As palavras podem ser poderosas? Podem, claro. Cada palavra encerra em si um significado e, algumas dessas palavras, traduzem significados como emoções, gestos, atitudes, sentimentos. Uma palavra dita com o coração será sempre mais poderosa do que dita de ânimo leve.
Uma palavra usada numa verdade será também mais poderosa do que usada numa mentira. Isso significa que há palavras que devem ser usadas com moderação.
Afinal de contas, se elas forem ditas demasiadas vezes e em situações pouco importantes, acabam por perder o verdadeiro significado que possuem.
Esta é uma lista de palavras que não devem ser gastas, palavras que devem ser ditas apenas se realmente as sente.
1. Adeus
Expressão usada para despedida (ex.: adeus e até à próxima). Expressão usada para exprimir um sentimento em relação a algo ou alguém que desapareceu, que faz parte do passado ou que não vai acontecer.
2. Adorável
Algo que merece ser adorado, que encanta; encantador; muito estimável.
3. Alumbramento
Experiências que passamos e que parecem não ser “deste mundo”. Momentos singulares, impregnados de algo maravilhoso que, de repente, nos toca e encanta. Uma espécie de encantamento faz-nos sentir “estrangeiros” e, ao mesmo tempo, plenamente nós mesmos, totalmente protegidos em algo familiar. Nestes instantes, desembaraçados dos poderes quotidianos, experimentamos uma impressão de extraordinária liberdade.
4. Amizade
Afeição por uma pessoa; estima, simpatia, camaradagem, companheirismo, cumplicidade, entendimento, compreensão, dedicação, bondade.
5. Amor
Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa.
6. Caminhos
Vias de comunicação que levam a um destino. Também utilizado para falar das várias possibilidades no nosso destino e que a vida nos coloca à frente.
7. Chuva
Água que resulta da condensação das nuvens. Andar à chuva é um sentimento único e revigorante e óptimo para quem está apaixonado, seja por alguém ou pela própria vida.
8. Coragem
Acto que exige uma enorme força interior na hora de tomar decisões ou de expressar sentimentos por alguém.
9. Cuidar
Quem ama cuida. Cuidar é uma das formas mais nobres de amar. Pode cuidar-se da pessoa amada, seja ela a esposa, um filho ou a mãe.
10. Cumplicidade
Sintonia entre 2 pessoas que se entendem e se amam. Acto que quase implica adivinhar o pensamento do outro e que possibilita viver em sintonia com alguém de quem se gosta.
11. Efémero
Algo que dura pouco tempo. Pode ser agradável ou desagradável, mas normalmente deixa uma sensação de bem estar. Um amor efémero pode deixar uma recordação para toda a vida.
12. Equilíbrio
O equilíbrio é essencial para uma vida calma e plena. Ter equilíbrio pode significar saber dar a devida importância à razão e à emoção.
13. Encanto
Acção de encantar, de enfeitiçar por meio de supostas operações mágicas. Coisa maravilhosa, de sedução irresistível: a festa foi um encanto.
14. Enternecer
Tornar-se terno ou amoroso. Acto que implica seduzir alguém e cativar alguém através do carinho. Somos responsáveis pelas pessoas que cativamos.
15. Epifania
É uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”.
16. Esperança
É uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.
17. Felicidade
Sensação plena de alegria que pode ser efémera ou duradoura, mas que mesmo assim causa bem estar e pode deixar uma memória agradável para toda a vida. Ou pode deixar um sentimento de saudade e melancolia pelo tempo em que éramos felizes e não sabíamos.
18. Gentileza
Acto de ser amável com alguém, seja alguém próximo ou alguém que desconhecemos. Ser gentil com um conhecido é amar alguém, ser gentil com um desconhecido é amar a humanidade.
19. Honestidade
Acto de ser verdadeiro, com os outros e consigo mesmo. Ser honesto significa ser humano, significa saber ocupar o seu lugar na comunidade em que está inserido.
20. Honra
Acto que implica seguir valores e princípios de vida apesar das dificuldades. Manter a palavra dada e esperar que os outros também o façam.
21. Imprescindível
Algo ou alguém que é essencial para uma pessoa ou para uma comunidade. Um sentimento também pode ser imprescindível, especialmente se for um sentimento nobre.
22. Inexorável
Alguém que não cede, implacável, inflexível, rigoroso. Não ceder a tentações é ser inexorável. Não ceder a facilitismos, não ceder a chantagens.
23. Infinito
Algo que não acaba ou não tem fim. Um amor pode ser infinito, especialmente se for um amor de uma mãe pelos seus filhos. O espaço é também infinito, tanto que é difícil sequer imaginar a sua dimensão.
24. Liberdade
É a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição no comportamento dos humanos.
