As tulipas estão entre os bulbos mais populares em jardins de todo o mundo. Valorizadas pelas suas cores vivas e diversas formas de flores, as tulipas são uma planta maravilhosa para o outono, oferecendo um show de flores coloridas na primavera. Aprenda a cuidar delas e a adicioná-las ao seu jardim com rapidez e facilidade.
São plantas da família dos lírios originárias da Ásia central e ocidental. Existem aproximadamente 5.000 espécies de tulipas divididas em 15 categorias, definidas principalmente pelas características de cada flor.
De um modo geral, as suas flores podem ser descritas como simples ou duplas, que florescem com a forma de um copo, uma tigela, um pouco recolhida, longa, fina e até em forma de estrela. Ao escolher o tipo de tulipa que deseja plantar tenha em atenção ao tempo necessário para a floração e ao local onde as quer implementar definitivamente.
As tulipas possuem uma grande variedade de tamanhos. As suas flores são usadas principalmente para decorar grandes recipientes (vasos) devido à possibilidade de combinar diferentes tamanhos e cores.
Estas flores têm uma gama limitada de cores, que oscilam entre o vermelho e o amarelo. No entanto, há também a possibilidade de cultivar híbridos modernos com cores fortes, brilhantes e em tons pastel.
Quando plantar tulipas?
As tulipas não precisam ser estabelecidas até os últimos meses do ano. Acredite ou não, elas só começam ganhar raiz neste momento já que as temperaturas baixas ajudam a eliminar doenças virais que espreitam no solo.
Antes de plantá-las, é necessário proceder à preparação do solo. Cuidar do local onde onde serão plantadas é de extrema importância no cultivo de tulipas. Prepare o solo da seguinte forma:
- Escolher um local ensolarado com boa drenagem
- Cavar a área e afrouxar o solo com cerca de 30 cm de profundidade
- Adicionar um pouco de adubo ou composto seco ao solo
- Adicione um fertilizante granular para ajudar os bulbos a crescer
- Misture o solo e o fertilizante até que estejam unidos
- Depois de preparar adequadamente o local para as tulipas, pode facilmente cavar buracos individuais.
Para o plantio correto, leve em consideração os conselhos que se seguem. Temos certeza de que ele funcionará muito bem se você o colocar em prática.
- Cavar cada buraco três vezes mais profundo que a altura do bulbo da tulipa
- Dispor o broto de modo que a extremidade pontiaguda fique voltada para cima
- Cobrir a área com uma mistura de casca de pinheiro ou folhas desfiadas e pressionar firmemente o solo
- Uma vez estabelecidas os bulbos, eles precisam de ser bem regados
- Se pretende cultivar tulipas perenes, adube-as no momento do plantio no outono. Use material composto orgânico ou um fertilizante de libertação prolongada e específico para bulbos
Como cuidar das tulipas?
O início da primavera significa a abundância de flores, especialmente das tulipas coloridas que aparecem em todos os lugares em jardins, parques e lojas de flores. Seguindo uma rotina de cuidados, é possível preservar a beleza das tulipas durante bastante tempo.
Os cuidados gerais incluem:
- Adicionar composto anualmente
- Cortar as tulipas após a floração
- Remover a folhagem seca apenas 6 semanas após as últimas flores terem morrido
- Plantar as tulipas em locais protegidos dos ventos fortes
- Fertilizar no outono e no início da primavera
- As tulipas precisam de um período frio de pelo menos 10 semanas para florescer
- Água fria e fresca é a melhor para regar, pelo menos uma vez por semana ou quando o solo estiver seco
Que pragas ou doenças podem afectar as tulipas?
Depois de escolher as espécies que você plantará no seu jardim, evite que o bulbo seja macio, solto ou mofado. Desta forma, as hipóteses de as tulipas murcharem cedo demais irão ser menores.
Entre os problemas que geralmente surgem ao plantar esta bela planta estão:
Esquilos e ratos cinzentos: costumam desenterrar os bulbos quando estão no estágio de crescimento. Para detê-los, coloque algumas folhas espinhosas ou brita. Também pode plantá-las em gaiolas de arame que não permitem que eles passem.
Lesmas, caracóis e pulgões: geralmente impedem a estação de crescimento. Para controlar este problema, pode usar uma mistura de água e vinagre muito dissolvido. Outra solução é espalhar sal em redor do plantio para que eles não se aproximem.
Podridão do bulbo: causa distorção de flores e folhas. O único meio de controlar este problema é remover rapidamente os bulbos infectados.
Verões chuvosos, sistemas de irrigação e solos húmidos: provocam a murchidão das tulipas. Para corrigi-lo, adicione casca de pinheiro esmagada, areia ou qualquer outra coisa que incentive a drenagem rápida da água em excesso.
Todas as partes desta planta podem causar dor de estômago se ingeridas. Portanto, como precaução, use luvas ao manuseá-las. O contacto com qualquer parte pode gerar alergias de pele.
Dicas e recomendações
Felizmente, as tulipas estão disponíveis em várias formas, tamanhos e várias cores. Se deseja aproveitar ao máximo a temporada ou quiser avançar com a colheita do próximo ano, tome atenção aos seguintes conselhos:
- Semear bulbos de tulipa no outono, de Setembro a Dezembro
- Certificar-se de plantar em áreas com boa drenagem
- Escolher um lugar que receba o sol da manhã ou da tarde, pois as tulipas não crescerão bem na sombra
- Plantar os bulbos em grupos de dez e deixe pelo menos 10 cm de separação entre cada um
- Evitar a rega exagerada, o solo húmido propicia o aparecimento de fungos e doenças que fazem apodrecer os bulbos
- As tulipas não gostam de humidade excessiva. Mantenha o solo bem drenado, neutro ou levemente ácido, fértil, seco ou arenoso
- Se plantadas profundamente, são mais propensas a florescer ano após ano
- Evite plantar narcisos perto das tulipas. Eles afectam o ciclo de vida da tulipa porque emitem uma substância que os fará murchar rapidamente