A língua portuguesa encontra-se em constante evolução, muito graças à necessidade de adaptação aos novos avanços tecnológicos e tendências. Assim, formam-se muitas palavras por justaposição ou mesmo recorrendo a estrangeirismos, e, portanto, não é de admirar que, nos últimos anos, a nossa língua tenha adquirido novas palavras.
Outro caso comum é o da mudança de significado de diferentes palavras – mas será que as podemos considerar palavras novas? Talvez não, mas o facto de o seu significado se ter alterado radicalmente levou-nos a incluir alguns desses casos nesta lista. Por exemplo, se “carregador” era antes alguém que carregava algo, hoje a palavra é mais usada para designar o aparelho que usamos para carregar os nossos dispositivos tecnológicos.
Se ficou com curiosidade em relação a estas palavras novas, deixamos-lhe uma lista onde pode encontrar termos que ou nasceram nos últimos 20 anos ou viram o seu significado alterado significativamente nesse período de tempo:
1. Adoçante
O adoçante é um substituto do açúcar, que serve para adoçar (está no nome) algo. O substituto de açúcar mais comum é o aspartame. A verdade é que os adoçantes são algo de relativamente recente, e, portanto, a palavra para os designar também o é.
2. Carregador
Designava em tempos alguém que transportava malas e outros volumes, em hotéis, aeroportos ou estações ferroviárias. Hoje, usamos mais a palavra para nos referirmos ao aparelho que se liga à corrente elétrica e nos permite recarregar as baterias dos mais diversos dispositivos.
3. Clonagem
Refere-se ao processo de obter diversas células vivas e com o mesmo património genético (ou seja, um clone) a partir de uma única célula, bactéria ou organismo. O caso que mais nos vem à cabeça quando referimos o termo é o da famosa ovelha Dolly.
4. Drone
É um pequeno avião não tripulado, sendo telecomandado ou programado, e se desloca geralmente no ar. Nos últimos anos, com a vulgarização destes dispositivos, a palavra tem ganho ainda mais relevância na nossa língua.
5. Exoplaneta
Quando falamos em exoplanetas, referimo-nos a um planeta que não pertence ao sistema solar, orbitando uma estrela que não o Sol. Há 25 anos atrás, ainda nenhum tinha sido descoberto. Desde 1995, os cientistas não pararam de detetar diversos exoplanetas.
6. Hostel
Este é um estabelecimento que tem serviços de alojamento, seja em quartos privados ou coletivos, a um preço inferior ao de um hotel. O termo vem do inglês hostel, que também significa albergue. Esta é uma das diversas palavras que foram adotadas na senda do aumento do turismo no nosso país (outros bons exemplos seriam tuk-tuk e brunch).
7. Internet
É uma rede informática internacional que permite a troca de mensagens e a difusão de informação. Também a chamamos de Web, net ou rede. A Internet começou a alcançar a população em geral a partir de 1990, e trouxe com ela muitas palavras novas, como online, link, blogue, site ou até mesmo Google e Youtube, entre muitos outros termos novos.
8. Reciclagem
Hoje, todos sabemos que reciclagem se refere ao tratamento de resíduos ou matérias de forma a proceder à sua reutilização. O termo também se encontra ligado à atualização pedagógica, cultural ou científica, assim como a reconversão. Reciclagem chegou-nos não do inglês, mas sim do francês “recyclage”.
9. Telemóvel
Todos sabemos o que é um telemóvel, apesar de o aparelho (e a palavra) não existirem assim há tanto tempo. Tal como muitas outras inovações tecnológicas, o telemóvel trouxe para a nossa língua outras novas palavras, como sms.
10. Transgénicos
Os transgénicos dizem respeito a algo a que foi acrescentado ou retirado um ou mais genes, ou seja, algo que teve o seu código genético alterado. O termo não é muito recente, até porque esta prática (pelo menos em laboratórios) também não o é.
11. Viagra
Portugal viu a comercialização deste medicamento aprovada a 14 de setembro de 1998, após anos de estudo. Inicialmente concebido para outros problemas, descobriu-se ao longo do estudo que o comprimido tinha um efeito vasodilatador no pénis, sendo hoje uma ajuda preciosa para quem sofre de problemas como a disfunção erétil.
12. Videoconferência
Trata-se de uma teleconferência que permite a transmissão não só de palavras, mas também de imagens dos participantes. Encontra-se muito relacionada a tecnologias como a internet e os telemóveis e é um termo cada vez mais usado, especialmente graças à facilidade de as realizar hoje em dia, através de coisas como o Skype ou o Zoom.