A Língua Portuguesa é um dos mais belos idiomas do mundo mas possui imensos mistérios, segredos e pequenas ratoeiras. Para falar um bom português é necessário estudar, praticar e, sobretudo, relembrar. Um dos exemplos que causa mais confusão aos falantes de português são as chamadas palavras parónimas.
As palavras parónimas são escritas de forma parecida e pronunciadas também de forma parecida. No entanto, possuem significados completamente diferentes.
Mas é por serem tão parecidas em termos de grafia e de fonética que podem causar tanta confusão. Um desses exemplos é o caso das palavras “descriminar” e “discriminar”.
Os verbos discriminar e descriminar existem na língua portuguesa e estão correctos. Como apresentam significados diferentes, devem ser usados em situações diferentes:
- se vamos estabelecer diferenças, vamos discriminar;
- se vamos segregar e marginalizar, vamos discriminar;
- se vamos especificar ou descrever algo, vamos discriminar;
- se vamos inocentar de um crime, vamos descriminar.
Discriminar: sinónimo de diferenciar
O verbo discriminar refere-se ao acto de estabelecer diferenças, de distinguir e diferenciar. Refere-se também ao acto de separar, segregar e marginalizar, tendo por base essas mesmas diferenças. Pode significar ainda o acto de especificar, listando, relacionando, descrevendo ou precisando. É muito utilizado para referir discriminações raciais, religiosas, sociais,…
Exemplos com discriminar:
- Até quando o país irá discriminar a homossexualidade?
- É preciso discriminar o que é certo e o que é provável.
- Vou discriminar as suas compras na factura.
Discriminar tem a sua origem na palavra em latim discriminare, devendo assim ser escrito com i na primeira sílaba. Também com i na primeira sílaba deverão ser escritas as palavras cognatas de discriminar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Palavras da família: discriminação, discriminado, discriminador, discriminatório, discriminável, discriminante,…
Verbo discriminar – Pretérito perfeito do indicativo:
- (Eu) discriminei
- (Tu) discriminaste
- (Ele) discriminou
- (Nós) discriminamos
- (Vós) discriminastes
- (Eles) discriminaram
Descriminar: sinónimo de descriminalizar
O verbo descriminar refere-se ao acto de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando a sua culpa ou crime, ou seja, refere-se ao acto de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar. Existem algumas diferenças entre Portugal e o Brasil em relação ao uso da palavra descriminar e de outra variante: descriminalizar. Elas têm uma ligeira diferença de significado, o que leva a um diferente emprego.
São formas derivadas de criminar e criminalizar. Criminar (e incriminar) significam «pronunciar como criminoso», «imputar crime a», «acusar». «Criminar provém do latim ‘criminare’ (“acusar”). Criminalizar é um termo de ocorrência posterior, que significa «declarar que determinado acto se considera crime».
Assim, descriminar vai, pois, significar «tirar a culpa a alguém», «desculpar», «ilibar do crime», «inocentar», enquanto descriminalizar significa «excluir a criminalidade de um acto ou de um facto», «considerar que não é crime um determinado acto ou facto».
Exemplos com descriminar:
- Em muitos países discute-se sobre descriminar o uso de algumas drogas.
- O juiz descriminou o jovem acusado de roubo.
Descriminar é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado o prefixo des- ao verbo criminar, alterando o seu sentido: des- + criminar. O prefixo des- é de origem latina e significa uma separação, uma acção em sentido contrário, ou seja, absolver o crime.
Assim, o verbo descriminar deve ser escrito com e na primeira sílaba. Também com e na primeira sílaba deverão ser escritas as palavras cognatas de descriminar, como descriminação, descriminalizar e descriminalização, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Verbo descriminar – Pretérito perfeito do indicativo:
- (Eu) descriminei
- (Tu) descriminaste
- (Ele) descriminou
- (Nós) descriminamos
- (Vós) descriminastes
- (Eles) descriminaram
Discriminação ou descriminação
Aos substantivos discriminação e descriminação deve ser feita a mesma diferenciação que aos verbos discriminar e descriminar. Discriminação refere-se ao acto de discriminar. É, assim, sinónimo de diferenciação, distinção, segregação, marginalização, preconceito, implicância, especificação e descrição.
- discriminação racial;
- discriminação social;
- discriminação religiosa;
- discriminação de género;
- discriminação no trabalho.
Descriminação refere-se ao acto de descriminar. É, assim, sinónimo de descriminalização, liberação, inocentação e isenção.
- descriminação das drogas;
- descriminação da marijuana;
- descriminação do aborto.
Discriminar e descriminar: parónimos
As palavras discriminar e descriminar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parónimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parónimas:
- discriminar e descriminar;
- iminente e eminente;
- rectificar e ratificar;
- cumprimento e comprimento;
- precedente e procedente;
- descrição e discrição;
Aguardo bons artigos, como sempre
Depende do sentindo:
discriminar-deixar de ser considerado crime
descriminar- ter uma opinião preconceituosa sobre alguém, desconsiderar uma pessoa