Diz-se que o iogurte terá sido inventado na Grécia. Não se sabe ao certo a sua origem mas o certo é que é um alimento muito utilizado por diversos povos há centenas de anos. O iogurte natural caseiro pode ser cremoso ou consistente, pode ser feito com frutas ou simples.
É utilizado para temperar certas saladas mas o mais habitual é ser consumido de forma natural, entre refeições, sem nada ou acompanhado com cereais ou frutas. Aprenda a fazer um delicioso iogurte caseiro natural e cremoso.
Iogurte caseiro
É um dos alimentos mais saudáveis que pode consumir e é ainda mais saboroso se for feito em casa. Aprenda a receita fácil de iogurte caseiro.
Ingredientes
- 2 l leite gordo
- 2 colheres de chá de iogurte natural
Preparação
- Aqueça o leite, em lume brando, até aos 82ºC, ou até começarem a formar-se bolhas. Mexa o leite com frequência para não queimar.
- Pode aquecer o leite em banho maria. Este passo não é absolutamente necessário, mas produz um iogurte mais espesso.
- Aqueça água quase até ao ponto de ebulição e deite na geleira, formando uma camada de 8 a 10 cm de profundidade. Feche-a e verifique a temperatura ao fim de 10 minutos.
- Acrescente um pouco de água quente ou fria, conforme o necessário para ajustar a temperatura a cerca de 46 ºC.
- Arrefeça o leite aquecido até aos 46ºC, ou ao ponto em que ainda está quente, mas lhe permite por um dedo sem se queimar. Pode acelerar o processo, colocando o tacho com leite quente numa tigela com água fria e ir mexendo os dois. Não deixe que o leite arrefeça demasiado. As culturas de iogurte mantêm-se mais ativas a uma temperatura superior à do corpo humano.
- Misture um pouco de leite quente com a cultura mãe, mexa para dissolver o iogurte e depois junte-o ao leite. Use apenas uma colher de chá de cultura mãe por litro.
- Guarde a mistura nos frascos. Tape-os.
- Verifique a temperatura da geleira mais uma vez. Deve estar nos 46ºC e assegure-se que o nível de água não é tão alto que deixe os frascos a flutuar.
- Coloque os frascos dentro da geleira e caso sobre muito espaço, acabe de encher com garrafas com água quente. Feche a geleira e coloque-a num sítio quente onde não seja mexida.
- Verifique a temperatura ao fim de uma hora. Caso se encontre abaixo dos 43ºC, acrescente um pouco de água fervida para aumentar a temperatura.
Dicas
- No momento de servir, as opções são infinitas, mas ficam sempre bem com um pouco de compota, frutos vermelhos, granola, mel e frutos secos…
- O iogurte natural utilizado no início serve para fornecer as bactérias necessárias para transformar o leite em iogurte. Se não quiser utilizar iogurte natural, pode utilizar fermento lácteo probiótico à venda em supermercados. A receita, se for feita com fermento lácteo, irá dar origem a um iogurte mais sólido.
- Se preferir, pode adicionar frutas ao iogurte natural. Basta desfazê-las no liquidificador e adicionar ao leite. Pode escolher as frutas da sua preferência, mas banana ou morango costumam ser óptimas opções.
- Se pretender que o iogurte fique mais cremoso, o truque é deixá-lo menos tempo no frigorífico. Quanto mais tempo de frio tiver, mais consistente será.
- Se quiser voltar a fazer iogurte natural caseiro, basta guardar um pouco do que fez e utilizá-lo na próxima receita.
- ATENÇÃO: o prazo de validade do iogurte natural feito em casa é de 7 dias, desde que seja guardado no frigorífico.
Dados Nutricionais
Serving: 125gCalorias: 153kcalHidratos de Carbono: 12gProteínas: 8gGorduras: 8gGorduras Saturadas: 5gColesterol: 25mgSódio: 108mgPotássio: 330mgAçúcar: 13gVitamina A: 405IUVitamina B1: 1mgVitamina B2: 1mgVitamina B3: 1mgVitamina B5: 1mgVitamina B6: 1mgVitamina B12: 1µgVitamina D: 3µgVitamina E: 1mgVitamina K: 1µgCálcio: 283mgFerro: 1mgManganês: 1mgMagnésio: 25mgFósforo: 210mgSelénio: 9µgZinco: 1mg