Entre monumentos seculares, florestas mágicas, rochas que parecem uma obra de arte, paisagens únicas, ou manifestações da cultura portuguesa, a UNESCO já distinguiu 23 locais de Portugal como Património Cultural, Natural ou Imaterial da Humanidade. Assim, de Norte a Sul do país, passando pelas ilhas, é possível encontrar estes locais, que devem ser preservados e conhecidos por todos.
A lista que lhe trazemos hoje inclui, sobretudo, centros históricos e regiões que englobam várias localidades ou se espalham por uma grande área. Além destes, existem ainda monumentos portugueses classificados como Património Mundial, que são importantes por si só, independentemente daquilo que os rodeia.
Visitar estes locais ajuda a compreender a história e a cultura de Portugal e tudo aquilo que nós somos enquanto povo. A nossa personalidade está bem vincada em casa uma destas rochas, casas, ruas e paisagens. Descubra 10 locais em Portugal que são Património Mundial da Humanidade.
1. Centro Histórico de Guimarães
Foi aqui, no que era um pequeno aglomerado medieval, protegido por um modesto castelo, que nasceu o nosso primeiro rei, em 1109, estando Guimarães muito ligada à nossa nacionalidade. Assim, não é de espantar que o seu Centro Histórico seja Património Cultural da Humanidade desde 2001. Não deixe de visitar o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, nem de se deixar enredar na atmosfera única da cidade.
2. Centro Histórico do Porto
Algumas das atrações que encontra no Centro Histórico do Porto, que é Património Cultural da Humanidade desde 1996, incluem as casas coloridas que se estendem até ao Douro, a ponte D. Luís I, a Sé, o Palácio da Bolsa, a muralha Fernandina, as caves do vinho do Porto, os barcos rabelos, a Estação de São Bento, ou a Torre dos Clérigos. Assim, este é sem dúvida o ponto de partida para partir à descoberta da Invicta.
3. Alto Douro Vinhateiro
As paisagens únicas são um exemplo do engenho, sagacidade e trabalho do Homem, que moldou esta paisagem ao longo dos tempos, num difícil equilíbrio com a Natureza. A zona é Património Cultural da Humanidade desde 2001, testemunho dessa autenticidade, num local feito de encostas íngremes, vinhas coloridas e quintas e palacetes, onde há séculos se produz dos melhores vinhos do Mundo.
4. Gravuras Rupestres do Vale do Côa
Há cerca de 20 mil anos, algumas milhares de rochas de xisto serviram como tela à criatividade de homens do Paleolítico. Estas gravuras acabaram por ser descobertas durante as obras de construção de uma barragem que acabou por não se construir, e, em 1998, o complexo de arte rupestre do Vale do Côa passou a ser Património da Humanidade. Em 2010, nasceu aqui um Museu, que é absolutamente imperdível.
5. Paisagem Cultural de Sintra
A simbiose perfeita entre a natureza e o Homem dão-nos a impressão de que entramos num cenário de conto de fadas e, assim, não é de admirar que Sintra tenha inaugurado, em 1995, a categoria Paisagem Cultural da UNESCO. Não pode deixar de visitar o Palácio da Pena, o Palácio Nacional, e a Quinta da Regaleira, que se erguem entre jardins exuberantes e florestas encantadas.
6. Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas
Elvas está situada a poucos quilómetros de Badajoz e foi palco de guerras decisivas na nossa fronteira que se seguiram à Restauração da Independência, em 1640, o que explica as suas muralhas abaluartadas, reconhecíveis pela sua forma em estrela, e que constitui a maior e mais bem conservada fortaleza abaluartada do mundo. Assim, não é de admirar que seja Património Mundial desde 2012, tanto pela sua história, como pela imponência dos edifícios e o charme do Centro Histórico no interior das muralhas.
7. Centro Histórico de Évora
Esta cidade-museu tem sabido resistir à passagem do tempo, dentro das suas muralhas setecentistas, conservando o seu charme e património rico. Foi distinguida pela UNESCO em 1986. Passeie pelas suas ruas estreitas, tendo atenção aos pormenores, e deslumbre-se com a Praça do Giraldo, o imponente Templo Romano ou a singular Capela dos Ossos, num conjunto muito bem conservado que cativa os visitantes há séculos.
8. Floresta Laurissilva da Madeira
Aquele que é um dos últimos bosques ancestrais do mundo cobre cerca de 20 por cento da superfície da ilha da Madeira, o que levou a que a Floresta Laurissilva fosse classificada como Património Natural da Humanidade em 1999. Percorra as veredas e levadas, e surpreenda-se com os diversos tons de verde que cobrem as escarpas e vales profundos, maravilhe-se com as belíssimas quedas de água, e procure animais que nunca tinha visto por entre a vegetação e as árvores seculares.
9. Centro Histórico de Angra do Heroísmo
O emaranhado de ruas e ruelas do Centro Histórico de Angra do Heroísmo é um reflexo das influências das gentes e culturas que por ali passaram ao longo dos séculos, a caminho de outras paragens, o que está bem patente na arquitetura dos edifícios, nas praças, monumentos e jardins. É Património Mundial desde 1983. Não pode deixar de visitar a Fortaleza de São Sebastião, a Sé Catedral ou o Palácio dos capitães-Generais.
10. Paisagem da Vinha da ilha do Pico
Nesta ilha do arquipélago dos Açores, a natureza não é meiga, mas mesmo assim, o Homem serviu-se do seu engenho, plantando vinhas no chão de lava, em pequenos retângulos separados por muros em pedra que as protegem do vento e das marés. Esta extraordinária manta de retalhos verde e negra é testemunho de práticas ancestrais que ainda hoje subsistem, e é por isso Património da Humanidade desde 2004.
Valtam vários: https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-mundial-em-portugal
*faltam, queria escrever.