25. Mãe
Aquela que ama incondicionalmente, que dá a vida ao seu filho e que é capaz de morrer por ele. A mãe é alguém que nos transforma de simples carne em gente, a mãe é quem nos humaniza.
26. Marés
Variação poética do nível das águas do mar que sobrem e descem por causa da lua. É como se os dois, o mar e a lua, dançassem e balançassem na esperança de um dia se poderem encontrar algures.
27. Melancolia
É um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o caracteriza. A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida.
28. Memória
Acto de recordar. Pode recordar-se algo bom ou algo mau mas, para bem da sua saúde mental e emocional, convém recordar apenas as coisas boas da vida e o tempo que passou com as pessoas que ama.
29. Metáfora
Figura de retórica em que a significação habitual de uma palavra é substituída por outra, só aplicável por comparação subentendida.
30. Nação
Lugar no planeta que consideramos ser a nossa casa, onde estão as pessoas que amamos e que estão juntas porque acreditam em coisas em comum e possuem uma história que os identifica.
31. Nascimento
Acto de passagem de algo que não existe para a vida terrena. Ou caso acredite em algo superior, acto de dar um corpo a uma alma.
32. Palavras
Algo que usamos para exprimir o que sentimos, embora possam também ser usadas para expressar ódio. As palavras podem ser efémeras mas deixar uma memória permanente, boa ou má.
33. Pátria
Algo a que pertencemos, conjuntamente com outras pessoas com as quais partilhamos uma história, cultura e sentimentos em comum. Algo pelo qual estamos dispostos a morrer.
34. Paz
Sentimento de segurança, seja no mundo ou seja dentro de nós próprios. A paz interior é algo que apenas se alcança quando estamos bem connosco próprios e com as pessoas que amamos.
35. Perfeitamente
E é amar-te, assim, perdidamente… É seres alma, e sangue, e vida em mim e dizê-lo cantando a toda a gente!
36. Primavera
Estação do ano em que nascem as flores e em que a Natureza nos volta a sorrir depois do frio do Inverno. Na Primavera tudo renasce e nós podemos renascer também.
37. Reciprocidade
Algo de dar a alguém aquilo que essa pessoa também nos dá. O amor e a amizade só funcionam se forem recíprocos. Já o ódio pode ser algo sentido apenas por uma única pessoa.
38. Recomeçar
Acto de voltar e tentar fazer algo que anteriormente se tinha falhado. Implica não desistir, implica ter fé em si próprio, nas pessoas ou em Deus.
39. Renascer
Voltar a nascer. Pode voltar a nascer depois de um trauma, depois de um acidente ou depois de ter uma epifania, a súbita constatação de uma verdade universal.
40. Resiliência
Capacidade de resistir contra as adversidades e as dificuldades e lutar por aquilo que se ama ou por aquilo em que se acredita. Acto de acreditar nos seus ideias, em si próprio e na capacidade de poder ser melhor.
41. Respeito
Sentimento essencial para se ter uma vida harmoniosa em sociedade. Respeitar os mais velhos e os outros é respeitar-se a si próprio.
42. Risos
Acto de sorrir de forma intensa e descontrolada. Haverá algo melhor do que assistir aos risos de uma criança a brincar na lama ou da pessoa que amamos a rir das nossas piadas?
43. Saudade
Diz a lenda que o termo foi cunhado na época dos Descobrimentos portugueses e do Brasil colónia, quando esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções.
44. Sentir
Coisa que acontece quando o coração começa a bater mais rápido e quando o nosso cérebro abandona parcialmente a razão e começa a divagar por pensamentos que nos proporcionam emoções.
45. Silêncio
Contrário de barulho. Situação em que duas pessoas que se amam podem estar sem se sentirem constrangidas ou pouco confortáveis. O silêncio de um olhar e o esboço de um sorriso podem ser enormes provas de amor.
46. Singularidades
Coisas únicas, que acontecem apenas de vez em quando e que nos fazem perceber o quão é especial a nossa vida e as pessoas que nos rodeiam.
47. Sublime
Excepcional. Um sentimento elevado ao limite, uma sensação plena de felicidade ou de constatação. O primeiro beijo entre 2 pessoas destinadas a viverem juntas para sempre é um momento sublime.
48. Ternura
Quem eu era? Quem sou e quem pareço? Se alguém hoje me espera, com certeza que mereço. Mereço ainda, amor, a tua presença, para enfrentar a vida com a ternura dos 40.
49. Tertúlia
Acto de conviver com os amigos enquanto se fala de assuntos banais ou mais eruditos. Falar de poesia pode ser uma boa tertúlia mas falar de futebol enquanto se bebe uma cerveja e se comem uns amendoins também pode ser.
50. Vida
Estar vivo é o contrário de estar morto, disse um dia uma grande filósofa. Mas a vida é muito mais do que isso. Viver é dar à nossa alma histórias para contar quando chegar a hora de passar para outro corpo.