O Norte de Portugal é uma região rica em destinos de natureza, contando com praias, cascatas, rios e montanhas que modelam a paisagem e lhe dão mais vida. É também a zona de Portugal que tem maior área de zonas protegidas ambientalmente. Portanto, não faltam aqui locais paradisíacos para descobrir.
Apesar de o grande ícone ser o Parque Nacional da Peneda-Gerês, pode encontrar outros locais interessantes, como Montesinho, Douro, Marão e o Alvão, que têm atraído mais visitantes ao longo dos últimos anos. E os motivos para visitar esta região são cada vez mais e com melhor qualidade.
Portanto, se quer partir à aventura e descobrir alguns dos locais mais paradisíacos do Norte de Portugal, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. Escolha o seu preferido e parta à descoberta de um país que julgava não existir.
1. Cascatas do rio Poio
Perto da aldeia de Alvadia, que é atravessada pelo rio Poio, irá encontrar uma belíssima cascata, sendo que o local era conhecido pelos seus moinhos e azenhas, que ainda hoje pode ver em locais de difícil acesso.
Não pode perder a cascata Cai d’Alto, que se encontra na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, que tem cerca de 60 metros de altura e que termina numa lagoa. Percorrer este rio exige uma boa forma física e não é aconselhável a crianças.
2. Poço verde de Fafião
Este poço encontra-se no rio Fafião, bem próximo da aldeia que tem o mesmo nome, e ganhou bastante fama nos últimos anos. Por causa dessa fama, tem sido cada vez mais visitado mas, com um pouco de sorte, e se escolher o dia certo, poderá ter a oportunidade de ter este belíssimo local só para si, sem interrupções.
A melhor forma de o descobrir é perguntar aos habitantes da aldeia pelo caminho para chegar até ele. Tratando-se de um local isolado e sem qualquer estrutura de apoio, deve levar consigo água e mantimentos suficientes para o passeio.
3. Poço Negro do Soajo
Esta bonita lagoa encontra-se perto do Soajo, tendo águas cristalinas e puras, apesar de um pouco frias. Aconselha-se algum cuidado, especialmente se não souber nadar, uma vez que tem uma profundidade de cerca de 5 metros.
Não se esqueça de, no final, deixar tudo limpo e levar o lixo consigo, para preservar a beleza natural deste espaço. Só assim é possível garantir que este local continue a ser um dos mais paradisíacos do Parque Nacional Peneda Gerês.
4. Cascata do Pincho
A serra d’Arga encontra-se a cerca de 20 km de Viana do Castelo e é uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, tanto pelas suas paisagens como pelos seus valores naturais e património.
Não podemos deixar de destacar a cascata do Pincho, não só graças à sua localização privilegiada, como por ser uma das mais exuberantes quedas de água do rio Âncora.
5. Lagoa dos Druidas
Para chegar a esta belíssima lagoa vai ter que seguir por um dos trilhos mais bonitos do Parque Nacional da Peneda-Gerês: o trilho da Mistura das Águas. A dificuldade é fácil, apesar dos seus quase 17 quilómetros de extensão.
A lagoa em si é um recanto pequeno no meio do paraíso, perfeito para se refrescar nos dias mais quentes. Bem perto, encontra as Fechas do Malho, outro local a não perder no Parque Nacional.
6. Miradouro da Fraga do Puio
É em Picote, uma freguesia do concelho de Miranda do Douro, que encontra este deslumbrante miradouro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Trata-se de um dos mais deslumbrantes miradouros do Norte de Portugal.
Aqui não vai observar vinhedos, mas sim escarpas abruptas e agrestes de um rio que aqui corre selvagem e que marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Parte da estrutura do miradouro é em vidro.
7. Miradouro do Ujo
É no concelho de Alijó que se encontra este que é um dos mais bonitos miradouros do Douro. A sua vista envolvente abarca montanhas, vinhedos e também o rio Tua, numa paisagem de cortar a respiração que mistura água, vinhas, montanhas e céu até perder de vista.
O local foi inaugurado em 2019 e tem feito sucesso desde então. São cada vez mais as pessoas que aqui se deslocam em busca das vistas e de uma foto que faça sucesso no Instagram.
8. Cascatas da Lagoa da Mata da Albergaria
São das cascatas menos visitadas do Gerês, apesar de se localizarem bem perto de outra mais conhecida: a cascata da Portela do Homem. Todo o passeio é deslumbrante e ideal para se fazer acompanhado por um grupo de amigos ou familiares.
Para chegar ao local, tem de fazer uma pequena caminhada pela Mata da Albergaria, um bosque repleto de árvores centenárias, que desemboca numa sucessão de pequenas cascatas com lagoas de águas cristalinas.
9. Cascata da Portela do Homem
Esta é uma das cascatas mais visitadas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, tanto por causa do seu acesso fácil como pela sua beleza única e inesquecível. A Cascata da Portela do Homem é um dos principais motivos de interesse do parque.
Nos dias mais quentes, tem a possibilidade de se refrescar nas águas da sua lagoa, que são límpidas e puras, enquanto se deslumbra com a incrível paisagem circundante.
10. Senhora do Salto
Refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e que formam um caminho estreito conhecido como o inferno. Nos últimos anos transformou-se num destino de eleição para quem vive perto do Porto e procura um dia em contato com a natureza.
O parque da Senhora do Salto é o sítio perfeito para passar um dia em família, que conta com diversos atrativos geológicos e paisagísticos, sendo também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha e caminhadas.