A língua portuguesa é um património cultural que reflete a história, a identidade e a diversidade dos povos que a falam. Mas a língua portuguesa não é estática nem imutável, ela está em constante mudança e renovação, acompanhando as transformações do mundo e da sociedade.
Nos últimos 30 anos, assistimos a uma série de fenómenos que influenciaram a língua portuguesa, como a globalização, a internet, as novas tecnologias, as migrações, os movimentos sociais e culturais. Esses fenómenos trouxeram novas palavras, novos significados, novas formas de expressão. Algumas dessas palavras foram criadas pelos próprios falantes, outras foram adaptadas de outras línguas, outras ainda foram incorporadas sem alteração.
É importante salientar que algumas dessas palavras não são reconhecidas pela norma culta da língua portuguesa, mas são usadas no dia a dia pelas pessoas, especialmente nas redes sociais e nos meios digitais.
1. Avatar
Um avatar é uma representação gráfica de uma pessoa ou de um personagem fictício, que pode ser usada em jogos, redes sociais, chats ou outras plataformas virtuais. A palavra vem do sânscrito avatāra, que significa “descida”, “encarnação” ou “manifestação”. Na religião hindu, um avatar é uma forma humana ou animal assumida por uma divindade.
2. Blog
Um blog é um tipo de site na internet que contém textos, imagens, vídeos ou outros conteúdos sobre um determinado tema ou assunto pessoal. A palavra vem da contração de web log, que significa “diário na web”. Um blog pode ser atualizado com frequência pelo seu autor ou autora, que se chama blogger.
3. E-mail
Um e-mail é uma mensagem eletrónica enviada ou recebida por meio de um computador ou outro dispositivo conectado à internet. A palavra vem da abreviação de electronic mail, que significa “correio eletrónico”. Um e-mail pode conter texto, imagens, arquivos ou links. Para enviar ou receber um e-mail é preciso ter um endereço eletrónico.
4. Emoji
Um emoji é um símbolo gráfico que representa uma emoção, uma expressão facial, um objeto, um animal ou outra coisa. A palavra vem do japonês emoji (絵文字), que significa “caractere pictográfico”. Os emojis são usados para comunicar sentimentos, ideias ou humor em mensagens de texto, redes sociais ou outros meios digitais.
5. Fake news
Fake news são notícias falsas ou distorcidas que são divulgadas na internet ou em outros meios de comunicação com o objetivo de enganar, manipular ou influenciar a opinião pública. A expressão vem do inglês fake news, que significa “notícias falsas”. As fake news podem ter origem em fontes não confiáveis, interesses políticos ou económicos ou simplesmente em brincadeiras.
6. Gamer
Um gamer é uma pessoa que joga videojogos com frequência e habilidade, seja por lazer, seja por profissão. A palavra vem do inglês gamer, que significa “jogador”. Um gamer pode jogar em diferentes plataformas, como computador, consola, celular ou tablet. Um gamer pode também participar de competições, torneios ou eventos relacionados com videojogos.
7. Hashtag
Uma hashtag é uma palavra ou frase precedida pelo símbolo #, que serve para identificar ou categorizar um conteúdo nas redes sociais ou em outros meios digitais. A palavra vem da junção de hash (símbolo #) e tag (etiqueta). Uma hashtag pode ser usada para marcar um tema, um evento, uma campanha, uma opinião ou outra coisa.
8. Influencer
Um influencer é uma pessoa que tem muitos seguidores ou fãs nas redes sociais ou em outras plataformas digitais e que usa a sua popularidade para influenciar o comportamento, as escolhas ou as opiniões dos outros. A palavra vem do inglês influencer, que significa “influenciador”. Um influencer pode ser famoso por vários motivos, como beleza, humor, talento, conhecimento ou estilo de vida.
9. Like
Um like é um sinal de aprovação ou de agrado que se dá a um conteúdo nas redes sociais ou em outras plataformas digitais. A palavra vem do inglês like, que significa “gostar”. Um like pode ser representado por um ícone de coração, de polegar para cima ou de outra forma. Um like pode também ser usado como verbo, significando “dar um like”.
10. Live
Uma live é uma transmissão ao vivo de um vídeo na internet ou em outra plataforma digital. A palavra vem do inglês live, que significa “ao vivo”. Uma live pode ser feita por uma pessoa ou por um grupo, sobre um assunto qualquer, com ou sem interação com o público. Uma live pode também ser usada como adjetivo, significando “que está ao vivo”.
11. Meme
Um meme é uma imagem, um vídeo, um texto ou outro conteúdo que se torna viral na internet ou em outros meios de comunicação e que é reproduzido ou modificado por várias pessoas. A palavra vem do inglês meme, que significa “meme”. Um meme pode ter origem em uma situação real, em uma obra de ficção, em uma piada ou em outra coisa.
12. Podcast
Um podcast é um tipo de programa de áudio que é disponibilizado na internet ou em outras plataformas digitais e que pode ser escutado a qualquer momento. A palavra vem da junção de pod (de iPod) e cast (de broadcast). Um podcast pode ter vários formatos, como entrevista, debate, reportagem ou narração. Um podcast pode abordar vários temas, como música, cinema, política ou educação.
13. Selfie
Uma selfie é uma fotografia tirada por uma pessoa a si mesma ou a si e a outras pessoas, geralmente com um smartphone ou outro dispositivo portátil. A palavra vem da abreviação de self-portrait, que significa “autorretrato”. Uma selfie pode ser tirada em diferentes situações, como viagens, festas, eventos ou momentos do dia a dia.
14. Spam
Um spam é uma mensagem eletrónica indesejada ou não solicitada que é enviada para vários destinatários ao mesmo tempo com fins publicitários, fraudulentos ou maliciosos. A palavra vem do inglês spam, que significa “spam”. Um spam pode conter anúncios falsos, vírus informáticos, pedidos de dados pessoais ou outras coisas.
15. Streaming
Um streaming é uma forma de transmissão ou reprodução de conteúdo de áudio ou vídeo na internet ou em outras plataformas digitais sem a necessidade de descarregar ou armazenar o ficheiro. A palavra vem do inglês streaming, que significa “fluxo” ou “corrente”. Um streaming pode ser feito ao vivo ou sob demanda, dependendo da disponibilidade do conteúdo.
16. Troll
Um troll é uma pessoa que provoca, ofende, insulta ou perturba outras pessoas na internet ou em outros meios de comunicação com o objetivo de causar reações negativas, conflitos ou polémicas. Um troll pode agir por diversão, por maldade ou por ideologia.
17. Vegan
Um vegan é uma pessoa que segue o veganismo, que é um estilo de vida que exclui o consumo e o uso de qualquer produto de origem animal, seja na alimentação, no vestuário, na cosmética ou em outras áreas. A palavra vem do inglês vegan, que significa “vegano”. Um vegan defende os direitos dos animais e o respeito pela natureza.
18. Zoom
Um zoom é uma plataforma digital que permite fazer videochamadas, reuniões, conferências ou aulas online com várias pessoas ao mesmo tempo. A palavra vem do nome da empresa Zoom Video Communications, que criou e desenvolveu a plataforma. Um zoom pode ser usado para fins profissionais, educacionais ou sociais.
Todas essas palavras não são portuguesas, só mostra,mesmo a pobreza,das pessoas, que as introduziram e estão a destruir a língua de Camões.