Amores. (Não se recomenda que o faça a nado por causa da profundeza do rio nesta região).

Em ambas praias fluviais existem pequenos cais para barcos que podem ser utilizados para visitar a ilha (que também possui um cais). E pode aproveitar para levar consigo a merenda e fazer um piquenique numa das mesas espalhadas pela ilha. No final, lembre-se de trazer consigo todo o lixo que produziu!

A lenda da Ilha dos Amores

Existem várias lendas associadas a esta ilha, como não podia deixar de ser. A mais popular fala de uma história de amor entre uma fidalga e o filho de um lavrador. Este romance não era bem aceite, graças à diferença de classes sociais, mas mesmo assim os dois conseguiam encontrar-se, até ao dia em que o pai da jovem a proibiu de o fazer, sendo esta prometida a outro fidalgo. O filho do lavrador decidiu tomar medidas extremas: matou o pai da amada e atirou-o ao rio, para não haver provas do crime. 

Ilha dos Amores
Ilha dos Amores

O jovem escondeu-se na Ilha dos Amores, onde viveu durante vários anos, até que decidiu ir buscar a sua amada, já que, ali, poderiam viver os dois em paz, longe dos olhares reprovadores do mundo. E assim fez.

No entanto, quando os dois se dirigiam de barco para a ilha, levantou-se uma grande tempestade que engoliu a barca onde o casal se encontrava. Diz-se que a tempestade foi causada pelo espírito do pai da fidalga, que assim vingou a sua morte. Verdadeira ou não, a história não deixa de ter o seu encanto. 

Como visitar a Ilha dos Amores?

Se decidir visitar a ilha, saiba que esta tem um pequeno cais, onde pode chegar de barco. Na ilha, poderá encontrar uma grande diversidade natural, de plantas rasteiras a árvores altas e imponentes, que mostram uma Natureza em estado selvagem e genuíno.

Entre outras espécies, poderá encontrar carvalhos, pinheiros-mansos e pinheiros-bravos, oliveiras, juncos, freixos, amieiros e carvalhos. Desfrute desta paisagem única fazendo um pequeno passeio pela ilha, aproveitando também as águas cristalinas e calmas que banham esta pequena ilha.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Queijadas de Évora
Gastronomia

Queijadas de Évora: receita tradicional de um doce irresistível

by VxMag
Mai 11, 2025
0

As queijadas de Évora são um verdadeiro clássico da doçaria conventual alentejana. São perfeitas para um lanche especial ou como...

Read moreDetails
Queijadas de Sintra

Queijadas de Sintra: deliciosas e fáceis de fazer

Mai 10, 2025
Toucinho do Céu de Murça

Toucinho do Céu de Murça: receita antiga e tradicional

Mai 9, 2025
Bolo de iogurte com maçã e canela

Bolo de iogurte com maçã e canela: fofinho e perfeito para o lanche

Mai 8, 2025
Bolo rápido de maçã

Bolo rápido de maçã: fácil de fazer e delicioso

Mai 7, 2025
Queijinhos do céu

Queijinhos do céu: um doce tradicional ao qual ninguém resiste

Mai 6, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine