A língua portuguesa é uma das mais faladas e difundidas no mundo, sendo a língua oficial de nove países e a quinta mais usada na internet. É também uma língua rica e complexa, que resulta da evolução do latim e da influência de outras línguas, como o árabe, o inglês e o francês, por exemplo. Além disso, nos séculos XV, XVI e XVII, a língua portuguesa também forneceu palavras para outros idiomas, tal como acontece hoje com a língua inglesa.
No entanto, essa riqueza e complexidade também podem gerar algumas confusões e dúvidas para quem aprende ou ensina o português. Uma delas é o uso do plural nas palavras que terminam em -ão. Como saber qual a forma correta de escrever o plural de aldeão? Será aldeões, aldeães ou aldeãos?
Neste artigo, vamos explicar as regras que determinam o plural dos nomes terminados em -ão e dar alguns exemplos de uso. Vamos também mostrar que, no caso de aldeão, as três formas de plural são aceitáveis e têm o mesmo significado. Acompanhe-nos nesta viagem pela língua portuguesa e tire as suas dúvidas.
De acordo com a gramática, os nomes terminados em -ão podem formar o plural de três modos diferentes:
- Alterando -ão para -ões (ex.: leão – leões; razão – razões; nação – nações)
- Mudando -ão para -ães (ex.: pão – pães; cão – cães; capitão – capitães)
- Acrescentando um s (ex.: irmão – irmãos; órgão – órgãos; cristão – cristãos)
A razão desta variação está na origem latina das palavras. Assim:
- As palavras que derivam de palavras latinas terminadas em -one formam o plural em -ões (ex.: leão vem do latim leone; visão vem do latim visione)
- As palavras que derivam de palavras latinas terminadas em -anu formam o plural em -ãos (ex.: irmão vem do latim germanu; grão vem do latim granu)
- As palavras que derivam de palavras latinas terminadas em -ane formam o plural em -ães (ex.: pão vem do latim pane; cão vem do latim cane)
No entanto, nem sempre é fácil identificar a origem latina das palavras. Por isso, existem algumas tendências e casos especiais que devemos conhecer.
As tendências e os casos especiais
Uma das tendências é que a maioria das palavras terminadas em -ão forma o plural em -ões. Neste grupo incluem-se todos os aumentativos (ex.: casarão – casarões; solteirão – solteirões) e todos os termos que entraram na língua portuguesa a partir do século XIX (ex.: avião – aviões; camião – camiões).
Outra tendência é que as palavras que designam títulos ou cargos formam o plural em -ães (ex.: capitão – capitães; tabelião – tabeliães; guardião – guardiães).
Um caso especial é o das palavras que podem ter dois ou três plurais diferentes, sem alteração de significado. É o caso de aldeão, que pode formar o plural em aldeões, aldeães ou aldeãos. Todas estas formas estão corretas e indicam o mesmo conceito: quem nasceu ou reside numa aldeia, camponês, rústico.
Outros exemplos de palavras com mais de um plural possível são:
- Charlatão: charlatões ou charlatães
- Escrivão: escrivães ou escrivãos
- Sultão: sultões, sultães ou sultãos
- Verão: verões ou verãos
- Vilão: vilões, vilães ou vilãos
- Anão: anões ou anãos
Exemplos de frases em que se utiliza as diversas versões do plural da palavra “aldeão”:
- Os aldeões reuniram-se na praça para celebrar a festa da colheita.
- Os aldeães protestaram contra a construção da barragem que ameaçava inundar as suas terras.
- Os aldeãos cultivavam milho, feijão e batatas nas suas hortas.
- Os aldeões eram simpáticos e hospitaleiros com os visitantes.
- Os aldeães preservavam as tradições e os costumes dos seus antepassados.
- Os aldeãos sofriam com a falta de infraestruturas e de serviços públicos na região.
- Os aldeões admiravam a beleza e a simplicidade da natureza que os rodeava.
Neste artigo, aprendemos que a palavra aldeão pode ter três formas de plural: aldeões, aldeães ou aldeãos. Todas elas estão corretas e significam o mesmo: quem nasceu ou vive numa aldeia, camponês, rústico.
Também vimos que esta variação se deve às regras de formação do plural dos nomes terminados em -ão, que dependem da origem latina das palavras. Além disso, conhecemos algumas tendências e casos especiais que devemos ter em conta.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor para você. Agora já sabe qual o plural da palavra aldeão e como usá-la em diferentes contextos. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe-nos um comentário.
Aldeões.