VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

12 dos locais mais bonitos de Trás-os-Montes

No extremos norte de Portugal, a região de Trás-os-Montes cativa pela sua beleza agreste e povo afável. Descubra alguns dos seus locais mais bonitos.

VxMag by VxMag
Nov 17, 2021
in Viagens
1
locais mais bonitos de trás-os-montes

Trás-os-Montes

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025
Castelo de Vide

Castelo de Vide: o Alentejo em todo o seu esplendor

Abr 10, 2025

No extremo norte de Portugal, Trás-os-Montes é uma região que cativa cada vez mais turistas e visitantes. Durante séculos, as montanhas moldaram a paisagem e a alma dos transmontanos. O isolamento natural por elas causado, originou tradições que se mantiveram vivas até aos dias de hoje e que constituem uma expressão genuína dos hábitos de um povo que sabe receber bem.

Sendo uma região particularmente diversa, escolher os locais mais bonitos de Trás-os-Montes não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, estamos a falar de locais como o Rio Douro, parte do Parque Nacional Peneda Gerês, o Parque Natural de Montesinho, cidades históricas como Chaves e Bragança ou aldeias de encantar como Rio de Onor ou Pitões das Júnias.

Há muito para descobrir no nordeste transmontano e cada recanto é uma verdadeira caixinha de surpresas. A região exige vários dias para ser explorada mas quem aqui vem, parte com a certeza que conheceu o reino encantado de que falava Miguel Torga. Descubra alguns dos locais mais bonitos de Trás-os-Montes.

1. Chaves

Chaves
Chaves

Esta cidade do distrito de Vila Real, em Trás-os-Montes, conta com cerca de 18 500 habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso considerada a segunda maior cidade deste distrito. Chaves encontra-se num vale fértil junto ao Rio Tâmega, bem próximo da fronteira com Espanha. A cidade foi lar por variados povos, sendo que a presença humana na região remonta ao Paleolítico.

No património, destacamos a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel, e as diversas estações arqueológicas que pode encontrar ao redor da cidade. Como a cidade é conhecida também pelas suas termas, procure fazer-lhes uma visita e provar estas águas de aroma e sabor únicos.

2. Vilarinho de Negrões

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões

Na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, pode encontrar a pitoresca aldeia de Vilarinho de Negrões, com o seu casario ainda relativamente bem preservado, que se encontra sobre uma estreita e bela península, um pedacinho de Terra que foi poupada à subida das águas da barragem.

Vilarinho de Negrões é assim uma localidade que se vê diariamente ao espelho e que se distingue à distância pela sua simetria perfeita, numa espécie de Jardim do Éden Transmontano. Bem perto daqui, pode encontrar a freguesia de Negrões, que possui um forno comunitário todo em granito, testemunho de um passado que teima em permanecer vivo por estas terras.

3. Bragança

Bragança
Bragança

O centro histórico de Bragança encontra-se num local compacto, que facilmente se percorre a pé. As pedras gastas são testemunhas de uma história atribulada, que remonta à Idade do Bronze, numa povoação que passou pelas mãos de romanos, suevos e visigodos, com combates que ajudaram a estabelecer as linhas de fronteira e a importância estratégica da região.

A torre de Menagem quatrocentista é o grande destaque de um dos mais harmoniosos e bem preservados castelos de Trás-os-Montes, num conjunto monumental digno de nota pela sua originalidade. Procure visitar também a enigmática Domus Municipalis, um edifício que se acredita ter acumulado as funções de cisterna e do local de reunião dos “homens bons” do concelho.

Ao lado, pode encontrar a Igreja de Santa Maria, com frontaria barroca, tipo retabular, que traduz no granito a talha dourada dos altares. Numa união singular entre épocas distintas, procure visitar o Pelourinho Medieval, que está incrustado num berrão, ou seja, numa estátua zoomórfica com origem em povos castrejos da proto-história.

4. Montesinho

aldeias de trás-os-montes
Montesinho

A pequena aldeia de Montesinho está inserida no parque natural com o mesmo nome. É uma típica aldeia transmontana e uma das mais bonitas de Trás-os-Montes. As suas casas típicas foram sendo recuperadas para turismo e hoje em dia é possível fazer desta aldeia o centro para explorar a região.

