O clima ameno de Portugal torna pouco habitual que as temperaturas atinjam os muitos graus negativos que é necessário para que ocorra a formação de neve, como é comum nos países do norte da Europa. Ainda assim, existem alguns locais em Portugal que, por vezes, se cobrem de branco no inverno. E são sempre muito procurados por miúdos e graúdos que se querem divertir um pouco em família.
O local mais óbvio e mais famosos onde neva em Portugal é na Serra da Estrela, o ponto mais alto do continente e o único sítio onde existe uma pista de ski. Mas outros locais, maioritariamente no norte e no interior, como Bragança, Vila Real e Viseu, têm neve de vez em quando, especialmente nas suas zonas montanhosas.
Muito raramente, pode nevar em Lisboa ou no Porto. No entanto, não é o suficiente para durar mais do que 1 ou 2 horas antes que derreta no chão. Descubra alguns dos locais onde pode ver neve em Portugal.
1. Serra da Estrela
É o ponto mais alto de Portugal continental, com 1993 metros de altura, e é o destino ideal para a neve, porque sabe que aqui a vai encontrar de certeza. Este é o único sítio no nosso país onde se pode esquiar, fazer snowboard, andar de trenó e de motoski.
Por aqui encontra várias pistas com infraestruturas de apoio, e pistas de neve sintética para que possa esquiar mesmo quando as condições naturais não ajudam. Mas não é só no ponto mais alto da Serra que encontra neve, mas também em sítios como Loriga, Manteigas, Penhas Douradas, Covilhã, Guarda, Gouveia e Vale do Rossim.
2. Bragança
Diz o ditado que Trás-os-Montes tem nove meses de inverno e três de inferno, graças às temperaturas altas no verão e aos invernos longos e rigorosos. Localizada no extremo nordeste de Portugal, Bragança tem frequentemente nevões que cobrem a sua paisagem de branco. Esta histórica e antiga cidade manteve as suas tradições e costumes por longos séculos, maioritariamente pela dificuldade de acesso e por estar localizada num extremo do país.
Bragança era já uma povoação importante no período de ocupação romana, embora se tenham encontrado vestígios de ocupação no Paleolítico. Se vier visitar esta linda cidade, procure apreciar a paisagem coberta de neve a partir do topo da Torre de Menagem do castelo.
3. Montalegre
Esta simpática vila do distrito de Vila Real encontra-se na região das Terras Altas de Barroso, que inclui as serras do Larouco, do Gerês e do Barroso. Uma parte do concelho de Montalegre encontra-se já inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O célebre frio que se sente no Planalto de Barroso ficou imortalizado no livro “Terra Fria”, do escritor Ferreira de Castro, o que permitiu cimentar a imagem de Montalegre coberta de neve nas nossas mentes. Destacamos a freguesia de Pitões das Júnias, uma aldeia pitoresca do concelho, que se cobre também com frequência de neve.
4. Marvão
A vila medieval muralhada de Marvão, que se encontra no ponto mais alto da Serra de São Mamede, está situada entre Portalegre e Castelo de Vide. A queda de neve não é uma situação muito comum, mas, de vez em quando, a neve cobre a Serra de São Mamede, a vila de Marvão e as suas muralhas de branco, o que torna a experiência da visita ainda mais original.
5. Piódão
A belíssima Piódão é aldeia histórica do concelho de Arganil encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público. Está localizada na Serra do Açor e encontra-se rodeado de pastos, nascentes e conta com algumas das casas mais pitorescas do país.
No Inverno, esta localidade cobre-se de neve, o que a torna ainda mais bonita. Por isso, se quiser explorar esta aldeia serrana, rural e de acessos difíceis, envolvida pela natureza em estado quase selvagem, o inverno é uma boa altura para o fazer.
6. Montesinho
Esta aldeia típica transmontana está situada na Serra com o mesmo nome, a cerca de mil metros de altitude, no Parque Natural de Montesinho. Para além da neve, aqui pode ver espécies como o lobo-ibérico, o veado ou a corça, embora seja mais fácil ver neve do que qualquer um destes espécimes.
As ruas de Montesinho estão bem cuidadas, e convidam ao passeio. Aqui poderá conhecer o Núcleo Interpretativo e Museu, onde pode aprender mais sobre a Serra e sobre os modos de vida tradicionais na aldeia.
7. Soajo
Soajo é uma típica vila portuguesa pertence ao concelho de Arcos de Valdevez e encontra-se numa das vertentes da Serra da Peneda, estando inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As suas ruas são pavimentadas com lajes de granito e as casas são construídas com blocos de pedra, estando perfeitamente encaixadas na natureza.
A povoação viveu até há cerca de um século em regime comunitário, tendo as suas próprias leis e atividades. Um dos seus maiores atrativos é o conjunto de 24 espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito, sendo o mais antigo datado de 1782.
8. Lindoso
Esta bonita aldeia minhota, do concelho de Ponte da Barca, também está localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A aldeia é composta por casas antigas de granito, subsistindo ainda e, algumas instalações agrícolas a típica cobertura de colmo.
As primeiras referências a este local datam do século IX, sendo que Lindoso foi, desde os inícios da formação de Portugal, um importante bastião de defesa de Portugal. Não deixe de visitar o imponente Castelo do Lindoso, que se encontra classificado como Monumento Nacional.
PENEDONO é uma vila onde cai neve várias vezes ao ano. Tem um lindo castelo medieval e outras atrações … PORQUÊ NÃO MENCIONAREM ESSA LINDA VILA A NORDESTE DA BEIRA ALTA????