A Madeira é feita de penhascos e falésias moldados pelo mar, por praias paradisíacas de areia negra, pelas suas montanhas arrebatadoras e uma gastronomia singular. Uma das melhores formas de conhecer as maravilhas naturais da ilha é percorrendo as suas levadas, algo que pode ser feito praticamente todo o ano graças ao clima ameno da madeira.
As levadas foram construídas há muitos séculos, com o intuito de transportar água da zona norte da ilha, mais chuvosa, para a zona sul. Também serviam de caminhos para a movimentação de pessoas entre as partes mais montanhosas da Ilha da Madeira. Hoje, são um conjunto incrível de trilhos e percursos pedestres que fazem as delícias dos fãs de caminhadas.
Antes de iniciar o seu caminho, não se esqueça de respeitar as regras mais básicas de segurança e do bom senso: entenda a sua forma física, leve água e comida, utilize calçado confortável e roupa adequada e tenha sempre um meio de comunicação disponível. Descubra algumas das melhores levadas para descobrir a Ilha da Madeira.
1. Vereda da Ponta de São Lourenço
O primeiro percurso começa junto à costa, na Ponta de São Lourenço, mais precisamente no Caniçal, em Machico. Percorrendo a levada, poderá ver uma paisagem bastante incomum para a ilha, em que o verde dos vales e montanhas se transforma numa paisagem árida e quase deserta, embora arrebatadora. Aprecie os penhascos e o horizonte sem fim, recortado apenas ocasionalmente pela visão das silhuetas das Ilhas Desertas e da Ilha do Porto Santo.
2. Levada das 25 Fontes e Levada do Risco
No interior da Madeira, na zona da Calheta, encontra aquele que é um dos percursos mais populares da ilha. Inicia-se no Vale do Rabaçal, e o caminho pinta-se de cascatas, lagoas e fontes, que contrastam com o verde vibrante da vegetação. Estas duas levadas têm parte do percurso em comum, apesar de a Levada das 25 Fontes ser um pouco mais extensa. Procure descansar no Miradouro do Rabaçal e apreciar com tempo a paisagem.
3. Levada do Caldeirão Verde
A levada inicia-se em Santana, no Parque das Queimadas, e segue por entre cascatas, com a atração de uma lagoa com águas cristalinas. O trilho segue pelas montanhas, através da vegetação luxuriante, onde o som de água é uma constante. Terá também uma vista incrível sobre a Vila de São Jorge. Aproveite e faça um piquenique em família, ou faça as suas refeições num dos muitos restaurantes de Santana.
4. Levada dos Balcões
O destino final desta levada é o Miradouro dos Balcões, a partir do qual poderá apreciar vistas absolutamente incríveis, que nos deixam sem palavras. Daqui pode contemplar os diversos picos acidentados da ilha, com destaque para o Pico do Areeiro, com 1817 metros, e para o Pico Ruivo, com 1861 metros. Também observa daqui a Rocha da Penha D’Águia, uma das formações rochosas mais peculiares da ilha.
5. Vereda do Areeiro
O percurso tem uma certa dificuldade, pelo que é necessária alguma preparação física. A recompensa, no entanto, é a vista de 360º sobre a ilha e diversos pontos emblemáticos, como a Ponta de São Lourenço, a ilha do Porto Santo ou as Desertas. O caminho passa também pelos três pontos mais altos da ilha: o Pico do Areeiro, o Pico das Torres e o Pico Ruivo. Assim, comece no Miradouro do Pico do Areeiro e siga o percurso através da montanha.
6. Vereda do Pico Ruivo
O percurso começa na Achada do Teixeira e segue até ao ponto mais alto da ilha, o Pico Ruivo. Uma vez aqui, encontra o acesso a outros percursos secundários, como a Vereda da Ilha ou a Vereda da Encumeada. O percurso encanta pela paisagem e pelos momentos em que a serra se parece fundir com o mar. Em dias de mau tempo, pode contar com várias casas de abrigo pelo caminho, onde pode descansar e comer qualquer coisa.
7. Levada do Rei
Este é um dos percursos mais icónicos da ilha, já que não é de grande dificuldade e percorre uma área exclusiva da ilha. Isto porque a levada passa pela Floresta Laurissilva, que é Património Natural Mundial pela UNESCO, que teve origem na Época Terciária, há milhões de anos. Aqui pode observar espécies endémicas, como o loureiro, o til, o barbuzano, os seixeiros e os sabugueiros. No que à fauna diz respeito, pode observar o bis-bis, o pombo-trocaz e o tentilhão.
8. Levada dos Cedros
No lugar do Fanal, em Porto Moniz, inicia-se este percurso, que está integrado no Parque Natural da Madeira e que atravessa também a Laurissilva. O caminho é circular e leva-nos através de uma densa vegetação. Encontra um miradouro, onde poderá parar para apreciar a vastidão da paisagem, e também a Lagoa do Fanal, ponto alto do percurso, com as suas águas puras e cristalinas.
9. Caminho do Pináculo e Folhadal
É um dos percursos mais longos da ilha e recomenda-se apenas aos mais preparados. Percorre as Levadas do Norte e da Serra, indo floresta adentro e dando-nos vistas únicas sobre São Vicente. A partir da zona do Pináculo, consegue ver a paisagem dos Picos Ruivo e Areeiro, mas, pelo caminho, poderá ver inúmeras quedas de água e uma lagoa natural de cortar a respiração, bem como diversas espécies de flora e fauna endémicas.
10. Levada do Furado
Apesar da extensão, este é um percurso fácil, que se inicia em Ribeiro Frio, e que segue um dos caminhos mais antigos e belos da zona. Poderá observar espécies como o loureiro, o Massaroco, as Estreleiras ou a magnífica Orquídea da Serra. Não deixe de parar no Miradouro da Portela e, se ainda tiver forças, siga a Vereda das Funduras até ao lugar de Maroços.