Explore a aldeia caminhando pelas suas ruas calcetadas (e muito bem cuidadas). Descubra a sua pequena igreja e o museu instalado numa típica casa transmontana. Não deixe também de provar a fabulosa gastronomia local.

E aventure-se também por toda a região, fazendo o percurso pedestre de Montesinho. São 10 quilómetros que têm início nesta aldeia e que passa por outras duas da região: França e Portelo. Deslumbre-se com o verde das pastagens e com os bosques e não se admire se de repente se cruzar com um veado ou um lobo ibérico!

5. Provesende

Provesende
Provesende

Em plena região demarcada do Douro, Provesende é uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa. Com vistas para o rio Pinhão, são as vinhas que dominam a paisagem. Toda a vida da aldeia gira em torno da nobre arte de produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.

Para além de um passeio pelos vinhedos da região, em Provesende pode descobrir diversas casas senhoriais e brasonadas, o antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca. A melhor forma de descobrir a aldeia é mesmo caminhando pelas suas ruas e apreciando cada pequeno detalhe.

Aproveite para provar a gastronomia local e, como não poderia deixar de ser, o famoso vinho do Porto. Faça uma visita às quintas das redondezas e aprenda mais sobre como se produz este néctar. Um cruzeiro pelo Douro é também uma das melhores formas de descobrir esta belíssima região transmontana.

6. Pitões das Júnias

Pitões das Júnias
Pitões das Júnias

Localizada na parte transmontana do Parque Nacional da Peneda Gerês, Pitões das Júnias é uma das aldeias típicas e tradicionais desta região. É também uma das mais famosas e visitadas. E não é por acaso!

É famosa pelo seu fumeiro e pela sua gastronomia e por isso vale bem a pena almoçar em qualquer um dos restaurantes que aqui existem. Depois do almoço, caminhe pelas ruas estreitas da aldeia e descubra os seus recantos e pequenos detalhes.

Se estiver com forças para mais, pode visitar as ruínas do Mosteiro de Pitões das Júnias. O local é mágico e é fácil perder algumas horas a imaginar como seria a vida dos monges que aqui viveram durante séculos. Aventure-se também pelos passadiços até chegar ao miradouro com vistas para a cascata de Pitões das Júnias. A vista vale bem a pena o esforço!

7. Rio Poio

Rio Poio
Rio Poio

A aldeia de Alvadia é atravessada pelas águas do rio Poio, que foram usadas muitos anos para o funcionamento de moinhos e azenhas, alguns ainda visíveis em locais pouco acessíveis deste curso de água. É neste local que se situa a cascata Cai d’Alto, na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, Vila Real.

Esta cascata tem cerca de 60 metros de altura e nasce junto da povoação de Lamas. O curso de água conflui numa lagoa, sendo que o local é muito usado na prática de desportos como a canoagem e canyoning. Não há outro local assim no coração de Trás-os-Montes.

8. Castelo de Algoso

castelo de Algoso
Castelo de Algoso

Se quer conhecer um dos mais especiais castelos de Trás-os-Montes, então o Castelo de Algoso é a escolha certa. Localiza-se no topo de um rochedo e quase se confunde com ele. Apesar de modesto e isolado, foi um dos mais importantes castelos do leste transmontano na defesa do Reino contra as tropas de Leão.

Terá sido construído no século XII e foi doado posteriormente à Ordem dos Hospitalários, que fizeram obras de remodelação. As vistas a partir do Castelo de Algoso são deslumbrantes e merecem, por si só, o passeio.

9. Poços Verdes do Sobroso (7 Lagoas)

7 lagoas
7 lagoas

Nos últimos anos, a Cascata das 7 lagoas transformou-se num verdadeiro fenómeno nacional. E não é para menos… A água é pura, límpida e cristalina e a paisagem envolvente proporciona um toque mágico a todo o cenário. Na realidade, não é apenas uma cascata mas sim uma sucessão de lagoas, umas mais fundas do que outras, intercaladas por pequenas quedas de água.

É possível nadar em algumas das lagoas, dependendo da profundidade. E também pode pular de uma altura de 10 metros ou até divertir-se num escorrega natural nas rochas. De que está à espera? Ficam no concelho de Montalegre, na parte transmontana do Parque Nacional Peneda Gerês.

10. São Xisto

São Xisto
São Xisto

Como o próprio nome indica, aqui domina o xisto, em contraste com a margem oposto do rio Douro que daqui é possível avistar. Localizada em São João da Pesqueira, em pleno Douro vinhateiro, a aldeia de São Xisto é dominada por uma paisagem de cortar a respiração.

Aprecie os socalcos das vinhas, os típicos muros de pedra e as suas casas tradicionais. Mas não fique por aqui! Uma capela, uma fonte centenária e o Mirante Anjo Arrependido são outras das atrações de São Xisto. Perca também algum tempo a visitar os tradicionais lagares de vinho e de azeite.

Mesmo ao lado, o cais fluvial do Douro e a estação de Ferradosa lembram-nos que daqui é possível partir à descoberta de toda a região. Afinal de contas, estamos em pleno Património Mundial da UNESCO e por isso não faltam locais para visitar nas redondezas.

11. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor

Metade portuguesa, metade espanhola. Terra de ninguém e terra de todos. Assim é a mítica aldeia de Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança. É uma das poucas aldeias portuguesas onde ainda hoje se praticam hábitos comunitários, outrora frequentes em muitas povoações do norte de Portugal.

A população explora as terras em conjunto, os rebanhos são cuidados por todos e as decisões que afetam a vida da comunidade são tomadas por acordo de todos os habitantes. Rio de Onor é uma lição de história. Os habitantes possuem até um dialeto próprio, fruto do seu isolamento e do contacto próximo com os vizinhos espanhóis.

A sua ligação com Espanha é muito forte e nem a fronteira acabou com o diálogo com os habitantes das aldeias do país vizinho. Experimente a rica gastronomia da região, faça um passeio pelo Parque de Montesinho e dê um salto até Bragança. Se quiser explorar um pouco mais, viaje até Puebla de Sanabria, na vizinha Espanha.

12. Ponte da Misarela

Ponte da Misarela
Ponte da Misarela

Esta bonita ponte está situada sobre o rio Rabagão, em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova. Mais propriamente, está localizada no lugar da Misarela, freguesia de Ferrão, concelho de Montalegre, e na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, uma vez que o rio Rabagão serve de fronteira natural entre estes dois concelhos.

A estrutura data da época medieval, ou pelo menos tem tradição arquitetónica medieval, estando enquadrada de forma espetacular na paisagem de densa vegetação. A ponte está associada a uma lenda já famosa, onde o protagonista é o Diabo, e é por essa razão que muitas vezes é apelidada de Ponte do Diabo.

VxMag

VxMag

Comments 1

  1. Armindo M.Lopes says:
    4 anos ago

    Excelente !.Todas as publicações para conhecimento e beleza do nosso Portugal Pequenino.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Toucinho do Céu de Murça
Gastronomia

Toucinho do Céu de Murça: receita antiga e tradicional

by VxMag
Mai 9, 2025
0

Poucos doces são tão ricos em tradição e sabor como o Toucinho do Céu de Murça. À base de gemas,...

Read moreDetails
Bolo de iogurte com maçã e canela

Bolo de iogurte com maçã e canela: fofinho e perfeito para o lanche

Mai 8, 2025
Bolo rápido de maçã

Bolo rápido de maçã: fácil de fazer e delicioso

Mai 7, 2025
Queijinhos do céu

Queijinhos do céu: um doce tradicional ao qual ninguém resiste

Mai 6, 2025
Bolo de iogurte húmido e fofinho

Bolo de iogurte húmido e fofinho: impossível comer apenas uma fatia

Mai 5, 2025
Torta de amêndoa algarvia

Torta de amêndoa algarvia: receita fácil e tradicional

Mai 4, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine